Bentão perde do Red Bull
e cai para a Série A2, 3 a 0
Azulão irrita torcedores que gritam :"Time sem vergonha". Com dificuldades financeiras, sem calendário nacional e tendo de jogar novamente a A2, o futuro do Bento é um mistério agora
 |
São Bento foi mal no jogo, perdeu para o Toro e caiu para a A2 Ari Ferreira - Red Bull Bragantino
|
Rivail Oliveira - @espregional
esportivoregional@hotmail.com /
esportivoregional.er@gmail.com
ER Sorocaba (05/03) -O São Bento, de uma bela história, e muitas alegrias e emoções em mais de 100 anos, fez o seu torcedor passar vergonha e uma tristeza imensa mais uma vez. Neste domingo o representante maior do futebol de Sorocaba acabou perdendo por 3 a 0 no CIC para o bom time do Red Bull Bragantino e acabou caindo para a Série A2 de 2024 do Campeonato Paulista. A Portuguesa que venceu o Mirassol, e o Ituano que fez 3 a 0 no Santos, se salvaram. A Ferroviária foi o outro rebaixado.
Sem equilíbrio, desde 2019, o clube de Sorocaba está vivendo esse "elevador", no futebol paulista, subindo num ano e caindo no outro. Mas o rebaixamento desta temporada deixou o torcedor mais irritado pois o time comandado por Paulo Roberto, começou bem o ano fez nove pontos, mas caiu de produção vertiginosamente e terminou o estadual rebaixado, sem ganhar há oito partidas e sem marcar um único gol em seis jogos.
Apesar do empenho e da vontade dos jogadores, nesta tarde triste de domingo no CIC, faltou mesmo foi futebol para o Azulão, que perdeu para um melhor e mais estruturado Red Bull, que tem além de recursos, um bom planejamento, tanto que vem disputando bem os certames brasileiros. Enquanto que o Bento, faz um tempo que nem calendário nacional mais tem, no restante do ano, vai jogar a deficitária Copa Paulista. O torcedor saiu muito triste e irritado do CIC. E com razão.
Resta saber qual será agora o futuro deste São Bento, cuja situação financeira também não é das melhores. Com a palavra a direção. O fato é que novamente o Azulão é rebaixado, e isso é muito ruim para o futebol de Sorocaba, lembrando que há alguns anos atrás esse mesmo time chegou a jogar a Série B do Brasileirão.
O JOGO
Red Bull apertou e fez 2 a 0
O Red Bull acabou abrindo 2 a 0 no primeiro tempo complicando da vida do Bentão. Com menos de um minuto teve uma bola mal recuada de Bruno Aguiar para Zé Carlos, e Popó chegou dividindo. Bruninho fez boa jogada pela esquerda mas errou na conclusão com sete minutos. O mesmo Bruninho emendou de longe e Zé Carlos pegou aos oito.
11 1x0 ataque rápido Bruninho tabela com Artur recebe em velocidade e manda cruzado na saída de Zé Carlos. O Toto não reduziu o ritmo: Artur cobrou falta com perigo aos 16 e na resposta, aos 17, Breno Lopes emendou da entrada da área com perigo. O jogo era bom e aos 19 Sorriso pegou uma bola mal afastada pela defesa azul e chuta com muito perigo.
Zé Carlos pega penal
Aos 21 minutos, no desvio de Popó, a bola bateu no braço de Bruno Aguiar e o árbitro deu penal para o Red Bull. Na cobrança de Artur, Zé Carlos fez grande defesa os 23. O São Bento continuava errando na marcação e passes. No ataque Iago Dias era uma das poucas opções, como num chute aos 30 minutos. Sem produtividade alguma do meio para frente, aos 31, Paulo Roberto abriu mão do esquema de três zagueiros, tirou Victor Pereira e colocou Neto Paraíba. Num escanteio aos 35, para o Bento e Leo Silva testa para fora.
Gol anulado e Toro amplia
Num escanteio de Ivan, o goleiro do Red Bull defendeu uma cabeçada, Léo marcou mas Iago, impedido, participou da jogada. O Bento pressionou no fim. Jatobá fez boa jogada mas Rubens chegou atrasadoaos 40; Artur acertou a trave aos 47 e depois Gustavinho mandou para as redes. O lance foi anulado, mas o VAR validou o gol, 2 a 0 para os visitantes
Jogo tenso
O segundo tempo começou tenso no CIC. Com a derrota do Bentão, a vitória do Ituano, 3 a 0 no Santos, e a vitória da Portuguesa, 2 a 1 no Mirassol ia rebaixando o Azulão. isso refletiu em campo no nervosismo do time de Sorocaba que mesmo com as entradas de Marquinhos e Foguinho, não conseguiu reagir contra um Bragantino mais tranquilo tocando melhor a bola e buscando o gol. Uma exceção foi um bom lance de Iago Dias pela esquerda aos 18 num cruzamento que acertou a trave do Massa Bruta.
