ANTES DA SEGUNDA RODADA
Brasil pega Peru para assumir liderança
 |
Seleção Brasileira recebe o Peru na segunda rodada da Copa América (CBF/Divulgaçao) |
Terminada a primeira rodada e antes do inicio da segunda, que começa nesta noite e quinta-feira com dois jogos, a Copa América, competição que foi parar no Brasil (depois de desistência de Colômbia, Argentina e Chile), tem três equipes lideram a primeira fase: Brasil, Colômbia e Paraguai.
A segunda rodada da Copa América nesta quinta-feira (17), no grupo A, dois jogos. 18h, Colômbia e Venezuela, em Goiânia, no Pedro Ludovico ficaram no 0 a 0. ÀS 21h, jogam Brasil x Peru, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro; No grupo B, a segunda rodada marca na sexta-feira, 18h, Chile x Bolívia, na Arena Pantanal; e 21h, Argentina x Uruguai, no Estádio Nacional, de Brasília.
Tite avalia adversário
Em meio a mudanças, a mesma Seleção Brasileira. É com essa mentalidade que Tite trabalha para a sequência da Copa América 2021. Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (16), véspera do duelo com o Peru, o técnico ressaltou os esforços da comissão técnica para manter o padrão de jogo da equipe, mesmo com formações diferentes a cada jogo. Tite não repetiu a escalação em nenhum dos três jogos da Seleção Brasileira desde o início da última Data Fifa.
O segredo tem sido procurar repetir os posicionamentos e funções exercidas pelos atletas em seus clubes. "É um desafio que a gente tem. É uma linha muito próxima entre dar oportunidade e manter a característica do time. A ideia é manter a função que eles exercem na rotina com seus clubes. Isso dá segurança para o atleta, da individualidade, do domínio da função. Para que possamos ter desempenho, com as nossas engrenagens", comentou Tite.
Desde a última Copa América, Brasil e Peru já se enfrentaram em quatro oportunidades. Foram três vitórias da Seleção e uma da seleção peruana. Diante de um adversário tão conhecido, Tite preferiu não revelar o time que começará jogando nesta quinta-feira.
"O Ricardo Gareca (técnico do Peru) tem nos enfrentado muitas vezes. Ele tem um domínio muito grande do próprio time. Às vezes ao utilizar um atleta ou outro, você dá a oportunidade dele saber que característica de um atleta vou ter. Dito isto, não vou dar escalação", ponderou Tite.
 |
Técnico Tite (CBF/Divulgação) |
Ao lado de Tite, o auxiliar técnico Cléber Xavier descreveu o último duelo entre as duas equipes. Pelas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA, o Brasil derrotou o Peru por 4 a 2, na única partida em que sofreu gols na competição até aqui. De olho no adversário, Cléber Xavier detalhou o que espera dos peruanos.
"O Peru que a gente enfrenta é um Peru que enfrentou o Equador na ultima rodada, que jogou com marcação agressiva média, mas também baixou muito e usou os contra ataques. Tem muitas mudanças na equipe que nos enfrentou na Copa América, sem Farfan, sem Guerrero, sem Aquino, sem Flores, sem Advincula. Há uma renovação, com alguns atletas que continuam. Trabalhamos ontem e hoje buscando estratégias ofensivas e defensivas para enfrenta-los", comentou Cléber Xavier.
Brasil e Peru duelam nesta quinta-feira (17), às 21h, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ). A partida terá transmissão ao vivo do SBT e da ESPN Brasil. Depois do jogo, a Seleção Brasileira voltará à sua concentração na Granja Comary, em Teresópolis, para trabalhar para a sequência da CONMEBOL Copa América 2021
Situação dos grupos
No grupo A, dia 13 de junho, domingo, o Brasil fez 3 a 0 na Venezuela, em Brasília, gols de Marquinhos, Neymar e Gabriel Barbosa. No mesmo dia, na Arena Pantanal, a Colombia bateu o Equador por 1 a 0, gol de Edwin Cardona. A classificação tem: 1º) Colômbia, 4 pontos. 2º) Brasil com 3 pontos; 3º) Venezuela, 1 ponto; 4º, Equador, 0; o Peru não estreou.
No grupo B, dia 14 de junho, segunda-feira, Argentina e Chile ficaram no 1 a 1 , gols de Messi para a Argentina, e Eduardo Vargas para o Chile. No outro jogo, segunda-feira, no Pedro Ludovico, em Goiânia, o Paraguai fez 3 a 1 na Bolívia, gols de Alejandro Gamarra e Romero, duas vezes para o Paraguai, e descontando, Saavedra para a Bolivia. A classificação: 1º) Paraguai, 3 pontos; 2º) Argentina e Chile, 1 ponto; 4º ) Bolivia, 0; o Uruguai não estreou.
Seleção Olímpica
Na manhã desta quinta-feira (17), o técnico da Seleção Olímpica, André Jardine, anunciou os 18 convocados para defender o ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. No auditório da Casa do Futebol Brasileiro, no Rio de Janeiro, Jardine divulgou a lista dos atletas que farão parte da Amarelinha no Japão, no próximo mês.
A lista final conta com dez jogadores atuantes no futebol brasileiro e oito que jogam na Europa. Além da geração sub-23 - excepcionalmente sub-24 em Tóquio 2021 – André Jardine e sua comissão técnica também convocaram três atletas acima da faixa etária, conforme permitido pelo regulamento do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos. São eles: o goleiro Santos, do Athletico, o zagueiro Diego Costa, do Sevilla (ESP) e o lateral Daniel Alves, do São Paulo.
Campeã no Rio, em 2016, a Seleção Olímpica já sabe quais serão seus primeiros passos rumo ao lugar mais alto do pódio em Tóquio. No grupo D, o Brasil iniciará sua trajetória em Yokohama, contra a Alemanha, no dia 22 de julho. A segunda rodada será disputada no mesmo estádio, contra a Costa do Marfim, no dia 25. O fim da fase de grupos será no dia 28 de julho, contra a Arábia Saudita, em Saitama.
Confira a lista oficial dos convocados abaixo:
GOLEIROS
Santos - Athletico
Brenno - Grêmio
LATERAIS
Daniel Alves - São Paulo
Gabriel Menino - Palmeiras
Guilherme Arana - Atlético-MG
ZAGUEIROS
Gabriel Guimarães - Arsenal (ING)
Nino - Fluminense
Diego Carlos - Sevilla (ESP)
MEIAS
Douglas Luiz - Aston Villa (ING)
Bruno Guimarães - Lyon (FRA)
Gerson - Flamengo
Claudinho - Red Bull Bragantino
Matheus Henrique (Grêmio)
ATACANTES
Matheus Cunha - Hertha Berlim (ALE)
Malcom - Zenit (RUS)
Antony - Ajax (HOL)
Paulinho - Bayer Leverkusen (ALE)
Pedro - Flamengo
(Fonte: CBF)