ÉPOCA DE OURO DO ESPORTE VOTORANTINENSE
Sedesp ouve ex-treinadores:
retomar e melhorar projetos vencedores
 |
Clayton Tonche, Luiz Alberto e Manu Corrêa, retomada de projetos vencedores em Votorantim (📷Sedesp)
 |

Houve uma época que Votorantim era muito respeitada no esporte regional. Há cerca de dez anos atráschegou a ter uma das melhores equipes do Estado, e com pratas da casa. Um trabalho em parceria com o Sesi que formou ainda grandes times no basquete com o prof. Carlão, Judô, com o professor Eduardo Odin, no tênis com o professor Pepe Uriarte, na ginástica, com a professora Rosana Mariano, no vôlei com o professor Antonio Carlos, entre outros que revelaram bons nomes para o desporto de Votorantim. Porém, todos esse projetos acabaram parando com o tempo.
O Portal Esportivo conversou com o diretor de esportes da Sedesp (Secretaria de Esportes de Votorantim) Clayton Tonche. Neste semestre a secretaria recebeu o professor Luiz Alberto de Camargo, um dos destaques na história do esporte e do atletismo de Votorantim. Participaram da reunião o secretario de Esportes Manu Corrêa, além do próprio Tonche e Luiz Alberto.
Tonche explicou que a vinda de Luiz Alberto e outros treinadores desta época de ouro do esporte de Votorantim, visa buscar respostas e que pretende ouvir outros treinadores daquela época de ouro do esporte de Votorantim.
"Queremos saber como funcionavam nessa época tão bem essas iniciativas, seus frutos, os pontos positivos e e negativos, as formas de treinamento, de apoio. Queremos saber onde a Prefeitura poderia apoiar para retomar esses projetos atualmente. E para darmos mais consistência aos projetos e eles ficarem mais duradouros, para terem continuidade e não acabarem mais. Porque é para a cidade. Para isso precisamos de bons projetos que caminhem bem", disse Tonche que foi jogador de basquete da cidade, assim como seu irmão, treinador Paulo Cesar.
Segundo o diretor, é preciso que as crianças e jovens da cidade tenham um espelho no esporte e para isso é preciso projetos que dotem essa estrutura. E nada melhor poder contar com projetos que deram certo no passado, com pessoas que fizeram um bom trabalho em prol do esporte, com toda a visão e que revelaram atletas de destaque regional e nacional, e que possam passar essa confiança para os atletas da cidade.
Reunião com o Sesi
No inicio do ano, disse Tonche, foi feita uma primeira reunião com representantes do Sesi para tratar de reativar a parceria com a Prefeitura de Votorantim, e que há intenção das duas partes neste sentido. O dirigente elogiou toda estrutura do Sesi com seu campo oficial, pista oficial de atletismo, ótimo ginásio, quadras de tênis, piscina aquecida e demais estrutura esportiva.
Parceria Esporte e Educação
Além da parceira com o Sesi, o diretor revelou que a Sedesp teve ainda uma reunião neste semestre que passou com dirigentes da Secretaria de Educação, para trabalhar projetos no contra-turno com as crianças da cidade.
"O que ajuda muito, é que a estrutura e quantidade de ginásios de Votorantim hoje é muito superior a dez ou quinze anos atrás. Hoje temos o Cermag, Altos de Votorantim e o Mirante( ginásios), sendo que dois desse precisam de alguns reparos, e a Prefeitura está correndo atrás disso, e quando as atividades forem liberadas, todos ginásios serão utilizados" contou o diretor.
Situação do CE da Votoran
O dirigente destacou ainda que no semestre foi feita uma visita ao Centro Esportivo da antiga AD Votoran, no bairro Santa Helena. a constatação é que o local estaria abandonado, e precisaria de muitos cuidados. E que hoje não seria possível sua utilização e que teria sofrido atos de vandalismo nos banheiros, e a estrutura em geral precisa ser reavaliada. As piscinas para serem reutilizadas precisariam passar por estudo profissional. Apenas campo de futebol estaria preservado, enquanto a pista de atletismo também até poderia ser reutilizada.
Mas, segundo o diretor, tudo isso depende de uma conversa entre a prefeitura e o Grupo Votorantim para reativar essa parceria. "Vamos buscar essa conversa para agilizarmos isso com a Votorantim", explicou o dirigente.
Busca de recursos
O diretor ressaltou ainda ao Esportivo, que está sendo estruturada toda a parte de projetos da Sedeso. Ao mesmo tempo, a pasta está em busca de recursos para projetos voltados ao desporto. E para isso se movimenta através da busca de emendas parlamentares, projetos de lei incentivo.