Respiro e pressão final, desespero e "pá de cal" no fim
Aos 23 a torcida irritada com o time começou a gritar "Time sem vergonha" e Red Bull administrava, contra um Azuláo sem forças e chegando em chutes longos, como aos 30 e 31 com Praxedes e Kayan. Aos 33 num lançamento, o goleiro Cleiton saiu mal e Branquinho, sem goleiro, se atrapalhou e perdeu o gol que salvaria o Bento do rebaixamento aos 32 minutos.
Faltando dez minutos para acabar e precisando de um gol para seguir na divisão, o time de Sorocaba saiu com tudo para buscar o ataque: Iago arriscou de fora aos 39 e a bola raspou a meta de Cleiton.Mas o jogo ficou escancarado no final. Numa blitz do Bentão aos 42, Brannquiho duas vezes pararam no goleiro do Massa Bruta.
Iago emendou aos 43 e novamente Cleiton pegou. O arbitro deu seis minutos de acréscimo e virou desespero total para o Bento. E aos 49 no contra-golpe, livre, Praxedes entrou livre bateu no canto do Zé Carlos, rebaixando o São Bento, 3 a 0 para o Red Bull Bragantino.
"Vergonha, time sem vergonha"
Ao final, o torcedor muito revoltado no CIC gritou: "vergonha, time sem vergonha". Depois do jogo o goleiro Zé Carlos em entrevista lamentou o rebaixamento e disse que time deixou de aproveitar várias oportunidades para sair dessa situação durante o campeonato. "Estamos muito tristes e sentimos muito esse rebaixamento. mas acreditamos que o clube é forte e vai sair dessa", disse o goleiro.
Números do rebaixamento
O São Bento deixa o Paulistão com dez pontos em 12 jogos, a 15ª pior campanha, duas vitórias, quatro empates e seis derrotas, cinco gols pró e 14 contra. Campanha só pior que da Ferroviária que caiu com nove pontos, ao empatar sem gols com a Inter. O Ituano se salvou ao bater o Santos por 3 a 0 em Itu e vai para as quartas contra o Corinthians.
A Portuguesa se salvou ao vencer o Mirassol fora, 2 a 1, com dez pontos, duas vitórias, oito gols negativos de saldo, mesmos números do Bento, mas ganhando nos gols marcados, dez a cinco. Outro número que chama a atenção o é que o Azulão ficou os seis últimos jogos sem marcar, mais de 540 minutos e oito jogos sem vencer depois do 1 a 0 contra a Inter, na quarta rodada. Lembrando que além de Corinthians x Ituano, as quartas terão, Red Bull Bragantino x Botafogo, São Paulo x Água Santa e Palmeiras x São Bernardo.
São Bento 03 Red Bull/Bragantino
Campeonato Paulista 2023, 12ª rodada
Data: 05.03.2023 - 16h
Local: Estádio Walter Ribeiro, Sorocaba-SP
Arbitro:Raphael Claus
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Anderson Jose de Moraes Coelho
Cartões amarelos: São Bento: Victor Pereira; Ivan,Leo Silva, Vitinho; Red Bull/Bragantino - Lucas Cunha, Capixaba
Gols: Bruninho aos 11´1T, Gustavinho aos 47´1T, Praxedes aos 49´2T (Red Bull/Bragantino)
Público Total: 4.470 - Renda: R$ 99.840,00
São Bento
Zé Carlos; Ivan, Léo Silva, Bruno Aguiar, Victor Pereira (Neto Paraiba)
Ivan, Vitinho (Foguinho), Carlos Jatobá (Marquinhos) e Renan Mota (Branquinho) e Breno Lopes
Rubens (Kayan) e Iago Dias
Técnico: Paulo Roberto Santos
Bragantino/Red Bull
Cleiton
Andres Hurtado, Lucas Cunha (Realpe), Luan Patricke e Juninho Capixaba (Aderlan)
Nathan Camargo (Praxedes), Gustavinho, Bruninho (Jadsom Silva) e Artur (Kawê), Werick Popó e Sorriso
Técnico: Pedro Caixinha
Mais fotos