E não foi dessa vez que o Ituano voltou a vencer. Na noite deste sábado, 22 de junho, o Galo de Itu só empatou com o Brusque por 1 a 1, no estádio Novelli Júnior, em Itu, em jogo da 12ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O resultado, o Galo soma cinco jogos sem vencer e tem somente oito pontos e duas vitórias, na 19ª e penúltima posição. O Brusque vinha de dois bons resultados, vencendo Ceará e empatando contra o Avaí, somou um ponto fora de casa, mas segue no Z4 com 11 pontos, em 18º lugar.
Próximo jogo - Na 13ª rodada o Ituano enfrenta o Ceará no sábado, 29 de junho na Arena Castelão, às 21h. Aliás a sequência do Galo é "indigesta". Depois do Vozão, em Fortaleza, encara o Botafogo em Itu, Santos na Vila Belmiro e CRB no Rei Pelé em Maceió.
Primeiro tempo - A partida começou com os dois times buscando o gol e criando chances no ataque. Quem chamou a atenção, porém, foi o goleiro Jefferson Paulino. Aos 23, após cruzamento do Brusque pela esquerda, o zagueiro do time paulista, Marcel, deixou o braço aberto que acabou atingido pela bola. Após consulta ao VAR, o pênalti foi assinalado. Olávio cobrou no canto esquerdo forte, o goleiro do Ituano saltou bem e defendeu a cobrança.
Apesar do lance da penalidade, os dois times apresentavam no primeiro tempo o futebol que resumia bem a posição de ambos na zona de rebaixamento: pouca criatividade e técnica. Assim, a primeira etapa teve pouca emoção, com o Brusque mais organizado e lúcido, porém, pouco efetivo. etapa.
Segundo tempo - Se o primeiro tempo foi pobre tecnicamente, o segundo tempo começou diferente. Logo aos oito minutos, Mateus Pivô saiu jogando errado e entregou a bola nos pés de José Aldo. O atacante proveitou e bateu forte no ângulo do goleiro Matheus Nogueira. Se o Ituano acertou o ângulo, o time catarinense respondeu na mesma moeda. Aos 20, Paulinho Moccelin avançou pela esquerda e bateu de fora da área no ângulo de Jefferson Paulino, que pouco pode fazer. Os dois times ainda buscaram o resultado positivo, mas o placar ficou no 1 a 1
Desempenho - Com o ano de 2024 chegando à sua metade, o desempenho do Ituano vem sendo muito abaixo do que o seu torcedor esperava. Totalizando Paulistão (já encerrado com 12 partidas) e Série B do Brasileiro (12 rodadas até agora), foram 24 jogos com 14 pontos e um aproveitamento de 19,4%, coms três vitórias, cinco empates e 16 derrotas, 19 gols marcados e 45 sofridos.
No estadual, onde foi rebaixado para a Série A2 de 2025, o Galo fez seis pontos em 12 jogos, com uma vitória, três empates e oito derrotas, cinco gols pró e 19 contra. Até agora no Brasileiro, passadas 12 rodadas, são oito pontos com duas vitórias, dois empates e oito derrotas, 14 gols marcados e 26 sofridos.
Times e apito
Ituano - Jefferson Paulino; Léo Oliveira, Claudinho, Marcel e Kauan Richard (Léo Duarte); Rodrigo (Gabriel Falcão), José Aldo, Bruno Alves (Leozinho) e Yann Rolim (Jean Pyerre); Vinícius Paiva e Thonny Anderson. (Salatiel). Técnico: Alberto Valentim
Brusque - Matheus Nogueira; Pivô, Wallace, Éverton Alemão e Marcelo; Rodolfo (Maurício), Marcelo Serrato e Dionísio (Diego Tavares); Dentinho (Madison), Olávio (Wellissol) e Paulinho Moccelin (Diego Mathias).Técnico: Luizinho Vieira
Árbitro: Marcio dos Santos Oliveira (AL); assistentes: Eduardo Goncalves da Cruz (MS) e Maria de Fatima Mendonca da Trindade (AL); VAR: Thiago Lourenço de Mattos (SP)
Cartões Amarelos: Ituano: Thonny Anderson, José Aldo, Claudinho, Marcel, Bruno Alves e Rodrigo
Brusque: Wallace
Local:Novelli Junior, Itu
Gols: Ituano: José Aldo 8’ 2ºT; Brusque: Paulinho Moccelin 20’ 2ºT