Posted by Portal Esportivo Sorocaba
Brasil 2x0 México/8ª de final - Copa da Rússia 2018
Seleção venceu e convenceu
No jogo contra o México, o Brasil venceu e convenceu. Principalmente pelo futebol apresentado no segundo tempo. No primeiro, a seleção teve muitas dificuldades e em alguns momentos até foi dominada pelo México. Mas na segunda etapa, o Brasil voltou com uma outra postura dentro de campo e tornou a situação favorável.
Isso porque, alguns jogadores começaram a se destacar, dentro de suas caracteristicas, como William, que voltou a jogar bem e foi uma surpresa, com um bom futebol. Assim como o próprio Casimiro e o Paulinho.
O Neymar, na minha opiniã, teve uma boa atuação, mas nada nada em excepcional. Acho que ele fez uma atuação dentro de uma normalidade, e não é para tudo isso como estão comentando. Claro que ele foi decisivo. Considero importante a participação dele um todo em vários momentos. Mas o excesso de individualismo , realmente, chegou até prejudicar em algums chances de gol mais claras, onde outros companheiro poderiam decidir, e onde ele não fez o passe.
Enfim, acho que a atuação dele vem numa crescente e notamosuma evolução. Mas nada daquilo que se que se comenta, de que o Brasil é o Neymar mais dez. Considero que hoje, a seleção tem um conjunto, um coletivo prevalecendo em cima do individualismo. Vemos alguns jogadores realmente jogando bem e dando uma certa consistência para a equipe, seja no setor defensivo, você vê que pratica o Alisson não fez nenhuma defesa; ao contrário de goleiro do México que fez várias intervenções dificeis; no meio e no ataque.
Enfim, a vitória foi totalmente merecida por aquilo que o Brasil fez no segundo tempo. As ações do técnico Tite foram muito inteligentes. Ele mexeu de maneira correta na equipe e proporcionou uma outra forma de jogar, principalmente na hora que inverteu a posição do Neymar com o Gabriel Jesus, que passou a acompanhar mass o lateral-direito do México. Mudanças bem interessantes, que provam que ele, tite, tem um controle e o domínio total sobre o grupo. E os jogadores também tem a compreensão tática do que o Tite quer impor ao time. Vamos esperar agora o jogo contra a Bélgica e que o time repita o bom futebol que vem mostrando.
Até a próxima !
João Batista Lopes Abelha -
Ex-goleiro da Ferroviária (SP), São Bento do São Paulo Flamengo; ex-treinador do São Bento, Atlético Sorocaba, Remo (PA); Figueirense; Capivariano, Indepedente de Limeira. Foi preparador de goleiros do Kashima Antlers, da Seleção Japonesa (com o técnico Falcão) e auxiliar técnico de Nelsinho Baptista no Colo Colo do Chile; foi diretor do Figueirense ;autor do livro: "Treinamento de Goleiro - Técnico e Físico". Atualmente é comentarista da equipe de esportes da Rádio Ipanema de Sorocaba-SP