Projeto de revelação de
talentos é aprovado pelo Estado
|
Boxe: Uma Luz para o Futuro: projeto foi aprovado pela Lei Paulista de Incentivo ao Esporte - Fotos: Divulgaçao |
Redação /Esportivo Regional
ER Sorocaba (08/07)
Twitter / Instagram / Facebook / Email
O projeto Social “Boxe: Uma Luz para o Futuro, da Liga Sorocabana de Boxe & Artes Marciais, foi aprovado pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte.
Segundo o diretor da Lisoboxe, Vladimir Godoi, a Lei Paulista de Incentivo ao Esporte é uma importante ferramenta que desempenha um papel fundamental na promoção da prática esportiva para a formação cidadã de crianças e jovens, na formação de atletas e até para a descoberta de talentos, que podem garantir muitas conquistas ao esporte brasileiro. Além de fortalecer as estruturas esportivas no Brasil por meio do fomento ao esporte de base até o alto rendimento.
Segundo ele, o direcionamento de recursos para esses projetos esportivos é feito através de incentivos fiscais de apoiadores e patrocinadores, isso permite que crianças e jovens pratiquem mais atividades esportivas, promove a inclusão social e contribui para a formação de cidadãos mais ativos e saudáveis.
"Para ter um projeto aprovado na LPIE, a antidade deve cumprir com alguns requisitos, como: entregar uma documentação, o plano de trabalho e planilha orçamentária, para que os técnicos da Secretaria possam analisar. Depois dessa análise e aprovação, é publicado o diário oficial do Estado de São Paulo, no qual a Entidade recebe autorização do Estado para a segunda etapa, que é a captação do Patrocínio (fase em que o Projeto da LISOBOXE se encontra agora). Por fim, a terceira fase é um pedido feito ao governo do Estado, de liberação para executar o Projeto. E após essa liberação, o Projeto poderá ser desenvolvido, com a condição de enviar regularmente uma prestação de contas detalhada e precisa do uso do dinheiro", explicou o dirigente.
Segundo Vladimir, para as empresas patrocinarem um destes projetos desportivos, investem parte do que pagariam de Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação – ICMS, para financiar o projeto, ou seja, o patrocinador destinará os recursos ao projeto e abaterá o valor investido, do pagamento do ICMS, assim podendo acompanhar de perto o trabalho realizado com esse valor e até transformar num benefício para a comunidade próxima da empresa, levando o Projeto para o local ou na mesma cidade.
Ele detalha que as empresas qualificadas para serem patrocinadoras, são as contribuintes do ICMS, que estejam cadastradas no Programa de Incentivo ao Esporte (PIE) no site da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (as orientações para efetivação do referido cadastro podem ser colhidas junto à Secretaria da Fazenda). Cumprindo estes requisitos, o patrocinador deverá entrar em contato com a Entidade Proponente do projeto (ou vice e versa), que deverá ser o responsável pela elaboração e apresentação do projeto junto à Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, bem como sua futura execução e prestação de contas.
O projeto - O programa “Boxe: Uma Luz para o Futuro” da Lisoboxe foi criado em 2004 pelo professor Vladimir Juliano de Godoi, Profissional de Educação Física referência no Boxe Brasileiro e membro da Academia Brasileira de Treinadores do COB, com o objetivo de promover a socialização de crianças e adolescentes em situações de alto risco social, nas cidades de Sorocaba e região, utilizando o Boxe como ferramenta para desenvolvimento pessoal e inclusão social.
Através dele são ensinados valores que possibilitam uma nova perspectiva de vida para os meninos e meninas participantes do projeto, bem como suas famílias.
Atualmente, o projeto conta com 7 núcleos na cidade de Sorocaba e Votorantim, com um total de 238 alunos e na sua metodologia constam duas (2) aulas semanais com 1 hora de duração, eventos especiais esportivos, como: Encontro LISOBOXE e Graduação, também são fornecidos, de forma gratuita, uniformes do projeto e equipamentos para os alunos, como luvas, sacos de pancada, cordas, bandagens, protetores bucais, em parceria com a Sequav - Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida de Sorocaba.
Capacitação - Segundo o dirigente, os professores do projeto também são beneficiados com uma capacitação através de seminários semanais (Escola de Treinadores), para entenderem melhor os conceitos e fundamentos da metodologia, desenvolvida pelo gestor, Prof. Vladimir, que qualifica os professores e instrutores, organiza e faz a gestão do Projeto, dos eventos e das aulas. Este trabalho é mantido pela Liga através de apoios e patrocínios de poder público, cidadãos e empresas comprometidas com a responsabilidade social e/ou altruísmo.
Talentos revelados - O projeto já revelou grandes potenciais do boxe, como Abner Teixeira, medalhista olímpico em Tóquio 2020 e classificado para as Olímpiadas em Paris 2024; Luiz Carvalho, campeão paulista 2021 e ex-integrante da seleção brasileira de boxe; Laryssa Galdino, vice-campeã dos Jogos Abertos 2022 e campeã do Desafio Internacional de boxe 2023, dentre outros grandes atletas que foram formados no Projeto Social da Liga