![]() |
Vendramini, luto no esporte e no basquete brasileiro Fotos: Arquivo/Rede Social |
ER Sorocaba - 31/ 07/2025
O esporte, e principalmente o basquete feminino, perderam nesta quinta-feira um de seus grandes nomes da história. Faleceu Antônio Carlos Vendramini, aos 74 anos. Ele estava internado em Campinas e não resistiu a complicações causadas por um tumor. Atualmente, trabalhava no Campinas, onde atuava como conselheiro administrativo e tinha um papel relevante nas decisões institucionais.
Anos de ouro do CA Minercal
Vendramini foi técnico do Clube Atlético Minercal e conquistou, em 1991, o título mundial de clubes. Também foi técnico da Seleção Brasileira Feminina e, mais recentemente, atuava como gestor do projeto de Campinas na Liga de Basquete Feminino (LBF).
O treinador comandou o time do Minercal, fundado em 1984 e extinto em 12 de março de 1993. O clube, criado por Benedicto Pagliato, contou com patrocinadores como PSM, Minercal, Constecca e Leite Nestlé. Na década de 1980, a equipe possuía um elenco invejável com estrelas como Hortência – que permaneceu no clube por nove anos –, Marta, Ana Mota, Branca, Janeth, Lilian, Adriana, Vânia, Vanira, Cíntia Tuiú, Alessandra, Claudinha, Charlote Lewis, Deborah Lee, entre outras.
Entre os títulos conquistados estão dois Mundiais de Clubes, quatro Sul-Americanos de Clubes, 13 títulos nacionais, 15 campeonatos estaduais, um Pan-Americano de Clubes e o Sul-Americano de 1989 com a Seleção Brasileira Feminina.
CBB lamenta
A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) lamentou a morte do treinador. A Liga de Basquete Feminino também publicou um comunicado agradecendo “Vendra” pelas vitórias e pela história construída no clube.
“Em sua homenagem, haverá um minuto de silêncio antes dos jogos 2 das semifinais da LBF CAIXA, disputados nesta quinta-feira (31/07, Sampaio Basquete x Pontz São José Basketball, 19h30) e domingo (03/08, SESI Araraquara x Unimed Campinas, 11h)”.
Vendramini deixou sua marca com passagens vitoriosas por Presidente Prudente, Sorocaba, Ourinhos, Marília e, especialmente, Americana. Enquanto esteve à frente da equipe de Americana, conquistou a Liga de Basquete Feminino (LBF) em três ocasiões.
“É com profundo pesar que o Unimed Campinas Basquete comunica o falecimento do nosso querido Antônio Carlos Vendramini, que vinha internado em situação delicada. Lamentamos muito sua partida e desejamos aos familiares e amigos muita força neste momento tão difícil. Vendra sempre estará em nossos corações”, anunciou o time de Campinas.
“Dono de uma ética de trabalho incomparável, Vendramini deixa seu nome na história da LBF CAIXA como o maior a estar ao lado das quadras”, diz a nota da LBF. A entidade anunciou que fará um minuto de silêncio nos jogos 2 das semifinais. O Fluminense também lamentou o falecimento do ex-treinador, que comandou a equipe de basquete feminino tricolor na campanha do título brasileiro de 1998.
Vendra Prudentino
Vendramini era prudentino e começou sua carreira na Prudentina, comandando um grande time em 1984: Hortência, Vânia, Tute, Beverly, Solange, Elizabete, Eronides, Maria, Magali, Rose M., Vanira e Vanda. O jornal "Imparcial" conta em suas páginas o começo da epopeia de Vendramini naquele ano:"Caía o crepúsculo do domingo, dia 5 de fevereiro de 1984, quando mais de 4 mil pessoas se amontoavam no Ginásio do Clube Hebraica, em São Paulo, para acompanhar o duelo entre Apea (Associação Prudentina de Esportes Atléticos) e Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) no jogo final do Campeonato Paulista da Divisão Especial de 1983. De um lado, duas das maiores atletas do esporte: Rainha Hortência liderava o time de Prudente, que na temporada anterior havia ficado com a taça estadual; do outro lado, Magic Paula orquestrava a equipe de Piracicaba. Naquela decisão melhor de três, a Prudentina havia ganhado o primeiro duelo por 85 a 73. A Unimep suou para vencer o segundo por apenas um ponto de diferença com uma sexta de Paula faltando sete segundos para o término do duelo: 87 a 88", diz o jornal, que homenageou o treinador nos 40 anos do título de 84.
Do outro lado, sob comando do treinador José Roberto Lux, o Zé Boquinha, as atletas que representaram a Unimep foram: Maria Paula Gonçalves da Silva (Magic Paula), Maria Angélica Gonçalves da Silva (Branca), Anna Maria Krabbenborg, Regiane Cristina Grando, Nádia Bento de Lima, Neusa Maria Ribeiro, Elisabete M. Lopes, Maria do Carmo Madergan Ferreira (Macau), Vânia Somaio Teixeira, Carmen Zambrana da Silva Martins, Pollyana S. Gaspar e Marcia Cardoso Guimarães".
Vendramini fará uma imensa falta ao basquete e ao esporte brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário