O que já estava ruim, piorou ainda mais. O São Bento perdeu por 1 a 0 para a Portuguesa Santista no CIC, no jogo entre dois times muito ameaçados pelo "fantasma" do rebaixamento para a Série A3 de 2026, na noite desta quarta-feira (5). A partida foi válida pela sétima das 15 rodadas previstas na primeira fase do Campeonato Paulista da Série A2. O gol da vitória da equipe rubroverde santista, que ainda perdeu um penal no jogo, foi marcado por Lucas Vieira no segundo tempo.
Além disso, o Azulão de Sorocaba saiu vaiado de campo por seus torcedores, e com esse resultado, entrou na zona de "degola" com cinco pontos em sete partidas, e completou mais de 300 minutos sem marcar um gol. O Bento ficou sem treinador depois que Roberto Fonseca deixou o cargo nesta semana.
Jogo ruim e sem gols
São Bento e Portuguesa Santista justificaram no primeiro tempo, em Sorocaba, que terminou com o placar zerado, porque estão brigando nas últimas colocações da Série A2. É bem verdade que vontade e disposição não faltaram a ambos. Mas em termos de criação e efetividade, principalmente do meio para a frente, Azulão e Briosa ficaram devendo num jogo de muita marcação e faltas.
Mas apesar desta falta de criatividade, algumas chances ainda até foram criadas. Tom Farias veio batendo de trás aos dez para a Lusa santista. Aos 14 e 16 minutos o time sorocabano tentou respectivamente, com Felipinho e numa cabeçada de Emanuel para fora. A rubro-verde do litoral arriscou aos 28 em jogada de Alison e aos 32 minutos com Tcharlles.
O Bento esboçou dar uma alegria ao seu torcedor e chegou a marcar aos 37 minutos com Nadson em descida de Matheus Chaves, mas foi pilhado em impedimento; e no finzinho, Tom pegou uma falta de Rafael. Fim do período, 0 a 0 no Walter Ribeiro.
Azulão mal, toma gol
No segundo tempoo o São Bento seguiu apático. A Briosa foi mais competente e definiu o placar em Sorocaba. Logo no início, Felipinho cortou para o meio, soltou a bomba e a bola raspou a meta de Tom. A Briosa teve a grande chance aos dez quando Wesley Barboza fez penal em Lucas Vieira. Na cobrança Neto fez grande defesa e evitou o gol da Portuguesa.
O São Bento se animou: aos 13 e 19 minutos Rafael Silva perdeu duas boas chances, a primeira de cabeça e a segunda num centro de David. No minuto seguinte, Manzoli pegou o rebote após o escanteio mas a bola subiu muito. No contragolpe, aos 24 a Briosa abriu a contagem em boa troca de passes pela direita, pegando a defesa do Bentão aberta: Tcharlles mandou para a área e Lucas Vieira não desperdiçou. 1 a 0.
Nos 20 minutos finais, na base do desespero, o São Bento ainda tentou apertar a equipe santista, que se defendia bem. Aos 83 Jadson quase fez o segundo da Briosa. Aos 42 minutos Flavinho, revelação da base do Bento, que entrou bem, fez boa jogada e cruzou para David que bateu de primeira e Tom fez grande defesa evitando o empate do time de Sorocaba. Na resposta, Maninho perdeu boa chance aos 46 minutos para ampliar para a Lusa de Santos.
Últimos jogos do São Bento na Série A2:
08.12 - Capivariano - Sorocaba
2.12 - XV - Piracicaba
15.12 - Juventus - Sorocaba
19.12 Santo André - Sorocaba
23.12 - São Jose -Vale
26.12 - Ferroviária -Sorocaba
01.03 - Linense - Lins
08.03 - Rio Claro - Sorocaba
São Bento 0x1 Portuguesa Santista
Campeonato Paulista, Série A2 de 2025
Rodada 7 – Data: 05/02/20225 – 19h30
Estádio Jornalista Walter Ribeiro, Sorocaba
Arbitro: Marcio Mattos dos Santos
Assistentes: Leonardo Tadeu Pedro e Welber Venancio da Silva
Cartões amarelos: Marcos Nunes, Emanuel, Jailson (São Bento) Anderson Carvalho, Daniel (Portuguesa Santista)
Gols: Lucas Vieira aos 24´2T (Portuguesa)
Renda R$9.270 - Ingressos vendidos 524 (Ingressos cortesia 490)
São Bento
Guilherme Neto;
Leandro Silva, Wellington Mazoli Wesley Barboza e Emanuel;
Gazão (Brunão), Nadson e Matheus Chaves (Maranhão);
Felipinho (Jailson), Rafael Silva (Flavinho) e Marcos Nunes (David)
Técnico: Fabiano Carneiro (Interino)
Portuguesa Santista
Tom Cristian
Leo Gaúcho, Bruno Azevedo e Leo Mancha (Elias Ceará)
Alison, Tom Farias, Anderson Carvalho, Tcharlles (Jadson) e Daniel (Kadu)
Luizinho (Wesley Brito) e Lucas Vieira (Maninho)
Técnico: Mauricio Ramos.
22/01
0x2 Oeste, 0x0 Ituano, 0x1 Taubate, 0x1 Santista
360 minutos sem marcar
Próximos jogos do SB
8.12 - Capivariano - Sorocaba
12.12 - XV - Piracicaba
15.12 - Juventus - Sorocaba
19.12 Santo Andre Sorocaba
2312 - São Jose -Vale
26.12 - Ferroviaria -Sorocaba
01.3 - Linense - Lins
08.3 - Rio Claro - Sorocaba