Renasce conhece início da caminhada
|
Renasce disputa Superliga B - Foto: Divulgação/Renasce Sorocaba
|
ER Sorocaba - 15 /11/2024
Redação /Esportivo Regional
esportivoregional@hotmail.com
Agora é oficial ! A Confederação Brasileira de Voleibol, CBV, promotora da Superliga B, confirmou os primeiros jogos do Renasce Vôlei Sorocaba na competição. A estreia será em casa, dia 28 de novembro (5ªfeira), às 19h30, contra Londrina, no ginásio do Sesi de Sorocaba.
O segundo jogo será contra o Clube de Regatas Flamengo, dia 8 de dezembro, também às 19h30 e também no Sesi. A equipe carioca é outra da que disputa a Superliga A, esta com o apoio do Sesc. Na terceira rodada, dia 13 de dezembro, o primeiro jogo fora: contra a Pinhalense, no ginásio Neuro Isidoro, em Pinhalzinho, Santa Catarina.
Regulamento - Promovida pela CBV, a Superliga B Feminina 2024/25 terá 14 times na disputa pelas duas vagas de acesso à elite do voleibol feminino (Superliga A). A competição começa no dia 28 de novembro deste ano e vai até 30 de março de 2025.
As equipes se enfrentam em turno único. A primeira fase vai até o fim de fevereiro. Os oito primeiros avançam para os playoffs. As quartas de final serão disputadas em dois jogos, e as semifinais em melhor de três. A final será em jogo único, com sede a ser definida. Os dois finalistas garantem acesso.
Os participantes são América-RN, Ascade-DF, Ceará-CE, Chapecó-SC, Curitiba-PR, Flamengo-RJ, Irati-PR, Londrina-PR, Louveira-SP, Pinhalense-SC, Recife-PE, Renasce Vôlei Sorocaba, São Caetano-SP, Tijuca-RJ.
Fala treinador - “Estamos em ritmo de treinamento forte, tentando informações sobre os adversário e preparando ao máximo nossa equipe. Competição difícil e, na qual, mais uma vez, contamos com a força da nossa torcida. E lembramos que os ingressos seguem gratuitos e com promoções de solidariedade. Para o primeiro jogo, arrecadaremos litro de leite, por exemplo, para doação a entidade. Esse é o espírito do Renasce Vôlei Sorocaba, o de ajudar a comunidade e ter sintonia com nossa cidade”, comentou o técnico Clóvis Granado.
Temporada passada - Como foi formada? - Dos times que estão na disputa, o São Caetano foi rebaixado da Superliga Feminina 2023/24. O Bluvôlei-SC, que também caiu, não cumpriu requisitos de regularidade financeira estipulados no regulamento. Com isso, o Irati, que ficou em nono na última Superliga B, ficou com a vaga.
No ano passado, Mackenzie e Brusque subiram para a Superliga Feminina. Os times que ficaram entre o terceiro e o oitavo lugar seguiram na B: Recife, Curitiba, Tijuca, Renasce Sorocaba, Chapecó e Natal, além do Irati. O Ascade-DF, que tinha sido rebaixado, retornou pelo título da chave Centro-Oeste da Superliga C. Pinhalense-SC (Sul) Ceará (Nordeste), e Flamengo (Sudeste) também garantiram o acesso pelo título nas regionais. O Ferroviário, de Rondônia, ganhou no Norte, mas abriu mão da vaga.
Uma repescagem seria disputada com os vices de cada regional, mas só Londrina e Louveira confirmaram participação e acabaram com as vagas de forma direta.
Treinos e jogos Abertos – A equipe do Renasce Vôlei Sorocaba segue em treinamento em dois períodos – manhã, físico; tarde, técnico e tático – usando a estrutura do Sesi de Sorocaba.
O time tem outro desafio além da Superliga B: os Jogos Abertos do Interior. Esta, também chamada de “Olimpíadas Caipira”, entra em sua 86ª edição e será realizada entre os dias 7 e 21 de dezembro, em São José do Rio Preto. O Renasce é o atual bicampeão do vôlei feminino, como representante de Sorocaba. Na fase de grupo, enfrentará Artur Nogueira e Diadema. Também disputam o vôlei feminino adulto as cidades de São José do Rio Preto, Itatiba e Araçatuba. Apoiam o projeto Renasce Vôlei Sorocaba Unimed Sorocaba, Escola Portal Bilíngue, Sesi, City +, Sola Açougue, Prefeitura de Sorocaba, CT Nakagawa, Centro Avançado de Ortopedia, Aurora EADI, Cabelereiro Marcos Albuquerque e Ades Projetos.