O São Bento enfrenta o Guarani nesta quinta-feira às 21h no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. E o treinador Paulo Roberto Santos tem alguns problemas e baixas definitivas – jogadores que deixaram o clube nesta semana.
Único invicto no Campeonato Brasileiro da Série B, o sexto colocado no Brasileiro da Série B com 16 pontos em 10 partidas, com 3 vitórias e 7 empates, 14 gols marcados e 11 sofridos, o time de Sorocaba vem de uma grande vitória no CIC, sábado passado diante do líder Fortaleza por 2 a 1. O time se reapresentou na segunda-feira e vem trabalhou forte até essa quarta-feira.
Problemas
Para o jogo desta noite c, (transmissão da Sportv), o treinador do Bentão, Paulo Roberto Santos, algumas dúvidas. O volante Doriva está suspenso pelo terceiro amarelo e Fábio Bahia é cotado para seu posto, assim como Maicon é outra opção.
Na lateral esquerda, Paulinho, que cumpriu suspensão, pode voltar, mas o titular e capitão Marcelo Cordeiro pode seguir como titular. Para a posição, Paulo Roberto conta ainda com Bruno Ré, recém contratado, tendo em vista que Moraes outro lateral, passou por artroscopia e ficará mais de um mês fora. Outro recém-contratado, que aguarda uma chance é o atacante Ricardo Bueno. O meia Diogo Oliveira está fora do jogo, com uma virose. Cassinho, Celsinho e Alaor são as opções. Walterson tomou uma pancada nos treinos e está fora.
Reforço
O zagueiro Anderson Salles (foto) fechou contrato com o São Bento na manhã desta quinta-feira (14). O jogador veio para reforçar o elenco do Bentão até abril de 2019. "Minha expectativa é grande. A Série B é uma competição muito difícil de ser disputada. O São bento brigando na parte de cima da tabela me motivou a vir pra cá. Quero juntar forças com o meus companheiros e fazer um bom campeonato", disse Salles.
O último clube de Anderson Salles antes do Bentão foi o Grêmio Novorizontino. Já passou pelo Santa Cruz (2017), Goiás (2016), Vasco (2014/2015), Ituano (2010/2011/2013/2014) e Bragantino. Foi revelado no Santos em 2001 onde permaneceu até 2008
Cinco saídas
Nas últimas semanas cinco jogadores acabaram deixando o São Bento. O zagueiro Aislan, 30 anos, ex-Madureira, Náutico e Macaé, o meia e atacante Marquinhos, 28 anos, ex-Santos, Audax e Oeste; o atacante Lúcio Flávio, 31 anos, ex- Fortaleza, Paraná e Sáo Bernardo. O destino destes dois últimos pode ser o Botafogo.
Além deles o meiocampista Rodolfo, 25 anos, que foi contratado há três meses junto ao Mirassol, deixou o clube e foi para o Al-Hazem, da Arábia Saudita. E nas semana anterior, o atacante Zé Roberto que foi para o Daegu, da Coréia do Sul. Pedro Augusto sentiu lesçao no aquecimento e Bruno Ré fica em seu lugar.
Bugre
O Guarani é o décimo colocado com 14 pontos, 10 jogos, 4 vitórias, 2 empates e 4 derrotas, 14 gols marcados e 12 sofridos. Na rodada passad o Bugre ficou no empate com o Vila Nova em Campinas por 1 a 1. Para essa partida, o técnico Umberto Louzer não vai poder contar com dois dos jogadores mais regulares nesta temporada. O lateral-direito Lenon se transferiu para o Vasco da Gama e não joga mais pelo Bugre, enquanto o volante Ricardinho recebeu o terceiro cartão amarelo no empate com o Vila Nova.
Na lateral direita, Umberto Louzer vai promover a entrada de Kevin, que é o único jogador à disposição para o setor enquanto a diretoria não contrata contrata o substituto de Lenon. No lugar de Ricardinho, o treinador colocou o atacante Caíque. Assim, o meia Rafael Longuine atuaria um pouco mais recuado.
O meia Rondinelly ainda sente dores no púbis e desfalca o Guarani pela segunda partida seguida, enquanto o atacante Anselmo Ramon voltou a sentir dores no tornozelo. O local está bastante inchado e o departamento médico vai realizar exames mais detalhados.
Tabu
Esse será o 74º confronto entre os dois clubes, mas o primeiro válido por uma competição nacional. No geral, o Guarani leva ampla vantagem sobre o São Bento, com 28 vitórias contra 17, além de 28 empates. O Bugre marcou 93 gols e o Bentão balançou as redes adversárias 57 vezes.O Guarani defende um tabu de 35 anos sem perder para o rival no Brinco de Ouro da Princesa. A última vitória do São Bento em Campinas foi no segundo turno do Campeonato Paulista de 1983, por 1 a 0, com gol de João Carlos aos 18 minutos do segundo tempo.
Foram 28 vitórias dos campineiros, 28 empates e 17 triunfos do Bentão. O Bugre assinalou 93 gols contra 57 do Azulão de Sorocaba. Na condição de visitante, o São Bento não vence o time campineiro há 35 anos. A ultima vitória foi por 1 a 0, gol de João Carlos, aos 18 minutos do segundo tempo, jogo realizado em Campinas, no Brinco de Ouro, valido pelo segundo turno do Paulistão de 1983. Naquela oportunidade, o saudoso Érico de Paula Coelho Filho, o Nenê, era o técnico beneditino.
São Bento e Guarani não se enfrentam há 4 anos. No ultimo encontro, eles empataram sem gols, no Estádio Walter Ribeiro, o CIC, em Sorocaba, pela 12ª rodada do Campeonato Paulista da Série A2 de 2014, ano que o Bentão conquistou seu regresso à elite do futebol paulista.
São Bento x Guarani
Campeonato Brasileiro, Série B, 20918, 11ª Rodada
Dia 14 de junho, 21h
Estádio Brinco de Ouro da Princesa, Campinas
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA); assistentes: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA) e Paulo de Tarso Bregalda Gussen (BA)
Guarani-SP - Bruno Brígido; Kelvin, Philipe Maia, Edson Silva e Pará; Baraka, Dener e Rafael Longuine; Erik, Caíque e Bruno Mendes.Técnico: Umberto Louzer.
São Bento - Rodrigo Viana; Everton Silva, Luizão, Douglas Assis e Paulinho; Fabio Bahia, Maicon Souza. Dudu Vieira, Cassinho; Everaldo e Ronaldo . Técnico: Paulo Roberto