Azulão encara Fantasma
na largada da Série A2
|
São Bento estreia na Série A2 diante do Primavera Fotos: Neto Bonvino |
ER Sorocaba - 14/01/2025
Rivail Oliveira /Esportivo Regional
Vai começar a temporada de 2025 no futebol paulista e nesta quarta-feira (15), o São Bento encara o Primavera no Campeonato da Série A2 jogando às 15h no Estádio Ítalo Mário Limongi, em Indaiatuba. Na temporada passada o o São Bento fez uma grande primeira fase, ficou pelo caminho nas quartas, eliminado pelo Noroeste, que conquistou o acesso para a primeira divisão. O Primavera, anfitrião desta tarde, ficou na primeira fase da Série A2.
Transmissão - A TV Paulistão mostra a partida ao vivo no You Tube
Azulão em busca do acesso - No São Bento, que está fora do Paulistão desde 2021, quando foi rebaixado com uma campanha pífia - nove pontos em 12 jogos, uma vitória, seis empates e cinco derrotas -, o objetivo único é buscar o acesso e um calendário nacional. O treinador Roberto Fonseca (foto abaixo), encara a disputa desta Série A2 como outro grande desafio em sua carreira.
O treinador tem títulos importantes como a Copa do Nordeste, e conta com três passagens pelo time de Sorocaba: em 2006; voltou ao clube em 2024, na Série A2 com 16 jogos em nove vitórias, e retorna em 2025 buscando o acesso que não veio no ano passado, quando foi eliminado nas quartas-de-finais pelo Noroeste. Por sinal, em 2024, o São Bento fez uma grande campanha na primeira fase da Série A2 e foi o melhor time entre os 16 participantes. E fechou o torneio com 33 pontos em 17 jogos, com nove vitórias, seis empates e duas derrotas, 29 gols pró e 16 contra.
Confiança - Fonseca conta que voltou para dar continuidade de um trabalho que é tão difícil para um treinador. "Nós temos a confiança, sabemos como a direção age, a seriedade, que eles tratam a equipe do São Bento, e diante disso nós sabemos que teremos essa condição de fazer um trabalho também sério. Eu acredito que cada vez mais essa credibilidade faz com que se estenda a comissão técnica e também aos atletas. Isso acaba facilitando para a formatação de uma equipe. Espero que realmente dessa vez consigamos fazer o que fizemos, mas com aquela cereja do bolo que seria o acesso", comentou Fonseca.
Elenco Azul - O plantel azul e branco foi praticamente totalmente mudado para 2025. Mas teve baixas na reta final de preparação. O elenco perdeu alguns jogadores: o atacante Thiaguinho e o goleiro Leandro acabaram saindo na última semana; chegou o goleiro Guilherme Neto, ex-Anápolis. Dois destaques da base também saíram: Cristiano foi para o São José e Raí adquirido em definitivo pelo Atlético-GO.
TRAN
Com isso o elenco conta com esses jogadores para a Série A2: os goleiros Matheus Almeida e Guilherme Neto; os laterais: Samuel Santos e Leandro Silva (destros), Emanuel e Dieguinho (canhotos); os zagueiros: Matheus Buiate, Fabão, Wesley Barbosa e Wellington Manzoli; os volantes: Anderson Künzel, Fábio Bahia, Maurício Maranhão, Matheus Chaves e Gazão; os meias/apoiadores: Nadson e Felipinho; e os atacantes: Marcos Nunes, Jailson, Brunão e David. Com a saída de Thiaguinho, outro atacante deve chegar. Do elenco da Copa São Paulo Juniores, comandado pelo técnico Kike entre seis ao oito jogadores devem compor o plantel do time principal.
