Na raça, Bentão retorna ao Paulistão em 2023
Goleiro Zé Carlos foi o herói e pegou três penais que deram o acesso ao time de Sorocaba, que perdia por 1 a 0 no tempo normal mas empatou aos 50 do segundo tempo com Serginho
 |
Bentão volta para a elite de São Paulo ao bater o Oeste nos penais Foto: Neto Bonvino/ECSB |

O São Bento está de volta à primeira divisão do futebol paulista. Em plena Arena Barueri, diante do Oeste, com uma grande atuação goleiro Zé Carlos, que defendeu três chutes na decisão dos penais o Azulão venceu o Rubrão por 3 a 2, depois de um empate dramático no tempo normal, obtido aos 50 minutos do segundo tempo, quando perdia por 1 a 0 e conseguiu a igualdade num gol de Serginho.
Foi uma partida épica no segundo tempo dos comandados do técnico Paulo Roberto, que confirma o rótulo de um dos "reis do acesso. E de um grupo que superou todas dificuldades principalmente fora de campo, segundo disse depois do jogo o goleiro Zé Carlos, de questões estruturais e nos salários.
Com o resultado o Bento agora joga a final da Série A2 contra o a Portuguesa, que empatou com o Rio Claro por 1 a 1 no Canindé, depois de fazer 1 a 0 no primeiro jogo e está na decisão da competição.
Rubrão sai na frente
O Oeste saiu na frente no primeiro tempo num jogo bem disputado em Barueri. O Oeste começou pressionando a saída, o Oeste recuperou a bola, aos sete minutos e na troca de passes, Léo Ceará, dentro da area, ajeitou a mandou a bomba no ângulo, 1 a 0 para o Rubrão.
O São Bento tentou até sair para o jogo e dava muitos espaços. Mas foi o Oeste quem levou mais perigo; aos 18, Léo Ceará e Lucas Limas quase ampliam; Bruno Lopes aos 24 fez o giro e Zé Carlos pegou.
No primeiro e único bom lance do São Bento no primeiro tempo, aos 29, Eliandro cruzou e Eliandro chegou um segundo atrasado na bola; aos 33 Victor Pereira cabeceou por cima. Numa saída errada do São Bento, Popó perdeu a chance de ampliar.Aos 42 o São Bento, após o escanteio, teve duas cabeçadas letais, a primeira com grande defesas do goleiro do Bentão, e a segunda de Diogo Oliveira que raspou o gol; aos 47 Marcos Nunes chutou de longe e Fernando Henrique defendeu. E terminou assim o primeiro tempo.
Zagueiro no hospital
No intervalo o zagueiro Afonso, depois de uma divida de cabeça com Diogo Oliveira, acabou saindo e sendo levado a um hospital de Barueri para ser medicado.
Bento pressiona e marca gol salvador no fim
No segundo período, o Oeste tentou administrar no inicio; Bento adiantou as linhas e começou a pressionar mais. Foguinho tentou aos quatro; o Oeste num respondeu aos cinco. Depois o São Bento foi criando: aos 15, Diogo Oliveira mandou forte, aos 17 Cristiano bateu pra fora.
E na melhor chance do jogo, aos 21, após um chute longo de Wilson Junior o goleiro rebateu e Cristiano, sozinho perdeu gol feito do jogo. A resposta do Rubráo veio aos 25 num chute por cima de Sergio Mota. Outro ataque azul forte, aos 35, no desvio quase o Bentão marcou. A Na resposta, aos 38 Tite livre passou pelo goleiro Zé Carlos e perdeu o gol mais feito do ano, sem goleiro. No final o jogo ficou dramatico, e o São Bento saiu para o tudo ou nada e aos 51, depois de uma falta, no cruzamento, Serginho deixou tudo igual para a festa da torcida do Bentão, 1 a 1.
Zé Carlos brilha nos penais
O goleiro Zé Carlos brilhou nos penais e defendeu três cobranças e deu a vaga ao Bentao, 3 a 2. A primeira da Raphael Luz, depois Léo Ceara e Bruno Miguel. O goleiro Fernando Henrique pegou o chute de Foguinho. Marcaram, Lucas Lima, Serginho, Vitor Bolt, anotando Jussani e Popó para o Oeste.
Oeste 2x3 São Bento (3x3)
Campeonato Paulista, Série A2, 2022
Semifinais, 2ª Rodada
Local: Arena Barueri
Horário: 19h
Arbitro: Arbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araujo
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Luiz Alberto Andrini Nogueira
Cartões amarelos: Oeste- Bruno Lima,Tite Jussani, Popó, Fernando Henrique; São Bento - Diogo Oliveira, Paulo Roberto
Gols: Oeste - Léo Ceará aos 7´1T; São Bento - Serginho
Oeste: Fernando Henrique; Feijão Thiago Nunes, Afonso, Diego Jussani e Daniel Vançan(Alan); Gustavo Hebling, Bruno Lopes(Fabinho), Walfrido e Léo Ceará; Popó e Sérgio Mota (Raphael Luz). Técnico: Lelé.
São Bento: Zé Carlos; Eliandro (Serginho) , Victor Pereira, Diego Sacoman e Foguinho; Nenê Bonilha (Vitor Bolt), Lucas Lima, Diogo Oliveira (Fabinho; Gian, (Wilson Junior) Marcos Nunes (Kayan) e Cristiano. Técnico: Paulo Roberto Santos