Galo defende tabu e
Bentão busca primeira vitória
 |
São Bento e Ituano voltam a se enfrentar neste domingo Foto: Miguel Schincariol
|
Esportivo Regional - @esportivo.regional
Rivail Oliveira, 24/01/2026
O encerramento da quinta rodada do Campeonato Paulista da Série A2 de 2026 será marcado por um dos confrontos mais tradicionais do interior paulista. Neste domingo, às 18h, no Estádio Novelli Júnior, em Itu, Ituano e São Bento protagonizam mais um clássico regional, colocando frente a frente equipes de realidades opostas, mas unidas por uma rivalidade histórica entre as vizinhas Itu e Sorocaba, distantes apenas 38 quilômetros. O clássico reserva, rivalidade, contrastes e história recente. Ituano e São Bento se enfrentam às 18h, no Estádio Novelli Júnior, em Itu, no encerramento da quinta rodada, em um confronto que opõe equipes em momentos completamente distintos e um tabu que já dura 13 anos a favor do Galo de Itu.
Além da rivalidade entre os representantes das vizinhas cidades de Itu e Sorocaba — distantes apenas 38 km —, o duelo coloca frente a frente um rubro-negro embalado e um Azulão pressionado por resultados. O clássico ainda carrega o peso de um longo jejum do Bentão, que não vence o rival desde 2013.
O Ituano vem embalada por uma boa campanha e ocupa a vice-liderança da competição, com oito pontos ganhos e 66% de aproveitamento após quatro rodadas. O time soma duas vitórias e dois empates, segue invicto, marcou seis gols — o segundo melhor ataque do campeonato — e sofreu apenas três. Antes do início da rodada, o Ituano era superado apenas pela Ferroviária no número de gols marcados (8 contra 6) e busca uma vitória no clássico regional para, quem sabe, assumir a liderança isolada da Série A2.
FATOR CASA
Além do bom momento, o Galo de Itu, comandado pelo técnico Mazola Júnior, conta com o fator casa e ainda defende um tabu de 13 anos sem perder para o rival sorocabano. O time vem de uma grande vitória no meio de semana ao bater o Clube Atlético Linense por 3 a 1, no Gilbertão. Antes disso, o Ituano havia empatado com a Ferroviária por 1 a 1 em casa, vencido o Votuporanguense por 1 a 0, em Itu, e estreado com empate por 1 a 1 diante do Grêmio Prudente, fora de casa.
EM CRISE
Enquanto isso, o São Bento segue vivendo um momento delicado no estadual. Após a saída do técnico Fabiano Carneiro, depois de três derrotas consecutivas, o Azulão de Sorocaba estreou o novo treinador, Alan Dotti, no meio da semana. Mesmo apresentando uma leve melhora em alguns momentos da partida, a equipe acabou derrotada em casa pelo Atlético Monte Azul por 1 a 0. O Bentão ainda não somou pontos na competição e ocupa a lanterna, com quatro derrotas: 1 a 0 para o XV de Piracicaba, 2 a 0 para a Inter de Limeira e 3 a 0 para o Água Santa.
TREINAORES COMENTAM
Para o clássico, Mazola Júnior, que não tem restrições no tocante a jogadores suspensos para esse jogo, pede total atenção de sua equipe, tendo em vista que o Ituano enfrentará um adversário tradicional, de camisa forte, que independentemente da fase entra em campo para o tudo ou nada. O treinador comentou o DNA ofensivo de sua equipe:
"A ideia nossa é fazer gols o jogo inteiro. Nós vamos jogar pra frente todos os jogos. Jogar pra frente, jogar ofensivo, e jogar pra fazer gols todos os jogos. E foi importante, nós fazemos, fizemos três gols fora de casa, foi muito importante isso e nós vamos jogar o campeonato todo por essa ideia. Temos que, sempre que for possível, não abrir mão de atacar, não abrir mão de fazer gols, independente de quando estiver o placar", comentou.
O treinador do São Bento, Alan Dotti, destacou que trabalhou bastante o aspecto mental do elenco durante a semana.
