e garante medalha para região
Lauren Leal, no mínimo prata em Paris Fotos: Rede Social |
Rivail Oliveira /Esportivo Regional
ER Sorocaba (06/08)
Twitter / Instagram / Facebook / Email
Uma das representantes do esporte regional nos Jogos Olímpicos de Paris, 2024, a votorantinense Lauren Leal, entra para a história a conseguir uma medalha em Jogos Olimpicos para a região. Ela se igual ao lado do boxeador Abner Teixeira, que foi bronze em Tóquio em 2021 . Lauren brilhou pós após vitória brilhante nesta terça-feira, 6 de agosto por 4 a 2 diante da Espanha, campeã mundial.
Depois de uma primeira fase de altos e baixos, o Brasil se recuperou nas quartas e eliminou as francesas, donas da casa por 1 a 0, num jogo duríssimo. E nas semifinais, o time de Lauren, eu foi titular e fez uma boa partida diante das campeãs mundiais, impôs uma vitória categórica por 4 a 2. Na final o Brasil encara a forte seleção dos Estados Unidos, sábado, 12h.
Lauren, 20 anos, joga pelo clube que é o atual bicampeão do National Women’s Soccer League (NWSL), a Liga Nacional de Futebol Feminina dos EUA por onde atua a atacante brasileira Debinha. Segundo Lauren, em entrevistas para a imprensa regional (Band FM), o futebol feminino vem evoluindo no Brasil.
No Mundial de 2023, vencido pelas espanholas, que foram superadas pelas brasileiras nesta semana o futebol feminino vem mostrando o interesse e estádios já começam a lotar "Basta o envolvimento do público, os patrocinadores, para ver que investir gera resultado: com investimento, as coisas podem mudar e as coisas acontecem. Como no Brasil, por exemplo, a CBF investiu muito bem. Não teve resultado dessa vez, mas ele virá com o tempo”, destacou.
A carreira - Contratada neste ano como mais novo reforço do Kansas City Current (KC) para a Liga dos EUA e com a número 78 na camisa, a zagueira Lauren Leal,natural de Votorantim, defendeu o Centro Olímpico e o São Paulo FC, além do Madrid. Esteve com a Seleção Brasileira no último Mundial, na Austrália na Nova Zelândia.Lauren começou a carreira em 2017 e fez 4 partidas no São Paulo; em 2018 foram 4 jogos no Centro Olímpico. Voltou ao São Paulo e jogou no Tricolor de 2018 a 2021 e fez 71 jogos no clube, marcando dois gols. De 2021 a 2023 defendeu o Madrid e fez 43 jogos no time espanhol marcando dois gols.
Na Seleção jogou as categorias sub17, sub18 e sub20 onde jogou o Sul Americano nestas duas últimas categorias, sendo campeã brasileira sub-18, e bi sul americana no 17 e no 20. Disputou ainda o Mundial sub17 em 2018, o Mundial Sub-10 em 2022 com seis jogos pelo Brasil. Com as duas partidas que jogou no Mundial da Austrália, Lauren totaliza em sua carreira, ainda novam oito partidas oficiais com a camisa da seleção. No Kansas, a zagueira ja fez cinco jogos e marcou um gol. No Madrid foram 43 jogos e dois gols
Na seleção brasileira já foram quatro jogos nesta Olimpíada de Paris; dois jogos na Copa do Mundo de 2023 na Nova Zelandia; dois jogos na Copa Ouro de 2024; quatro jogos na She Believe Cup; seis jogos no Sul Americano sub-20; seis jogos no Mundial sub-20; três jogos no Sul Americano sub-17 e participação no Mundial sub-17 e um jogo no Intercontinental, totalizando 28 jogos, entre a seleção principal e de bases.
Outros medalhistas da região
Natural de Sorocaba, Abner Teixeira começou no boxe quando era adolescente no projeto “Boxe – uma luz para o futuro”, na Lisoboxe, treinado pelo professor Vladimir Godoi. Nos Jogos Pan-Americanos de 2019, realizados em Lima, no Peru, o peso pesado conquistou a medalha de bronze. Nos Jogos Sul-Americanos de 2022, conquistou o ouro na categoria superpesado. Nos Jogos Olímpicos de 2020, realizados em Tóquio, conquistou a quinta medalha de bronze do boxe brasileiro na história dos Jogos Olímpicos - Servílio de Oliveira (Cidade do México 1968) e Adriana Araújo, Yamaguchi Falcão e Esquiva Falcão (Londres 2012) também conquistaram a medalha. Em 2024, Abner Teixeira da Silva Junior, disputou as oitavas de final na categoria superpesado (+92kg) dos Jogos Olímpicos 2024 em Paris e em sua segunda Olim´píada foi derrotado pelo equatoriano Gerlon Gilmar Congo Chala. Numa luta acirrada perdeu por pontos, 4x1.A central Ana Beatriz Corrêa (Bia), é outra sorocabana medalhista olímpica. Foi prata em Tóquio 2020. Hoje com 32 anos, ela joga pelo Sesi Bauru, depois de passar pelo Osasco E Sesi SP.Foi anunciada Pelo Sesi Bauru para a temporada 2024/2025 A central chegou para a equipe bauruense após três temporadas no exterior, a última pelo Roma Volley Club Femminile, da Itália. Na Olimpíada de Tóquio de 2020, com a seleção feminina o time comandado pelo técnico José Roberto Guimarães ficou com a prata após ser derrotado na final pelos Estados Unidos, por 3 sets a 0.
A sorocabana Lilian Gonçalves foi bronze em 2000 no basquete feminino. Na disputa com a Coreia do Sul o Brasil ganhou de 84 a 73 na prorrogação e leva o bronze. A equipe tinha ainda:Janeth Arcain, Ilisaine David, Helen Luz, Sílvia Luz, Cláudia Neves, Alessandra Oliveira, Adriana Pinto, Cíntia Tuiú, Adriana Santos, Kelly Santos e Marta Sobral.
Começou aos oito anos, em uma escolinha do Clube Atlético Minercal, em Sorocaba. Aos 14 anos; passou pelo BCN/Piracicaba, BCN/Osasco, Em 1999, foi chamada para a seleção brasileira que participou dos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg e em 2000 foi aos Jogos Olímpicos de Sydney, quando conquistou a medalha de bronze. Esteve nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em 2003, e ganhou a medalha de bronze. É formada em educação física com pós-graduação em Treinamento em Alto Rendimento, na Universidade Federal de São Paulo.
Brenno Oliveira Fraga Costa, sorocabano, hoje 25 anos, foi goleiro do Grêmio e conquistou a medalha de ouro com a seleção brasileira de futebol masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, vencendo a Espanha por 2 a 1, gol decisivo na prorroigaçao. ascido em Sorocaba, o arqueiro de 1,90m começou a carreira no Desportivo Brasil, clube de Porto Feliz, cidade do interior de São Paulo, em 2013. Chegou a passar um curto período emprestado ao Shandong Luneng, da China, quando retornou ao país natal. Em 2023 jogou pelo Bari-ITA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário