RESULTADO IMPREVISÍVEL DA VOTAÇÃO
Grupo contesta parecer negativo do Conselho Deliberativo do clube
 |
SAF São Bento: indefinição e votação imprevisível neste sábado Foto: Neto Bonvino |
Redação/Esportivo Regional
ER Sorocaba - 14/10/2025
A eleição a SAF do São Bento promete agitar Sorocaba neste sábado. 247 sócios deve votar o estabelecimento da gestão de Sociedade Anonima do Futebol do clube e opção pelo grup Convocados Gestão e Futebol, que tem como um dos sócios o ex-jogador do Palmeiras e Seleção, Roque Junior. Na véspera da votação, onde muitos já davam como certa a aprovação, uma decisão do Conselho Deliberativo, acatando ao parecer do Conselho Fiscal, movimentou a questão.
O Conselho Deliberativo do Esporte Clube São Bento informou que, na noite de 13 de novembro, recebeu e aprovou por 14 votos a 2 o parecer elaborado pelo Conselho Fiscal sobre a Due Diligence realizada na negociação da SAF. O documento analisou a capacidade do grupo investidor e os elementos apresentados durante o processo.
Segundo trecho oficial mantido no parecer, “Diante do exposto, e considerando a ausência de comprovação material, documental e auditável da capacidade econômico-financeira do grupo investidor, este Conselho Fiscal entende que não estão presentes os requisitos mínimos que permitam a emissão de parecer favorável à operação proposta.” Assim, o Conselho concluiu pela impossibilidade de recomendar a continuidade da operação.
"Neste contexto, o Conselho Fiscal manifesta-se de forma expressamente desfavorável à aprovação da operação de aporte de capital nos moldes atualmente apresentados, tendo em vista a insuficiência de elementos que permitam aferir de forma objetiva e técnica a efetiva capacidade econômico-financeira dos proponentes. É importante ressaltar que o parecer e o aceite não anulam a realização da Assembleia Geral marcada para o próximo sábado (15/11)", diz ainda a nota do Conselho.
GRUPO CONTESTA
A decisão e o parecer foi contestado pelo grupo interessado, que se manifestou através de nota, demonstrando surpresa. A Convocados informou que participa das negociações representando um grupo de investidores e deixará a cargo de uma empresa a ser criada exclusivamente para administrar a SAF caso a proposta seja aprovada. Esse formato, já informado desde o início das tratativas e presente na Proposta Vinculante e no edital da assembleia, segue o padrão comum utilizado em processos de aquisição de SAFs no país.
Segundo o texto, o Conselho Fiscal baseou sua análise na empresa de consultoria que presta serviço à Convocados durante as negociações, e não na futura empresa que será formada com os investidores após a aprovação da SAF. Por isso, a avaliação não corresponderia à real capacidade econômica destinada à aquisição e operação da SAF.
"A análise do Conselho Fiscal foi realizada levando em conta a empresa de consultoria da Convocados, responsável pelo processo de negociação, e não a empresa que será constituída ao lado dos investidores uma vez que a SAF seja aprovada. Portanto, não reflete, em absoluto, a capacidade econômica para aquisição e gestão da SAF. A Convocados mantém sua posição nas negociações com o EC São Bento em conformidade com as demandas formais do estatuto e com os prazos estabelecidos pelas partes, acreditando também no correto entendimento do Conselho Deliberativo sobre os fatos agora elucidados" fecha nota do grupo.
PAUTA DA ELEIÇÃO
De acordo com o clube de Sorocaba , a ordem do dia da assembleia de sócios, que deve inciar 10h deste sábado (15), prevê vários temas para análise dos mais de 300 associados. Entre eles, a aprovação da constituição de uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF), sob a denominação "Esporte Clube São Bento SAF", mediante cisão do departamento de futebol.
E a consequente transferência dos ativos do departamento de futebol, incluindo os vínculos desportivos e federativos; direitos, obrigações e contratos relacionados à atividade de futebol profissional; e bens imóveis e demais ativos patrimoniais necessários para o desenvolvimento da atividade do futebol profissional do clube, com exceção dos direitos de propriedade intelectual do Esporte Clube São Bento e do Complexo Humberto Reale, os quais, a princípio, permanecerão de titularidade da associação.
Assim como a autorização para ingresso de veículo de investimento a ser constituído, que terá como sócios os signatários da Proposta Vinculante: Cesar Grafietti, José Vitor Roque Júnior e Rodolfo Kussarev Junior, (“investidor”), no quadro acionário da Esporte Clube São Bento SAF, com 90% de participação societária (“operação”), conforme os termos e condições estabelecidos na “Proposta Vinculante para Aquisição de Participação Acionária na Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Esporte Clube São Bento” (“Proposta”), datada e assinada em 30 de setembro deste ano, e que define os parâmetros financeiros, societários e de governança da futura SAF.
