LIÇOES DO BRASILEIRO
Diretoria planeja Copinha, que
pode levar time ao Brasileiro em 2022
 |
Elenco azul terá mudanças para Copa Paulista (📷 Neto Bonvino) |

Terminada a participação do clube no Brasileiro da Série D, da forma mais melancólica possível, eliminado na primeira fase, com uma campanha que deixou muito a desejar e frustrou demais o torcedor azul e branco, já desanimado pelo rebaixamento para a Série A2 de 2022, o Bentão começa a pensar na Copa Paulista. A estreia é dia 14 de setembro no Estádio Alfredo de Castilho, em Bauru, contra o Noroeste.
Com o treinador Paulo Roberto ja definido como comandante, a diretoria inicia o trabalho para essa competição, que é encarada como uma espécie de "tábua de salvação" da temporada. Um título, pode dar ao clube a chance de jogar de novo no ano que vem o Brasileiro da Série C. Caso contrário, em 2022, além da segundona estadual, o Bento terá de se contentar em jogar novamente a Copa Paulista e sem calendário nacional.
Na entrevista coletiva depois do jogo contra o Boavista (derrota por 1 a 0 ),no CIC, o presidente Almir Laurindo disse que parte do elenco do Brasileiro deve ser mantido,mas algumas peças vão sair para que o time seja reforçado para buscar o título da Copinha. Laurindo voltou a pedir o apoio ao torcedor nesse momento dificil e que o beneditino ajude o clube se associando.
No Brasileiro o Bento fez 14 jogos, 14 pontos, apenas 3 vitórias, 5 empates e 6 derrotas, 10 gols pró e 13 contra e um aproveitamento de pouco mais de 26 por cento. E apenas a sétima colocação num grupo de oito clubes. Na Série A1, que rebaixou o time para a segundona paulista, outra campanha pifia: 12 jogos e apenas 9 pontos, 1 vitória, 6 empates e 5 derrotas, 8 gols pró e 14 contra, e 25por cento de aproveitamento dos pontos.
Paulo Roberto avalia
Quem também falou no pós jogo neste sábado, foi o treinador Paulo Roberto, que lamentou a campanha e fez comparações do clube na situação atual, mal financeiramente e na época das "vacas gordas" quando jogou Série A1 e por dois anos a Série B do Brasileiro: " Como treinador, conversando muito com a diretoria, entendi a situação deles. Vi o São Bento tendo um orçamento de R$ 12 milhões por ano chegar hoje a não ter orçamento nenhum praticamente". E seguiu falando de "reconstrução do time:
"A diretoria assumindo dessa forma, tendo a coragem de iniciar um trabalho de reconstrução e, como profissional, ter a coragem de abraçar juntamente. E sabendo do risco que corríamos. Mas o trabalho de reconstrução foi iniciado. Não é uma terra arrasada, tem coisas boas. Acho que tiramos coisas boas para as competições que vêm pela frente", comentou.
Paulo Roberto disse que seu time rendeu mais no segundo turno que no primeiro do Brasileiro e que detectou com o passar dos jogos, algumas coisas no elenco que não teve tempo antes do início da competição, e nem a condição de fazer as mudançãs necessárias ou até trazer jogadores para que pudéssemos melhorar suas opções de mudança.
Na coletiva para a imprensa o treinador avaliou a Copa Paulista e o que pode mudar: " Essa Copa Paulista também tem que servir para que possamos, trazendo algumas peças, ter praticamente a certeza de que vamos usá-las na Série A2", ressaltou .
"Não podemos deixar essa Copa Paulista de lado e, de repente, não formatar uma espinha maior até o término dela. Acho que ela tem que ser olhada assim, mas a palavra final é da diretoria", finalizou.
Como foi a última Copa Paulista
A última vez o São Bento jogou uma Copa Paulista foi há exatos sete anos atrás. Em 2015 Na primeira fase foi terceiro colocado com 11 pontos em 8 jogos, 3 vitórias, 2 empates e 3 derrotas, 11 gols pró e 14 contra, num grupo que tinha ainda Ituano(hoje na Série C), que liderou com 20 pontos, Paulista (hoje na Bezinha paulista), com 13, Primavera com 10 e Barueri com 3 pontos.
Na segunda fase o Bento foi eliminado ficando em quarto lugar, com 5 pontos em 6 jogos 1 vitória, 2 empates e 3 derrotas, 5 gols pró e 8 contra. Num grupo onde se classificaram, Linense com 11 e Barbarense com 9 pontos, ficando de fora ainda o Audax com 6 pontos. Naquela Copa Paulista, José Luiz Drey foi o treinador do Bentão. O Linense acabou sendo o campeão e o Ituano foi o vice naquele ano - finais em 0 a 0 e 2 a 2.
Lembrando que de 2016 a 2021 o São Bento não jogou mais a Copinha (por opção), e participou dos Brasileiros das Séries D, duas vezes, Série C, duas vezes, e Série B, duas vezes.