Posted by Portal Esportivo Sorocaba
Mestre Pako Oliveira recebe
graduação mundial máxima
 |
Mestre Pako Oliveira, na Tailandia graduação máxima no muay thai mundial - Imagens: Divulgação |
Redação /Esportivo Regional Twitter / Instagram / Facebook / Email
ER Sorocaba (21/03) - Este mês de março de 2024, mais precisamente, dia 15 de março vai ficar gravado na vida do treinador brasileiro, da região de Sorocaba e Votorantim, Pako Oliveira. Nesta data ele recebeu graduação máxima do muay thai tailandês no berço mundial do esporte.
"Nesse dia recebi Khan, graduação máxima do muay thai ouro. No mesmo dia sua esposa a atleta Andressa foi graduada com o " 10 Khan prapachet vermelho": Nada é fácil desde a vinda para a Tailândia esse ano, mas com ajuda de amigos, professores, da Secretaria de Esportes, estamos aqui para representar bem o Brasil no melhor muay thai mundial.

Pako Oliveira contou um pouco de sua história " Eu sempre gostei de lutas, ficava vendo filmes de artes marciais que tinham na minha época. Inclusive o Telecach, onde tinha o Fantomas, Música,Ted Boy Marino e outros. Desta forma minha paixão pelas lutas foi aumentando. eu passava em frente as academias e ficava vendo um pouco dos treinos, mas meus pais não tinham condições de pagar para eu participar. Meu pai era pedreiro e minha mãe era costureira, e tenho muito orgulho deles", conta Pako Oliveira.
"Mas quando eu comecei a trabalhar, peguei o meu primeiro salário e no outro dia fui para academia, isso eu tinha 15 para 16 anos de idade. Quando coloquei o pé no tatame, e fiz minha primeira aula, falei pra mim mesmo, que ia ser o melhor lutador desse estilo e um ótimo mestre. E quando eu me formar ria trabalhar com projetos sociais para as crianças que não tem condições de pagar uma academia", recordo o agora mais graduado mestre brasileiro do legítimo muay thai tailandês.
 |
Pako Oliveira e esposa Andressa: graduação na Tailândia
|
"Ainda hoje há muitas crianças que não têm condições e querem fazer arte marcial, mas não podem por questões financeiras. Nosso projeto que iniciamos há muito tempo em Votorantim tinha esse intuito: tirar as crianças da rua, ensinar a disciplinas das arte marcial, caráter, auto confiança e respeito. E é isso que temos feito nestes 20 anos de projetos sociais, onde resgatamos muitos jovens do caminho errado através do esporte, o muay thai e várias modalidades de que ensinamos em nosso Centro de Treinamento", destacou.

Segundo o agora mestre mundial em muay thai tailandês, todos esses jovens tem uma profissão: "São pessoas de bem e nos contam que fomos uma inspiração para eles. Alguns seguiram seus caminhos, outros se tornaram atletas e outros fizeram ou fazem Faculdades de Educação Física, Nutrição e Fisioterapia. E isso nos deixa muito feliz e com a certeza que estamos cumprindo nossa missão", explica mestre Pako.
Missão contiua - "Nunca tivemos apoio de ninguém nesse projeto, o único apoio era nosso mesmo. Eu sempre acreditei no meu projeto. Fiz grandes lutadores e professores, nessa minha jornada na arte marcial. Sou pioneiro nas artes marciais em Votorantim e graças a Deus tenho os respeito e o carinho de todos os mestre de arte marcial da nossa região e do Brasil. E vamos seguir agora com muito mais determinação continuar competindo, levando vitórias para o Brasil lá fora e o mais importante, revelando talentos e formando cidadãos para a sociedade", finaliza Pako Oliveira