Na fase de pré-temporada e de preparação para a Série A2 o time comandado por Roberto Fonseca fez vários amistosos, o último 1 a 1 com a Portuguesa em Porto Feliz. Em outros testes , venceu o Lemense por 1 a 0, fez por 2 a 1 o sub-20, que jogou a Copa São Paulo de Juniores, time comandado pelo técnico Kike Andrade. E ainda, perdeu para o Velo Clube por 1 a 0, no Benitão, em Rio Claro; venceu o Capivariano por 3 a 1, empatou com EC São Bernardo por 1 a 1 no CIC; foi derrotado pelo Santa Catarina no CIC por 1 a 0 e venceu o Desportivo Brasil por 1 a 0.
Meia reforça - O meiocampista Rafael Holstein, 24 anos (foto) foi anunciado nesta semana. Ele fez a base na Chapecoense, onde estreou no profissional, Rafael tem em seu currículo times como Marcilio Dias, Confiança e Brasil de Pelotas
Fantasma mescla jovens e experientes - O Primavera terminou a Série A2 de 2024 sem se classificar para a segunda fase, mas neste ano quer ir à frente e entrar na briga pelo acesso do Paulistão de 2026. Em 2024, na Série A2, o Primavera fez 18 pontos em 15 jogos, com quatro vitórias, cinco empates e seis derrotas, 17 gols pró e 15 contra, com o time de Indaiatuba terminando na 11ª posição.
Para 2025 o Primavera mudou e tem um elenco com várias caras novas, comandado por Fernando Marchiori, enquanto o Azulão teve a volta de Roberto Fonseca, mas com um elenco também bastante alterado. E ambos com um objetivo, levar Fantasma e Azulão a brigar e conquistar uma vaga para a Série A1 do ano que vem.
O treinador Fernando Marchiori assumiu o Fantasma para essa Série A2, depois do time de Indaiatuba ir até as oitavas-de-finais da Copa Paulista do ano passado, quando foi eliminado pelo Comercial. O Primavera fez alguns testes na fase de preparação. Empatou sem gols com o Comercial estádio Ítalo Limongi, em Indaiatuba.
Marchiori - O treinador do Primavera Fernando Marchiori falou do jogo e da estreia: "Começamos a nossa batalha, e contamos com o apoio de todos vocês, num campeonato muito difícil, equilibrado”, destacou. “Tivemos uma preparação boa, uma preparação sólida, só que a hora que inicia a competição é diferente, e esperamos que tudo que fizemos, todas as variações, todos os treinamentos, agora realmente possa valer na prática e que nós possamos juntos termos uma grande competição", disse o treinador.
Último duelo na A2 - Primavera e São Bento na Série A2 jogaram pel aúltima vez na Série A2 no ano passado, dia 20 de janeiro, na segunda rodada, em Sorocaba, no CIC, com vitória do Bento por 3 a 0. O Primavera era comandado por Ricardo Colbacin e o Azulão pelo mesmo Roberto Fonseca. Segundo o site "O Gol", em jogos oficiais, os times se enfrentaram oito vezes com duas vitórias para cada lado e quatro empates.
Primavera x São Bento
Campeonato Paulista 2025, Série A2,
1ª rodada - 15/01/2025 - 15h
Local: Estádio Ítalo Mário Limongi, Indaiatuba-SP
Arbitro: Gabriel Henrique Meira Bispo
Assistentes: Ricardo Pavanelli Lanutto e Izabele de Oliveira
Analista de Vídeo: Kleber José de Melo
São Bento - Matheus Almeida; Samuel Santos, Fabão, Wesley Barbosa (Manzoli) e Dieguinho; Anderson Kunzel, Fábio Bahia, Nadson (Gazão) e Felipinho; Brunão (Jailson) e Marcos Nunes. Técnico: Roberto Fonseca.
Primavera - Levy (Victor Hugo); Junior Caiçara, Afonso (Douglas ou Gabriel), Renato Vischi e Tiago Abreu; Bruno Lima, Bruno Martins (Matheus Anjos) e Renatinho (Pedro Arthur); Wanderson (Leo Passos), Felipe Cruz e Henan (Lucas Douglas). Técnico: Fernando Marchiori .
FALE COM O ER
esportivoregional@hotmail.com
esportivoregional.er@gmail.com
Whats