“Conversamos muito pelo momento da equipe, mas infelizmente quando você sai atrás com quatro minutos (jogo passado), tudo aquilo que a gente prezou no início do jogo, como concentração, acabou não acontecendo. Criamos algumas situações positivas e outras negativas, mas a gente precisa tirar esse peso deles o mais rápido possível”, analisou.
Para esse jogo, o técnico Alan Dotti não tem problemas de suspensão. Apenas Juan Leite tomou dois cartões amarelos. No departamento médico do São Bento, o atacante Coutinho está na reta final de sua recuperação e pode até ficar no banco. O camisa Lucas Nathan, com a posterior da coxa lesionada desde a primeira rodada, segue fora e deve ficar de 20 a 30 dias, pelo menos, fora de combate.
Outra situação é a de Yuri Garcia que, após exames, teve constatada uma leve fissura na décima costela do lado direito; não jogou contra o Monte Azul e pode ficar fora por algum tempo. O jogador Fabrício apresentou desgaste físico e, por recomendação da Fisiologia, ficou no banco no jogo passado. Já o novo contratado, Vitinho, estava há um tempo sem jogar e trabalha forte na preparação física. Pode ficar no banco e estrear contra o Ituano.
SECA DE GOLS AZUIS
O jogo mostra um cenário de contrastes. O Ituano tem um dos ataques mais positivos da Série A2 e marcou seis gols: dois com Bruno Mezenga e um com Bruno Souza, Matheus Mancini, Neto Berola e Xavier. Nas entrevistas, Mazola Júnior afirmou que vai manter o DNA ofensivo do Galo ao longo do estadual.
Em contrapartida, o São Bento vive o oposto. Além de estar na lanterna, sem nenhum ponto ganho dos 12 disputados, o ataque sorocabano ainda não balançou as redes após mais de 360 minutos. Essa tem sido uma das principais preocupações do treinador Alan Dotti desde que chegou, somada ao trabalho mental para manter a estima do elenco em alta na busca pela primeira vitória.
13 ANOS SEM GANHAR
O clássico regional entre ituanos e sorocabanos também carrega um forte componente histórico, que incomoda bastante o Bentão diante do rival rubro-negro. Há 13 anos o São Bento não sabe o que é saborear uma vitória contra o Galo. A última ocorreu no longínquo 7 de setembro de 2013, pela Copa Paulista: 2 a 0 no CIC, com gols de Rodrigo e Elton Morelato para o Bento. À época, o Azulão era comandado pelo lendário e vencedor Edson Vieira, enquanto o Ituano tinha Doriva no banco. No jogo de ida, em Itu, o Galo havia vencido o Bento por 1 a 0, gol de Rafael Souza.
TABU EM NUMEROS
Últimas vitórias do Ituano desde 2013: 1x0 (2021, 2017, 2018); 2x0 (2019, 2015); 2x1 (2018); 3x0 (2020).
Empates: 0x0 (2025, 2020); 1x1 (2016, 2015, 2015).
Segundo o site "O Go", foram disputados 23 jogos por torneios oficiais entre as duas equipes, com 15 vitórias do Ituano, 6 empates e 2 triunfos do São Bento. Em Itu, aconteceram 11 jogos, com 8 vitórias do Ituano e 3 empates; em Sorocaba, foram 12 jogos, com 7 vitórias do Ituano, 3 empates e 2 triunfos do São Bento.
SÚMULA
Ituano x São Bento
Campeonato Paulista – Série A2 Rivalo – 2026
5ª Rodada – 25/01/2026 – 18h
Local: Estádio Novelli Júnior, Itu-SP
Árbitro: Rinaldo Diego de Oliveira
Assistentes: Italo Magno de Paula Andrade e Juliana Vicentin Esteves
Ituano
Lucas Wingert; Thássio Marques, Carlos Eduardo, Matheus Mancini e Leonardo Coltro; Tiago Abreu, Sosthenes Salles e Marthã; Guilherme Xavier, Alason Júlio e Bruno Mezenga.
Técnico: Mazola Júnior
São Bento
Vagner; Ezio, Felipe, Vinícius Poz e Marcinho; Jonathan (Wellington), Kayo Chagas e Juan Leite; Dener, Pedro Bortoluzzo e Abner (Fabrício).
Técnico: Alan Dotti
