Resultado ruim: Galo sai do G8
e tem desafios difíceis pela frente
 |
Ituano ficou no 0 a 0 com o Oeste Fotos: Miguel Schincariol |
ER Sorocaba - 19/02/2025
Redaçao/Esportivo RegionaL
O Ituano empatou em 0 a 0 com o Oeste nesta quarta-feira (19), no Estádio Novelli Júnior, pela 11ª rodada da Série A2 de 2025. Com o resultado, o Galo deixou o G8 e caiu para a 11ª posição, com 15 pontos.
Faltando quatro rodadas para o fim da fase de grupos, a disputa pela classificação está acirrada. Além do Ituano, outras cinco equipes somam 15 pontos: Votuporanguense, Oeste, Ferroviária, Juventus e Santo André. O Taubaté tem 16 pontos e ocupa a 5ª posição. No topo da tabela, Primavera lidera com 25, seguido por XV de Piracicaba (20), Capivariano e Prudente (18).
O caminho do Ituano até o fim da fase classificatória será desafiador. O time enfrentará o XV de Piracicaba fora de casa no domingo (23), o Taubaté em Itu no dia 26, o Votuporanguense em Votuporanga no dia 1º de março e encerrará contra o Capivariano em Itu no dia 8 de março. Até o momento, o Galo disputou 11 jogos, com três vitórias, seis empates e duas derrotas. Marcou 16 gols e sofreu 14.
O jogo
A primeira grande chance veio aos sete minutos, quando Neto Berola encontrou Canesin na área, e ele finalizou para grande defesa de Ricardo. O Oeste respondeu aos 15, quando Henry cabeceou após escanteio, mandando rente ao travessão. Aos 19, Vitor Lima bateu cruzado e Jefferson Lima evitou o gol do Oeste. O Ituano voltou a assustar apenas aos 44, com Razera desviando uma bola que passou muito perto da trave.
No segundo tempo, o Ituano adotou uma postura mais ofensiva e quase abriu o placar aos sete minutos. Neto Berola finalizou, a bola desviou na defesa e quase enganou o goleiro. Aos 16, Razera cabeceou e Ricardo fez mais uma grande defesa. O goleiro do Oeste brilhou novamente aos 18, ao defender outra cabeçada de Razera. Aos 23, Yann Rolin fez uma ótima jogada pela esquerda e serviu Canesin livre na área, mas o camisa 10 desperdiçou a chance. No fim, o Galo seguiu pressionando, mas pecou na pontaria e saiu de campo sem balançar as redes.
(Informações: Futebol Interior)
Análise do técnico

"Criamos chances, mas faltou concluir"
O técnico Chico Elias lamentou as oportunidades desperdiçadas.
“Nós empilhamos chances e não conseguimos marcar. O Razera teve algumas oportunidades, algumas travadas e outras que o goleiro salvou. O Canesin também teve sua chance. Criamos um bom ritmo e volume de jogo, mas precisamos ser mais eficientes. Contra o XV, a ideia é manter essa postura ofensiva desde o início”, afirmou.
A escolha tática
Chico Elias explicou por que optou por não escalar um volante de origem.
“Analisamos o Oeste e sabíamos que jogariam recuados, apostando no contra-ataque. Não vi necessidade de um marcador fixo no meio. Preferi escalar dois jogadores com características de meia para termos mais dinamismo e velocidade na transição ofensiva. Nossa posse de bola precisava ser mais agressiva, por isso escolhemos Yann Rolim, Canesin e Victor Reis no meio.”
Apoio aos jovens da base
O treinador também comentou sobre a utilização dos garotos da base.
“O Matheus Rocha jogou hoje, e quem está de fora pode se perguntar por que não o Nathan, que fez gol na última partida. Conheço bem esses jogadores e, pelo perfil do Oeste, precisávamos de alguém com mais capacidade de construção, como o Rocha. Esses meninos estão prontos, e estamos dando oportunidades para eles crescerem”, disse.
Ficha técnica
Ituano 0x0 Oeste
Campeonato Paulista - Série A2 de 2025
📅 11ª rodada - 19/02/2025
🏟️ Estádio Novelli Júnior, Itu
👤 Árbitro: Guilherme Nunes de Santana
👥 Assistentes: Leonardo Tadeu Pedro e Bruno Nunes de Moraes
Cartões amarelos: Ituano: Neto Berola, Dal Pian; Oeste: Alex Reinaldo, Edson Junior, Vitor Lima, Tite, Henry
Público: 834 torcedores - Renda: R$ 9.580,00
Escalações
Ituano:
Jefferson Paulino; Dija (Matheus Maia), Luiz Gustavo, Matheus Rocha (Nathan) e Dal Pian; Yann Rolim, Victor Reis (Grigor) e Fernando Canesin (Walterson); Neto Berola (Nicolas), Gabriel Razera e Fernandinho.
Técnico: Chico Elias
Oeste:
Ricardo; Alex Reinaldo (Hytalo Lira), Guilherme Tavares, Pedro Vitor e Matheus Albino; Edson Junior (Luis Felipe), Gabryel Freitas (Tite), Vitor Lima e Flavio Henrique (Lucas Alvim); Henry e Paulinho (Thiago Nunes).
Técnico: Lelé
Fale com o Esportivo Regional
esportivoregional@hotmail.com
esportivoregional.er@gmail.com
Whats