GALO X BLUMENAU
Vai começar a decisão
em Itu neste domingo
Ituano faz último treino antes da final (📷 /Ituano Basquete)
|


O Ituano Basquete inicia neste domingo (15) uma decisão histórica em sua curta trajetória no esporte. As meninas do Galo farão uma final inédita da décima temporada da Liga de Basquete Feminino, e encaram no primeiro jogo o Basquete e KTO/Blumenau, , a partir das 14 horas, com transmissão ao vivo da TV Cultura, no ginásio Ditinho Xavier, em Itu (SP), sem a presença do público geral.
Após duas campanhas que terminaram nas quartas de final, o Ituano Basquete decide o campeonato pela primeira vez desde que chegou à liga, em 2018. Para isso, foi o líder da fase de classificação, com 10 vitórias em 14 jogos, e passou por AEC/Tietê Agroindustrial/BAX Catanduva (2 a 0 nas quartas) e Vera Cruz Campinas (2 a 0 nas semis) nos Playoffs, com uma campanha invicta em quatro jogos.
Gosto especial
Chegar a essa final tem um significado ainda mais especial para as atletas Joice Rodrigues, Palmira Marçal e Monique Pereira, que estiveram defendendo as cores do Galo nas três edições em que a equipe participou da liga nacional.
Joice se diz “muito feliz” sobre esse marco na história do rubro-negro. “Acho que o projeto está tomando dimensão e esse sempre foi o objetivo, desde o começo. Chegamos à reta final e queremos terminar essa competição, logicamente, dando esse título para a cidade de Itu”, comenta ela.
Mesmo contando com o mando de quadra, a armadora espera um jogo difícil: “sabemos que não será fácil, como nenhum jogo foi. Tanto para nós e para as nossas adversárias será tudo inédito, mas estamos empenhadas e determinadas e colocaremos em prática tudo que treinamos e nos doamos até agora em prol de um título, que seja ele de campeãs”.
“A expectativa é totalmente positiva, [estou] muito ansiosa e focada, já estive em várias finais da LBF, mas todas têm um significado, um momento diferente, a emoção sempre é nova, o frio na barriga é inevitável, mas temos que ter cabeça fria e coração quente e entrega total, e Deus nos abençoe nessa reta final”, conclui a jogadora.
Apesar de não poder estar presente no ginásio, a torcida rubro-negra poderá acompanhar a partida pela transmissão da TV Cultura, com narração de Gil Arruda e comentários de Helen Luz.
Alana
Alana Gonçalo, foi o grande nome ituano nas semifinais, com médias de 21,5 pontos, 6,5 assistências, 5 rebotes e 25,5 de eficiência contra o Vera Cruz Campinas, falou em coletiva virtual nesta sexta-feira (13) sobre a expectativa de sua primeira decisão de LBF:
“É um momento especial pra minha carreira e também para todo mundo aqui no Ituano. A ansiedade faz parte da vida de uma atleta. A gente está um pouco acostumada a trabalhar com isso, embora seja a primeira final. Fico um pouco mais tranquila quando venho para a quadra, para treinar bem, se sentir bem e mais confiante pro jogo”, disse a armadora.
As catarinenses
Jogando sua quinta temporada nacional, o KTO/Blumenau também faz neste ano a sua melhor campanha, superando 2018, quando foi semifinalista e terminou na quarta posição. Após terminar a primeira fase na sétima e penúltima colocação, com 6 triunfos, o grupo catarinense cresceu de produção na pós-temporada regular, eliminando SESI Araraquara (2 a 0 nas quartas) e Sampaio Basquete (2 a 0 nas semis) com campanhas perfeitas.
Os play-offs
Paulistas e catarinenses abrem a série melhor de cinco jogos neste domingo. O jogo 2 acontece dois dias depois, na terça-feira (17), às 19h30, também em Itu, com transmissão online pela LBF LIVE na TV NSports. No domingo (22), a série viaja para Santa Catarina, onde as equipes voltam a se enfrentar às 14 horas (TV Cultura), no ginásio Galegão, em Blumenau. Se necessários, os jogos 4 e 5 estão marcados para os dias 24 (18h, TV Cultura), em Blumenau (SC), e 29 (14h, TV Cultura), em Itu. Dono da melhor campanha na fase de classificação, o Ituano Basquete terá vantagem de mando de quadra na decisão.
Entre elas
Na fase de classificação, as equipes dividiram os dois jogos, vencendo fora de casa: 73 a 62 para o Ituano Basquete, em Santa Catarina, e 78 a 63 para o KTO/Blumenau, em São Paulo. No retrospecto entre as equipes, no entanto, a vantagem é blumenauense: são quatro triunfos em seis jogos desde 2018. Em Itu, foram dois triunfos catarinenses em três oportunidades.