Outro tema a ser avaliado pelos associados será a autorização ao presidente da Diretoria Executiva do atual Esporte Clube São Bento para assinar todos e quaisquer documentos necessários à constituição, formalização e posterior ingresso do investidor com 90% de participação societária da Esporte Clube São Bento SAF, nos termos da proposta, incluindo, mas não se limitando, ao Estatuto Social da Esporte Clube São Bento SAF. E ainda, o acordo de investimento a ser celebrado com o investidor; o acordo de acionistas da Esporte Clube São Bento SAF; e os atos societários da Esporte Clube São Bento SAF.
SERIE A2: TEMPO VAI PASSANDO, SEM TIME, NEM TÉCNICO
Enquanto fora de campo o clube vai debatendo e discutindo a 'Questão SAF", fora dele o tempo vai passando perigosamente e com metade de novembro já tendo se escoado, e o Paulista da Série A2 marcado para inicio de janeiro, a 45 dias da competição, oficialmente (embora a diretoria alegue que já teria contatado vários jogadores), oficialmente o São Bento não tem técnico nem elenco definido.
E a grande preocupação do torcedor é que justamente os outros 15 times já tem treinador, elenco, planejamento prontos, e boa parte deles já iniciaram o treinamento para a competição que promete ser uma das mais fortes dos últimos dez anos. Lembrando que em 2025, o São Bento fez uma campanha pífia na Série A2 e terminou perigosamente na 14ª posição com 13 pontos em 15 jogos - 3 vitorias,4 empates e 8 derrotas, 9 gols pro e 19 contra. Escapando de cair para a Série A3 somente na ultima rodada - foram rebaixados, Portuguesa Santista com 13 e Rio Claro com 12 pontos. Motivos mais que justificados da apreensão do torcedor do Azulão de Sorocaba.
NOTA DO GRUPO CONVOCADOS
"A Convocados Gestão e Futebol informa que recebeu com surpresa, no dia 16 de outubro, a informação de que a proposta para aquisição da SAF do Esporte Clube São Bento teria de ser submetida à análise do Conselho Fiscal do clube e que culminou, nesta sexta-feira (14), com parecer negativo.
A Convocados atua na negociação como parte de um grupo de investidores e constituirá a empresa com exclusiva finalidade de gerir a SAF a partir do momento que a mesma for aprovada, fato que foi deixado claro desde o início das negociações, inclusive na Proposta Vinculante recebida e validade pelo clube, e que consta no edital de convocação da assembleia. O procedimento segue o modelo adotado habitualmente nos processos de aquisição de SAFs no Brasil.
A análise do Conselho Fiscal foi realizada levando em conta a empresa de consultoria da Convocados, responsável pelo processo de negociação, e não a empresa que será constituída ao lado dos investidores uma vez que a SAF seja aprovada. Portanto, não reflete, em absoluto, a capacidade econômica para aquisição e gestão da SAF.
A Convocados mantém sua posição nas negociações com o EC São Bento em conformidade com as demandas formais do estatuto e com os prazos estabelecidos pelas partes, acreditando também no correto entendimento do Conselho Deliberativo sobre os fatos agora elucidados"
NOTA DO CONSELHO DELIBERATIVO
" Conselho Deliberativo do Esporte Clube São Bento informa que na noite de ontem (13/11) recebeu e aprovou por 14 votos a 2, parecer do Conselho Fiscal relativo a Due Dilligence realizada pela negociação da SAF, conforme segue trecho do documento oficial: “Diante do exposto, e considerando a ausência de comprovação material, documental e auditável da capacidade econômico-financeira do grupo investidor, este Conselho Fiscal entende que não estão presentes os requisitos mínimos que permitam a emissão de parecer favorável à operação proposta.
Neste contexto, o Conselho Fiscal manifesta-se de forma expressamente desfavorável à aprovação da operação de aporte de capital nos moldes atualmente apresentados, tendo em vista a insuficiência de elementos que permitam aferir de forma objetiva e técnica a efetiva capacidade econômico-financeira dos proponentes.”
É importante ressaltar que o parecer e o aceite não anulam a realização da Assembleia Geral marcada para o próximo sábado (15/11).
No mais, este conselho segue à disposição para quaisquer esclarecimentos"

Fale com o Esportivo Regional