Com 118 jogos, Mazola pode
superar recorde de jogos no Galo
 |
Mazola Jr., 118 jogos no Ituano Foto:Miguel Schincariol |
Rivail Oliveira/Esportivo Regional
ER Sorocaba - 04 /11/2025
No início de 2026, o treinador Mazola Júnior deverá entrar para a história do Ituano Futebol Clube e se tornar o técnico que mais comandou o rubro-negro desde a fundação do clube. Faltam apenas quatro jogos para que isso aconteça. Mazola já dirigiu o Galo em nada menos que 118 partidas. Na quinta rodada do Paulista da Série A2, ele poderá ultrapassar o treinador com mais jogos na história do clube, Vinicius Bergantim, que soma 121 partidas.
Na coletiva concedida nesta semana à imprensa, Mazola comentou os números:
"Deixa fazer os cinco (quatro) jogos primeiro (brincou). Mas depois a gente se considerar um treinador com mais jogos. Isso para mim, sem dúvida alguma, será uma honra muito grande. Eu só tenho essa marca no CRB, onde sou o treinador com mais jogos. Para ser aqui no Ituano, cinco jogos faltam. E é lógico que será um prazer, uma honra muito grande para mim marcar essa minha história num clube tão grande hoje", diz Mazola, que segue falando:
"É (o Ituano), um clube que é bicampeão brasileiro, um clube que é bicampeão paulista, será uma honra, uma satisfação muito grande. Mas nada que vai mudar de forma alguma de eu me doar mais, como sempre me doei aqui nesta casa ou em qualquer outro (clube)", conta o treinador, que revela viajar de Campinas a Itu todos os dias.
AVALIAÇÃO DA TEMPORADA
Perguntado sobre a perda do acesso na última Série A2, no revés contra o Capivariano, Mazola destacou: "Acho que para a A2 (de 2025) o Ituano tinha um bom time sim. Mas foi naquele jogo (contra o Capivariano) que nós perdemos o acesso, para o campeão, para a melhor equipe da competição."
O treinador também abordou o fato de começar o trabalho desde o início da temporada e não no decorrer do estadual.
"Sem dúvida alguma é muito importante (iniciar desde o começo da temporada). E eu gosto bastante quando eu inicio o trabalho, porque a gente prioriza os jogadores com características que se adaptam, ou já são adaptados, às características de como a gente gosta de jogar. E mesmo a manutenção, que praticamente de todos os titulares, foi baseada nisso também para o próximo ano", disse Mazola. O Ituano começou os trabalhos nesta semana e terá 75 dias até a estreia na Série A2.
CARREIRA
Mazola Jr. iniciou sua trajetória como técnico em 2002, atuando como auxiliar no Cruzeiro. Desempenhou a mesma função no Kashiwa Reysol, do Japão, e no Atlético Mineiro. Entre 2005 e 2008, comandou o Nelas, de Portugal.
Sua primeira passagem pelo Ituano ocorreu em 2009, quando dirigiu a equipe em 24 partidas. No ano seguinte, comandou o time em mais 17 jogos. Depois, passou por clubes como Sport (por três temporadas), Ipatinga, Bragantino, Cuiabá, Paysandu e Botafogo de Ribeirão Preto. Teve também uma marcante passagem pelo CRB entre 2015 e 2018, além de comandar Vila Nova, Criciúma, Ponte Preta, Londrina, Remo e Vitória, em 2020.
Mazola retornou ao Ituano em 2021, dirigindo o clube em 21 partidas, e novamente em 2022, com 30 jogos. Na sequência, comandou Portuguesa, Novorizontino, Náutico e Confiança, além de uma experiência no futebol da Indonésia. Em 2024, voltou ao Ituano, onde permanece até hoje. Entre 2024 e 2025, já soma 25 partidas à frente do Galo, totalizando 118 jogos na história do clube de Itu.

Fale com o Esportivo Regional