A primeira fase vai de 29 de maio a 26 de setembro em 18 rodadas. O Brasileiro Série C tem 20 clubes participantes deve terminar no dia 21 de novembro.
Neste ano, a Série C repetirá o mesmo formato estabelecido em 2020. Os 20 clubes foram divididos em dois grupos, com dez times cada. Na Primeira Fase, as equipes se enfrentam dentro do próprio grupo em turno e returno. Ao fim das 18 rodadas, os quatro melhores de cada chave se classificam para dois quadrangulares. Os times se enfrentam dentro de seus grupos em ida e volta. Os dois melhores colocados de cada chave conquistam o acesso para a Série B em 2022 e os líderes avançam para a disputa da Final, também em ida e volta.
Limite de treinadores
A exemplo das Séries A e B, a Série C seguirá o limite de troca de treinadores entre as equipes. Proposta defendida pela CBF há três anos, a regra foi aprovada por maioria e valerá tanto para clubes que queiram demitir seus treinadores quanto para técnicos que peçam demissão de seus times. O clube começará a competição com um técnico inscrito e, caso demita este treinador, poderá inscrever apenas mais um.
Em caso de uma segunda demissão, o profissional substituto tem que estar trabalhando no clube há pelo menos seis meses. Caso o treinador peça demissão, o clube não sofrerá limitação para inscrever um novo. Já o técnico que pedir demissão só poderá ser inscrito por mais uma equipe na mesma competição.
Bola
A bola oficial da competição é uma das grandes novidades: será da marca Topper, modelo Samba Velocity PRO X. O material apresenta alta resistência, é revestido com poliuretano, traz seis gomos sem costura e é a mesma utilizada na Série B.
Os clubes terão o direito de inscrever até 40 jogadores na competição, com prazo até o dia 25 de agosto, podendo substituir no máximo até oito atletas. A data final de registro é 15 de setembro de 2021.
Sistema de disputa
O sistema de disputa segue como na edição anterior. Na primeira fase, as 20 equipes são divididas em dois Grupos de dez e duelam entre si em turno e returno. Os quatro melhores colocados de cada grupo se classificam para dois quadrangulares. De um lado, o 1º colocado do Grupo A, o 2º colocado do Grupo B, o 3º colocado do Grupo A e o 4º colocado do Grupo B. Do outro, o 1º colocado do Grupo B, 2º colocado do Grupo A, o 3º colocado do Grupo B e o 4º colocado do Grupo A.
Calendário
Primeira Fase - Fase de Grupos: 29/5 a 26/9 (18 datas)
Segunda Fase - Quadrangular: 2/10 a 7/11 (6 datas)
Terceira Fase - Final: 14/11 a 21/11 (2 datas)
TABELA DO GALO DE ITU NO BRASILEIRO DA SÉRIE C
1ª rodada - Criciúma x Ituano, 29 de maio, 16h, Criciúma
2ª rodada - Ituano x Novorizontino - 6 de junho, 16h, Itu
3ª rodada - São José x Ituano - 12 de junho, 16h, Porto Alegre
4ª rodada - Ituano x Paraná - 19 de junho, 16h, Itu
5ª rodada - Mirassol x Ituano - 27 de junho (AC), Mirassol
6ª rodada - Ituano x Figueirense - 4 de julho (AC), Itu
7ª rodada - Oeste x Ituano - 11 de julho (AC), Barueri
8ª rodada - Ituano x Ypiranga - 17 de julho (AC), Itu
9ª rodada - Botafogo-SP x Ituano - 25 de julho (AC), Ribeirão Preto
10ª rodada - Ituano x Criciúma - 1º de agosto (AC),Itu
11ª rodada - Novorizontino x Ituano - 8 de agosto (AC), Novorizonte
12ª rodada - Ituano x São José - 15 de agosto (AC), Itu
13ª rodada - Paraná x Ituano - 22 de agosto (AC), Curitiba
14ª rodada - Ituano x MIrassol - 29 de agosto (AC), Itu
15ª rodada - Figueirense x Ituano - 5 de setembro (AC),Florianópolis-RS
16ª rodada - Ituano x Oeste - 12 setembro (AC), Itu
17ª rodada - Ypiranga x Ituano -19 de setembro (AC), Erechim-RS
18ª rodada - Ituano x Botafogo-SP, 2 6 de setembro (AC), Itu
Obs: AC - A Confirmar