Galo já pensa na temporada de 2024
 |
Ituano empatou com o Avaí na despedida de 2024 - Foto: @leopivafoto |
Redação - Esportivo Regional Twitter / Instagram / Facebook / Email
ER Sorocaba (27/11) -Apesar de ter feito uma campanha de altos e baixos, o Ituano se manteve na segunda divisão (Série B) do futebol brasileiro em 2023 e segue na divisão no ano que vem. O Galo se despediu do torneio empatando por 0 a 0 com o Avaí no final de semana na Ressacada, em Florianópolis e encerrou sua participação com 42 pontos.
@leopivafoto
Fala Marcinho ! - - O técnico Marcinho falou do fim do Brasileiro: “Poderíamos ter saindo daqui com uma vitória, ou até mesmo com um placar mais amplo. Das chances que tivemos, uma no primeiro tempo e no segundo tempo já tendo mais controle. Mas infelizmente, acabou não entrando. E poderíamos sim, ter saído com a vitória. Mas o que me deixa mais contente foi poder ver o comportamento da nossa equipe num jogo como esse, que dentro do campeonato em relação a subir ou descer não tinha assim esse valor. Mas para nós tinha sim. Vir aqui, vencer, e passar dentro da tabela, o Avaí. E fico feliz, porque a todo momento, até o último dia e até o último jogo, a equipe e todos os atletas se entregaram ao máximo” comentou o técnicos que completou 30 jogos no comando da equipe.
Na coletiva ele projetou 202: " Pontualmente podemos contratar atletas no perfil que eu entendo, com potência, jovens, se não jovens, dentro do perfil que buscamos, para que possamos fazer um 2024 melhor e, por que não com um acesso, ou de pontuar e estar em cima na tabela. O ano de 2023 nos trouxe muitos ensinamentos para que 2024 não erremos.
E continuou: " Quando eu falo sobre ensinamento é você implementar um trabalho, uma ideia, uma maneira de jogar, processos, estimular os atletas a entender mentalmente primeiro que conseguimos jogar da maneira que jogamos em qualquer lugar. Na soma de todos os jogos, o Ituano em nenhum momento deixou de ter a identidade. Eu vejo quanto isso é importante para a sequência de 2024 e aí sim trazer os atletas que vão ter uma adaptação mais rápida naquilo que já é o Ituano", finalizou o técnico.
Na despedida de 2024, no empate com o Avaí, o Ituano alinhou: Jefferson Paulino, Iury, Claudinho, Marcel e Mário Sérgio; José Aldo (Pacheco), Yann Rolime e Eduardo Person (Thiaguinho); Wesley (Felipe Fonseca), Matheus Cadorini (Viniegra) e Felipe Saraiva (Davi Araújo). Técnico: Marcinho Freitas.
A temporada - Ao todo, na temporada, o Galo fez 56 jogos em 2023 com 58 pontos, 12 vitórias, 22 empates e 22 derrotas, marcando 39 gols e sofrendo 57 gols. No Brasileiro terminou na 14ª posição com 42 pontos em 38 jogos, nove vitórias, 15 empates e 14 derrotas, 31 gols marcados e 38 sofridos. Subiram, Vitória com 72, Juventude com 65, Criciúma e Atlético-GO com 64 pontos.
Entre os paulistas, o Novorizontino terminou em quinto ao lado do Mirassol com 63, o Guarani foi décimo com 57 e a Ponte Preta a 15ª colocada com 42 pontos. Foram rebaixados e jogam a Série C em 2024, Sampaio Correa com 39, Tombense com 37, Londrina com 31 e ABC com 28 pontos.
No Paulistão o Ituano fechou a primeira fasea com 12 pontos em 12 jogos, com três vitórias, três empates e seis derrotas, cinco gols pró e 14 contra na primeira fase, chegando à semifinal perdendo por 1 a 0 para o Palmeiras, e tirando Corinthians nas quartas, 1 a 1 no tempo normal e 7 a 6 nos penais.
Na Copa do Brasil chegou à terceira fase: 1 a 1 com o Princesa Solimóes, 1 a 1 (4x2) contra o Ceará, e 0 a 0 e derrota para o São Paulo por 1 a 0 na segunda partida.