Ituano acaba com
invencibilidade do Campinas
Ituano venceu Campinas após derrota no ABC para Santo André Foto: Juca Ferreira |
Redação /Esportivo Regional
ER Sorocaba - 01/10/2024
esportivoregional@hotmail.com
O Ituano Basquete conseguiu se reencontrar com a vitória no Campeonato Paulista 2024, ao vencer o Unimed Campinas, por 75 a 65, nesta quinta-feira (26), em Itu. Com a vitória sobre o atual líder do estadual, o rubro-negro deu fim à invencibilidade das campineiras. Apesar do resultado positivo, o rubro-negro ainda teve muitas oscilações na partida, ora abrindo boa vantagem ora vendo o adversário encostar no placar, com dificuldades especialmente na defesa. Dessa forma, as parciais da partida foram 24x11, 15x15, 21x18 e 15x21.
“As meninas [de Campinas] são de muita qualidade, estavam invictas, então dá para ver o quanto elas vêm bem no campeonato. A gente sabia que ia ser um jogo muito difícil”, comenta a lateral ituana Tainá Paixão.
Para o treinador do Galo, Antônio Carlos Barbosa, a predominância campineira nos rebotes foi um fator de desequilíbrio no jogo. “Mas também nós temos um time forte, bem qualificado, jogadoras de bom nível técnico. E estamos tendo um bom aproveitamento de três pontos, mantendo uma média de 40%, que para [o basquete] feminino, é uma média bastante alta”, completa ele.
A maior pontuadora do Galo foi a pivô Gabi Guimarães, com um duplo-duplo de 22 pontos e 10 rebotes; seguida por Paixão, com 20 pontos, e Leila, com 13 tentos. “Ainda temos uns momentos em que trava um pouco o jogo, por falta mesmo de entrosamento, mas isso com o decorrer do campeonato vai melhorando. E a gente tá indo bem por enquanto. Dá para melhorar bastante, mas a gente tá feliz por enquanto com os resultados que a gente vem tendo. Mas a gente sabe que daqui para frente isso fica cada vez mais difícil, então melhorando, treinando e entrosando cada vez mais”, afirma Paixão.
Derrota no ABC - Enfrentando o A.D. Santo André, no ABC Paulista, na noite desta segunda-feira (23), o Ituano Basquete acabou sofrendo sua primeira derrota no Campeonato Paulista. Com um segundo quarto muito abaixo de seu potencial, o rubro-negro foi superado por 84 a 74. Com uma formação inicial diferente das partidas anteriores - mantendo Gabi, Joice, Lee Lisboa e Tainá Paixão, mas com Leila no lugar de Larissa - o rubro-negro começou bem no ataque, mas com problemas na defesa. No primeiro quarto, as equipes revezaram a liderança, mas o Santo André levou a melhor, vencendo a parcial por 27 a 25.
Na metade do segundo período, as donas da casa começaram uma arrancada, aproveitando-se dos muitos erros ituanos e levaram a partida para o intervalo com 14 pontos de vantagem, com mais uma parcial vencida, dessa vez por 26 a 14. Na volta para o segundo tempo, as andreenses continuaram mais eficientes e fortes na defesa, chegando a abrir uma vantagem de 22 pontos. Foi apenas nos minutos finais do terceiro período que o Galo conseguiu se recolocar na partida, chegando a vencer o quarto, por 18 a 13.
Assim como o início do duelo, o último período foi mais equilibrado. O Ituano chegou a diminuir a vantagem andreense para apenas 8 pontos e ensaiou voltar a embalar com a sequência de algumas bolas convertidas, mas sem sucesso para reverter o placar. A novidade no quinteto inicial, a lateral Leila foi a maior pontuadora do Ituano no confronto, com 20 pontos. Seguida por Gabi Guimarães, que registrou um duplo-duplo com 16 tentos e 11 rebotes; Paixão, com 12 pontos, e Lee Lisboa, que teve um duplo-duplo com 11 tentos e 11 rebotes.
Sequência fora de casa - O Ituano terá pela frente três jogos fora de casa, começando pelo Corinthians, na próxima segunda-feira (30), às 20h00, em São Paulo. Em seguida, enfrenta o Pontz São José, em São José dos campos, no dia 03, e o BAX Catanduva, em Catanduva, no sábado (05). O Ituano Basquete é patrocinado pela IFC/Cobrecom, Empresas Maggi, PLAZA Shopping Itu, Supermercados Alvorada, GIESPP, EPPO Cidades Inteligentes e Controle Contábil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário