Pages - Menu

06/08/2024

Votorantinense medalhista em Paris 2024

Lauren repete feito por sorocananos
 
 e garante medalha para região


Lauren Leal, no mínimo prata em Paris
Fotos: Rede Social


Rivail Oliveira  /Esportivo Regional
ER Sorocaba  (06/08)
Twitter / Instagram / Facebook / Email


Uma das representantes do esporte regional nos Jogos Olímpicos de Paris, 2024, a votorantinense Lauren Leal, entra para a história a conseguir uma medalha em Jogos Olimpicos para a região.  Ela se igual ao lado do boxeador Abner Teixeira,  que foi bronze em Tóquio em 2021 .  Lauren brilhou pós  após  vitória brilhante nesta terça-feira, 6 de agosto por 4 a 2 diante da Espanha, campeã mundial. 


 Depois de uma primeira fase de altos e baixos, o Brasil se recuperou nas quartas e eliminou as francesas, donas da casa por 1 a 0, num jogo duríssimo. E nas semifinais, o time de Lauren, eu foi titular e fez uma boa partida diante das campeãs mundiais, impôs uma vitória categórica por 4 a 2. Na final o Brasil encara a forte seleção dos Estados Unidos, sábado, 12h.

Lauren falou depois do jogo em sua rede social da passagem inédita para a final olímpica: "Momento único vestindo essa camisa, muito feliz pela vitória e classificação"mais um passo importantíssimo para o nosso Brasil", disse a jogador do Kansas City, da Liga profissional dos Estados Unidos. Por sinal a temporada de Lauren vem sendo muito boa. Além das boas presenças na seleção, ela vem se firmando no ótimo time do Kansas, que briga pelas primeiras posições na Liga dos EUA. E até já marcou seu gol: "O primeiro a gente nunca esquece", explica.

Lauren, 20 anos, joga pelo clube que é o atual bicampeão do National Women’s Soccer League (NWSL),  a Liga Nacional de Futebol Feminina dos EUA por onde atua a atacante brasileira Debinha. Segundo Lauren, em entrevistas para a imprensa regional (Band FM), o  futebol feminino  vem evoluindo no Brasil.


 No Mundial de 2023, vencido pelas espanholas, que foram superadas pelas brasileiras nesta semana o futebol feminino vem mostrando  o interesse e estádios  já começam a lotar "Basta o envolvimento do público, os patrocinadores, para ver que investir gera resultado: com investimento, as coisas podem mudar e as coisas acontecem. Como no Brasil, por exemplo, a CBF investiu muito bem. Não teve resultado dessa vez, mas ele virá com o tempo”,  destacou.


A carreira - Contratada neste ano como mais novo reforço do Kansas  City Current (KC) para a Liga dos EUA e com a número 78 na camisa, a zagueira Lauren Leal,natural de  Votorantim, defendeu o Centro Olímpico e o São Paulo FC, além do  Madrid. Esteve com a  Seleção Brasileira no último Mundial, na Austrália na Nova Zelândia.Lauren começou a carreira em 2017 e fez 4 partidas no São Paulo; em 2018 foram 4 jogos no Centro Olímpico. Voltou ao São Paulo e jogou no Tricolor de 2018 a 2021 e fez 71 jogos no clube, marcando dois gols. De 2021 a 2023 defendeu o Madrid e fez 43 jogos no time espanhol  marcando dois gols.


Na Seleção jogou as categorias sub17, sub18 e sub20 onde jogou o Sul Americano nestas duas últimas categorias, sendo campeã brasileira sub-18, e bi sul americana no 17 e no 20. Disputou ainda o Mundial sub17 em 2018, o Mundial Sub-10 em 2022 com seis jogos pelo Brasil. Com as duas partidas que jogou no Mundial da Austrália, Lauren totaliza em sua carreira, ainda novam oito partidas oficiais com a camisa da seleção.  No Kansas, a zagueira ja fez cinco jogos e marcou um gol. No Madrid foram 43 jogos e dois gols


Na seleção brasileira já foram quatro jogos nesta Olimpíada de Paris;  dois jogos na Copa do Mundo de 2023 na Nova Zelandia; dois jogos na Copa Ouro de 2024; quatro jogos na She Believe Cup; seis jogos no Sul Americano sub-20; seis jogos no Mundial sub-20; três jogos no Sul Americano sub-17 e participação no Mundial sub-17 e um jogo  no Intercontinental, totalizando 28 jogos, entre a seleção principal e de bases.


