"Rainha do xadrez", Regina representa
Blumenau nos Jogos Abertos de SC
 |
Regina integra time de Blumenau nos Abertos de SC Foto: Divulgação |
Redação/Esportivo Regional
ER Sorocaba - 28/11/2025
Em uma trajetória singular pelos Jogos Abertos de Santa Catarina 2025, a enxadrista Regina Rodrigues Bonfim carrega consigo a representatividade de duas cidades. Natural de Sorocaba, e pertencente ao Xadrez Clube de Sorocaba, com uma carreira nacional e internacional impecável no enxadrismo, Regina é a única atleta da sua cidade e região no evento, onde defende as cores de Blumenau em competição, que acontece em Chapecó de 23 a 29 de novembro.
Regina integra uma equipe de seis enxadristas pela cidade blumenauense. A competição, que se estende até esta sexta-feira (29), já passou pelas modalidades de xadrez rápido e blitz, e agora vive a fase decisiva do xadrez pensado, onde a estratégia e a concentração são fundamentais.

De acordo com os últimos boletins da organização, Blumenau ocupa a quinta posição na classificação geral da modalidade. No entanto, o clima entre a equipe é de otimismo e combatividade. "Conforme os chefes de resultados, temos chances de pódio. Vamos lutar hoje e amanhã. Vamos em busca da medalha", afirmou Bonfim, demonstrando determinação para a reta final do torneio.
A participação da sorocabana exemplifica o espírito dos Jogos Abertos, que reúnem atletas de diversas regiões em um só palco. Com os jogos se encaminhando para o encerramento, a expectativa de Regina e de suas companheiras de equipe é superar a colocação atual e subir ao pódio, fechando a competição com chave de ouro.
TORNEIO CEU DAS ARTES
Pouco antes de embarcar para Santa Catarina, Regina disputou em Sorocaba o sétimo torneio aberto de xadrez CEU das Artes. A categoria principal terminou com o vice-campeonato de Regina, que foi vencido por Luiz Henrique Granater. Em terceiro lugar ficou André Lucas, em seguida Antônio Marcos Batista e na quinta colocação, Éder Cegal, em competição que reuniu 18 enxadristas. O mesmo torneio, na categoria juvenil, foi vencido por Vittorio Paniza, chegando em segundo lugar Raí Mariano, em terceiro Lucas de Góes, em quarto Pedro de Góes e em quinto lugar Alex Wang, participando dessa categoria 22 atletas.
RAINHA DO XADREZ DE SOROCABA E REGIÃO
Regina Bonfim é a principal personalidade do xadrez em Sorocaba e região, cuja trajetória se confunde com a história da modalidade na cidade. Com uma carreira de destaque, ela representou a seleção brasileira em competições internacionais de alto nível, como Olimpíadas de Xadrez e o Pan-Americano. Mesmo após anos de atividade, mantém-se competitiva, continuando a colecionar títulos e a atuar de forma vital para a manutenção do esporte na região, inclusive fazendo parte da diretoria do Xadrez Clube de Sorocaba.
Sua carreira é marcada por conquistas significativas e duelos memoráveis, incluindo partidas contra Henrique Mecking, o "Mequinho", maior nome do xadrez nacional. Regina acumula títulos importantes, como campeã paulista em 1997 e 2017, e vice-campeã estadual em 2022. O ápice de sua jornada internacional foi a participação nas Olimpíadas de Xadrez de 1998, na Rússia, onde alcançou a marca de 2194 pontos de rating, uma experiência que considera inesquecível, assim como sua atuação no Pan-Americano do mesmo ano, na Colômbia.
Para além das competições, Regina Bonfim dedica-se intensamente à divulgação e massificação do xadrez. Na diretoria do clube, ela trava uma batalha para levar o jogo a crianças e jovens de todos os bairros, acreditando no poder do xadrez como ferramenta educacional. Sua missão é promover a modalidade por meio de parcerias com escolas, oferecendo orientação e cursos para professores, e ela mesma se empenha em ensinar novas gerações, dando aulas para todas as idades.
Atualmente, Regina continua a ser uma força competitiva, inclusive se destacando em categorias como os Jogos da Melhor Idade (JOMI), onde se tornou uma atleta invicta e favorita ao título. Sua trajetória é um legado de determinação, inteligência e paixão pelo xadrez. Mais do que uma campeã com um currículo repleto de vitórias, ela se tornou um exemplo vivo de que a modalidade é uma poderosa ferramenta para manter a mente ativa e viver o melhor da vida em qualquer idade.
Classificaçao final
1º) Florianopolis – 23 pts
2º) Jaragua do Sul – 18,5 pts
3º) Joacaba – 16,5 pts
4º) Sao Jose – 16,5 pts
5º) Concordia – 16 pts
6º) Timbo – 16 pts
7º) Blumenau – 15,5 pts
8º) Rio do Sul – 15 pts
9º) Navegantes – 14,5 pts
10º) Criciuma – 13,5 pts
11º) Lages – 13 pts
12º) Fraiburgo – 13 pts
13º) Chapeco – 12 pts
14º) Pomerode – 11 pts
15º) Sao Bento do Sul – 6 pts
16º) Videira – 4 pts

Fale com o Esportivo Regional