São Bento perde para o XV
e estaciona em 4º lugar
 |
Bento perdeu para o XV em Piracicaba por 2 a 1 Foto: Marcos Pinguim/ECSB |
Redação /Esportivo Regional
ER Sorocaba -18/ 07/2025
Mesmo com um jogador a mais desde os 15 minutos do primeiro tempo, o São Bento foi derrotado por 2 a 1 pelo XV de Piracicaba, nesta sexta-feira (18), no Estádio Barão da Serra Negra, pela sexta rodada da Copa Paulista.
O time de Sorocaba desperdiçou a vantagem numérica e viu o adversário, mesmo com 10 em campo, abrir 2 a 0 ainda no primeiro tempo. João Vitor e David Ribeiro marcaram para o Nhô Quim, enquanto Hannyel descontou para o Azulão já nos minutos finais. Com o resultado, o XV chegou a 14 pontos e se isolou na liderança do Grupo 3. O São Bento, por sua vez, permanece com 6 pontos, na quarta colocação.
Primeiro tempo: um a mais e dois gols sofridos
O confronto começou agitado e polêmico. Aos 4 minutos, o São Bento reclamou de um possível pênalti quando um chute foi desviado por um defensor do XV, supostamente com o braço, mas o árbitro ignorou os protestos. O time de Sorocaba ainda criou boas chances com Flávio Souza e Hannyel, mas o ataque parou na defesa e nas decisões da arbitragem.
O cenário parecia favorável ao Bento quando, aos 15 minutos, Almir Luan deu uma entrada forte em Leo Príncipe e foi expulso, deixando o XV com um a menos. A expectativa era de pressão total do São Bento, mas o que se viu foi o contrário: o time de Piracicaba se reorganizou defensivamente e foi letal nos contra-ataques.
Aos 41 minutos, João Vitor recebeu pela esquerda e acertou um belo chute no ângulo de Zé Rafael, abrindo o placar com um golaço. Apenas dois minutos depois, em erro da defesa do São Bento, a bola sobrou para David Ribeiro, que não perdoou e ampliou: 2 a 0 para o XV, mesmo em inferioridade numérica.
Segundo tempo: pressão, mas pouca efetividade
Para tentar reagir, o técnico Dyego Coelho fez três mudanças logo no intervalo: entraram Kunzel, Figueiredo e Lauder. A postura do São Bento foi mais agressiva, e logo aos 3 minutos, Rael arriscou o primeiro chute com perigo. A partir daí, o Azulão dominou a posse de bola e empurrou o XV para o campo de defesa, mas pecou nas finalizações. Fabrício, Lauder e Figueiredo desperdiçaram boas oportunidades.
Aos 21, uma bola atravessou toda a pequena área sem ninguém completar. Aos 29, Figueiredo isolou outra grande chance. O XV se fechava como podia, com linhas compactas e muita disposição defensiva.
A insistência do São Bento só deu resultado aos 43 minutos. Após escanteio cobrado por Matheo, a bola foi ajeitada na área e Hannyel apareceu para empurrar para o gol, diminuindo a vantagem para 2 a 1 e reacendendo as esperanças. A partir daí, o jogo pegou fogo. Aos 46, o goleiro Pedro fez uma defesa espetacular e, no rebote, a zaga do XV salvou em cima da linha. Já nos acréscimos, Figueiredo ainda tentou um voleio, mas mandou para fora.
Situação na tabela
Com a vitória o XV de Piracicaba chegou aos 14 pontos, liderando com folga o Grupo 3. A briga pelas demais vagas segue aberta: o Primavera tem 9 pontos, o Guarani B soma 7, o São Bento segue com 6, o Paulista tem 4 e o Rio Branco, 2.
Dois jogos em casa
O São Bento volta a campo no dia 26 de julho, quando recebe o Paulista no Estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba. Depois, enfrenta o Rio Branco, no dia 4 de agosto, novamente em casa. O time precisa de bons resultados para seguir com chances reais de classificação à próxima fase da competição.
XV de Piracicaba 2x0 São Bento
Copa Paulista 2025, rodada 6, - 18/07/2025 - 20hLocal: Estádio Barao de Serra Negra, Piracicaba
Arbitro: Pablo Rodrigo Soares de Oliveira
Assistentes: Diego Morelli de Oliveira e Alexandre Nascimento da Silva
Cartões amarelos: Matheus Carvalho (XV);Flavio Souza (São Bento)
Cartão vermelho: Almir Luan (XV)
Gols: João Victor aos 41´1T, David Ribeiro aos 43´1t (XV); Hannyel aos 43´2T (São Bento)
XV de Piracicaba - Pedro Gaioti; Michel, Almir Luan, Luiz Gustavo e João Victor; Gustavo Hebling (Leo Santos), Carlos Manuel e Matheus Carvalho (Luis Felipe) ; Erik Bessa (Serginho), David Ribeiro e Paulo Marcelo (Djavan); Técnico: Moisés Egert
São Bento - Zé Rafael; Léo Príncipe, João Henrique, Grasson (Zé Vinicius) e Rael; Ramos (Rodrigo Figueiredo), Fábio Bahia (Lauder), Hannyel e Fabrício (Matheo); Deivid (Anderson Kunzel) Flavio Souza. Técnico: Dyego Coelho

Fale com o Esportivo Regional