Outros medalhistas da região

Natural de Sorocaba, Abner Teixeira começou no boxe quando era adolescente  no  projeto “Boxe – uma luz para o futuro”, na Lisoboxe, treinado pelo professor Vladimir Godoi. Nos Jogos Pan-Americanos de 2019, realizados em Lima, no Peru, o peso pesado conquistou a medalha de bronze.  Nos Jogos Sul-Americanos de 2022, conquistou o ouro na categoria superpesado. Nos Jogos Olímpicos de 2020, realizados em Tóquio,  conquistou a quinta medalha de bronze do boxe brasileiro na história dos Jogos Olímpicos - Servílio de Oliveira (Cidade do México 1968) e Adriana Araújo, Yamaguchi Falcão e Esquiva Falcão (Londres 2012) também  conquistaram a medalha. Em 2024, Abner Teixeira da Silva Junior, disputou as oitavas de final na categoria superpesado (+92kg) dos Jogos Olímpicos 2024 em  Paris e em sua segunda Olim´píada foi derrotado pelo equatoriano Gerlon Gilmar Congo Chala.  Numa luta acirrada  perdeu por pontos,  4x1.


A central Ana Beatriz Corrêa (Bia),  é outra sorocabana medalhista olímpica. Foi prata em Tóquio 2020. Hoje com 32 anos, ela joga pelo Sesi Bauru, depois de passar pelo Osasco E Sesi SP.Foi anunciada Pelo Sesi Bauru  para a temporada 2024/2025 A central chegou para a equipe bauruense após três temporadas no exterior, a última pelo Roma Volley Club Femminile, da Itália. Na Olimpíada de Tóquio de 2020, com a  seleção feminina  o time comandado pelo técnico José Roberto Guimarães ficou com a prata após ser derrotado na final pelos Estados Unidos,  por 3 sets a 0.


A sorocabana Lilian Gonçalves foi bronze em 2000 no basquete feminino. Na disputa com a Coreia do Sul o Brasil ganhou de 84 a 73 na prorrogação e leva o bronze. A equipe tinha ainda:Janeth Arcain, Ilisaine David, Helen Luz, Sílvia Luz, Cláudia Neves, Alessandra Oliveira, Adriana Pinto, Cíntia Tuiú, Adriana Santos, Kelly Santos e Marta Sobral.

Começou aos oito anos, em uma escolinha do Clube Atlético Minercal, em Sorocaba. Aos 14 anos;  passou pelo  BCN/Piracicaba,  BCN/Osasco,  Em 1999, foi chamada  para a seleção brasileira que participou dos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg e em 2000 foi aos Jogos Olímpicos de Sydney, quando conquistou a medalha de bronze. Esteve  nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em 2003, e ganhou a medalha de bronze. É formada em educação física com pós-graduação em Treinamento em Alto Rendimento, na Universidade Federal de São Paulo.


Brenno Oliveira Fraga Costa, sorocabano, hoje 25 anos, foi goleiro do Grêmio e conquistou a medalha de ouro com a seleção brasileira de futebol masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, vencendo a Espanha por 2 a 1, gol decisivo na prorroigaçao.  ascido em Sorocaba, o arqueiro de 1,90m começou a carreira no Desportivo Brasil, clube de Porto Feliz, cidade do interior de São Paulo, em 2013. Chegou a passar um curto período emprestado ao Shandong Luneng, da China, quando retornou ao país natal. Em 2023 jogou pelo Bari-ITA.















Nenhum comentário:

Postar um comentário