Galo vai montando o time de 2024
 |
Plantel do Ituano vem sendo montado - Fotos: Rede Social |
Redação/Esportivo Regional Twitter / Instagram / Facebook / Email
ER Sorocaba (18/12) - O Ituano segue a montagem de seu time para o Campeonato Paulista e temporada de 2024. Segundo a Federação Paulista, que divulgou a tabela básica da primeira fase do Paulistão 2024,o Galo faz sua estreia no dia 21 de janeiro diante do São Bernardo, fora de casa. Dos três grandes que o rubro-negro vai enfrentar, o Corinthians, na segunda rodada, dia 24 de janeiro e o São Paulo, na última, dia 10 de março, visitam o Novelli Júnior. No dia 7 de fevereiro o Ituano vai ao Allianz Parque enfrentar o Palmeiras.
O regulamento da competição é o mesmo das últimas temporadas com as equipes enfrentando adversários fora do seu grupo, classificando para a outra fase os dois melhores dentro das chaves. O Ituano está no grupo A com Santos, Santo André e Portuguesa.
Os reforços - O clube anunciou o zagueiro João Vialle. Nascido em Curitiba, Vialle tem 21 anos, começou na base do Paraná Clube e se transferiu em 2019 para o Athletico Paranaense. Estreou no profissional em 2021 e neste ano foi emprestado ao Pouso Alegre de Minas Gerais, onde disputou a Série C do Brasileiro. O defensor assinou contrato até o final de 2024.
O lateral Léo Duarte retorna ao Ituano após duas temporadas. Recordista de jogos nas categorias de base com 106 jogos entre 2014 e 2019, Leonardo Duarte volta para o clube onde começou sua carreira aos 14 anos de idade. Ele nasceu em Salto e começou na base como atacante pela direita. Com qualidades de marcação e subida ao ataque, além de finalizador, aos poucos foi sendo utilizado como lateral- direito. Em 2019, quando chegou às semifinais do Paulista Sub-20, o lateral marcou 3 gols, contra Juventus, Corinthians e Red Bull. Léo Duarte também é o atleta da base que mais disputou a Copa São Paulo. Foram 4 edições de 2016 a 2019. Ele retorna ao Ituano após duas temporadas no Vila Nova de Goiânia.

Dois atacantes - O Galo anunciou outros dois primeiros reforços para a temporada de 2024. Os atacantes Salatiel, 31 anos e Pablo Diogo, 30, realizaram os exames médicos e assinaram seus contratos até o final de 2024. Salatiel é paulista de Ferraz de Vasconcelos. Nasceu em 20 de setembro de 1992. Começou na base do Olé Brasil de Ribeirão Preto e defendeu o Sub-20 do Votoraty. Como profissional, jogou no interior de São Paulo na Matonense e no São Carlos. Fora do futebol paulista jogou pelo Maringá, Juazeirense da Bahia, Caldense, Sampaio Corrêa, Remo, Náutico, em duas temporadas disputou a Série B pelo Londrina e neste ano atuou pelo Botafogo de Ribeirão Preto.
Em 2019, Salatiel foi o artilheiro da Série C pelo Sampaio Corrêa, marcando 8 gols e em 2021 foi campeão Paranaense pelo Londrina. O gol do título saiu após sua finalização quando o goleiro do Cascavel deu rebote. O atacante marcou 4 gols na campanha.
O outro reforço é o extremo Pablo Diogo, campeão da Série B pelo Vitória de Salvador. Natural de Campinas, Pablo nasceu em 18 de dezembro de 1992. Iniciou a carreira na base do Guarani onde jogou até 2012. Entre 2013 e 2014 jogou no Oeste, em 2015 foi para o América de Belo Horizonte e no ano seguinte defendeu o Atlético. Após o Campeonato Mineiro, foi emprestado para o Vegalta Sendai do Japão e retornou ao Galo no ano seguinte. Em 2018 foi emprestado ao Coritiba e depois do Paranaense foi jogar no Santa Clara de Portugal na temporada 2018/19.
Em 2020 e 2021 retornou ao Guarani onde disputou o Paulista e a Série B. No ano passado defendeu a Chapecoense e nesta temporada jogou o Paulista pelo Santo André onde marcou um gol e fez uma assistência. Na Série B, foi campeão Brasileiro pelo Vitória.
Person fica - O meia Eduardo Person, destaque do Ituano no Campeonato Paulista quando chegou às semifinais, renovou contrato até o final de 2025. A informação foi confirmada após reunião com o executivo Beto Souza. Person chegou como reforço para esta temporada e jogou as 14 partidas da campanha do Paulista. Foi artilheiro do time com 3 gols e ainda o garçom com 3 assistências, participando de 6 dos 12 gols que o Ituano marcou: 50% dos gols do time que chegou às semifinais contra o Palmeiras após eliminar o Corinthians nas quartas de finais. Eduardo Person é catarinense de Garuva e completa 27 anos de idade no próximo dia 24 de janeiro.
No segundo semestre, o meia teve uma lesão que o afastou de 15 jogos da Série B, sendo 5 no 1º turno e 10 no 2º turno. Quando retornou aos gramados, ajudou o time ao marcar um bonito gol de fora da área contra o Sampaio Corrêa, na vitória por 2 a 1, no Novelli Júnior, antepenúltima rodada.
Jonathan - O lateral-esquerdo Jonathan Silva, que chegou no início da Série B, vindo do Almería da Espanha, prolongou seu contrato até o final do Campeonato Paulista, em abril. Nascido em Japeri, ele começou no Botafogo do Rio. Pelo Ituano, Jonathan foi titular nos dois jogos da Copa do Brasil contra o São Paulo e fez dois jogos no início da Série B. Teve uma lesão que o afastou dos gramados, só retornando nas últimas rodadas da competição.