Ituano recebe o Brusque e quer
apagar má campanha de 2024
 |
Galo estreia na Série C contra o Brusque Foto:Miguel Schincariol |
ER Sorocaba - 11/ 04/2025
Redação / Esportivo Regional
Neste sábado (12), às 16h, no Estádio Novelli Júnior, em Itu, Ituano e Brusque iniciam a caminhada na Série C do Campeonato Brasileiro. Ambas as equipes chegam à competição após eliminações nos respectivos campeonatos estaduais e têm como principal objetivo o retorno à Série B, de onde caíram na temporada passada.
O Ituano, que foi eliminado na semifinal do Paulistão Série A2 pelo Capivariano, manteve o técnico Mazola Junior no comando. O treinador atingiu recentemente a marca de 100 jogos à frente do clube, em sua terceira passagem. Após a saída de alguns nomes importantes – como o lateral Hélder Santos, que se aposentou –, o Galo de Itu se reforçou com sete novos atletas, incluindo três ex-jogadores do Capivariano, algozes na semifinal.
Entre os reforços estão os volantes Bruno Silva (37 anos) e Thiago Moraes (26), e o artilheiro da Série A2, Vinícius Popó (24), autor de 10 gols. Também chegaram o lateral Tiaguinho e o atacante Léo Passos, ambos do vice-campeão Primavera, além do atacante Osmar, do XV de Piracicaba, e o meia Ramom, ex-Inter de Limeira.
Jogando no Novelli Júnior, o Ituano ostenta um bom retrospecto em 2024: são sete vitórias, dois empates e apenas duas derrotas, com 66,6% de aproveitamento.
Já o Brusque vive um jejum de jogos oficiais, sem entrar em campo há mais de um mês – desde a vitória sobre o Olaria-RJ pela segunda fase da Copa do Brasil, em 6 de março. A última derrota aconteceu há dois meses, no Catarinense, quando caiu por 1 a 0 diante do Santa Catarina. Desde então, a equipe emendou cinco partidas de invencibilidade, com quatro vitórias e um empate.
Sob comando do técnico Filipe Gouveia, que foi mantido para a temporada, o Brusque também se reforçou. Chegaram o atacante Álvaro Vieira (campeão paranaense pelo Operário), o volante Alex Paulino (Cascavel-PR) e o meia Thomaz (São Joseense-PR). Do futebol paulista vieram o volante Jean Mangabeira (Botafogo-SP) e o goleiro André Luiz (Inter de Limeira).
A Série C de 2025 terá 20 equipes se enfrentando em turno único na primeira fase. Os quatro últimos serão rebaixados para a Série D, enquanto os oito primeiros avançam à segunda fase, com dois grupos de quatro clubes. Os dois melhores de cada chave garantem o acesso à Série B de 2026.
JOGOS DA PRIMEIRA RODADA
sábado, 12 de abril
16h00 – Ituano x Brusque – Estádio Dr. Novelli Júnior (Itu-SP)
16h00 – Figueirense x Ponte Preta – Estádio Orlando Scarpelli (Florianópolis-SC)
16h00 – CSA x Anápolis – Estádio Rei Pelé (Maceió-AL)
16h00 – Botafogo-PB x Confiança – Estádio Almeidão (João Pessoa-PB)
Domingo, 13 de abril
16h00 – Retrô x Tombense – Arena Pernambuco (São Lourenço da Mata-PE)
16h00 – Itabaiana x Náutico – Estádio Etelvino Mendonça (Itabaiana-SE)
16h00 – Guarani x Maringá – Estádio Brinco de Ouro (Campinas-SP)
16h00 – São Bernardo x ABC – Estádio 1º de Maio (São Bernardo do Campo-SP)
16h00 – Caxias x Floresta – Estádio Centenário (Caxias do Sul-RS)
🗓 Segunda-feira, 14 de abril
20h00 – Londrina x Ypiranga-RS – Estádio do Café (Londrina-PR)
FICHA DO JOGO
Partida: Ituano x Brusque
Competição: Campeonato Brasileiro - Série C (1ª rodada)
Data: 12 de abril de 2025 (sábado)
Horário: 16h00
Estádio: Dr. Novelli Júnior
Local: Itu, SP
Árbitro: Angleison Marcos Vieira Monteiro (RO)
Assistentes: Adenilson de Souza Barros (RO) e Joverton Wesley de Souza Lima (RO)
Escalações
Ituano – Jefferson Paulino; Thassio, Erik, Matheus Mancini e Thiaguinho; Luiz Gustavo, Bruno Silva e Yann Rolim (Ramon); Gustavo Silva, Neto Berola e Vinícius Popó.
Técnico: Mazola Junior
Brusque-SC – Matheus Nogueira; Mateus Pivô, Éverton Alemão, Jhanpol Torres e Alex Ruan; Rodolfo Potiguar, Jean Mangabeira e Robinho; Biel, Álvaro Vieira e João Veras.
Técnico: Filipe Gouveia

Fale com o Esportivo Regional
Whats