Boxe de Sorocaba é destaque no
Circuito Escolar em Campinas
 |
Boxe escolar de Sorocaba Foto: Divulgação |
@esportivo.regional
Redação - 23/06/2026
SOROCABA - A equipe Prefeitura de Sorocaba/Ghimper Academias voltou de Campinas com resultados expressivos na 4ª etapa do Circuito Esporte Escolar de Boxe da FEDEESP, realizada no último sábado (20), na Estação Cultura Campinas, em uma competição que reuniu jovens atletas de diversas cidades do Estado de São Paulo.
A participação sorocabana reforçou o trabalho desenvolvido pela Liga Sorocabana de Boxe (LISOBOXE), entidade criada e dirigida pelo professor Vladimir de Godoi, responsável pela condução do projeto social por meio de parcerias, convênios e apoio institucional. Mais do que resultados esportivos, a presença da equipe evidenciou o impacto formativo do boxe como ferramenta de disciplina, educação, convivência e desenvolvimento pessoal para crianças e adolescentes.
A equipe somou conquistas importantes na etapa, com destaque para Kelvin Gomes da Silva, Anderson Ryan dos Santos Pedro e Leonardo Augusto Rosa, todos medalhistas de ouro em suas categorias, além das medalhas de ouro por WO de Pamela Paulino da Silva e Paloma Paulino da Silva, na categoria Infantil Feminino até 50 kg.
No Infantil Feminino até 54 kg, Ana Eliza Moreno Rodrigues também representou Sorocaba e garantiu medalha após confronto diante de Gabrielly Honório Pedronette, da MMBoxe, sendo superada por RSC no primeiro round, aos 1min19s.
Entre as atuações de maior impacto, Kelvin Gomes da Silva venceu Daivid Lima Rocha, da Zapata Boxing, por RSC aos 20 segundos do primeiro round. No Infantil Masculino acima de 66 kg, Anderson Ryan dos Santos Pedro também conquistou ouro ao superar Arthur Luis dos Santos Abreu, da Rede Olímpica Pirituba, por RSC aos 57 segundos do primeiro round. Ainda na mesma categoria, Leonardo Augusto Rosa venceu Miguel Pereira Bitencourt da Silva, da Zapata Boxing, por decisão dividida dos juízes (2 x 1), em combate equilibrado decidido nos detalhes.
O professor Vladimir de Godoi destacou o significado do trabalho realizado pelo projeto social:
“Fiquei muito feliz novamente com o desempenho das nossas crianças. É importante ressaltar que elas fazem parte de um projeto social e ainda não são, em sua maioria, atletas de uma equipe de competição formada. Por isso, a dedicação ainda é diferente e nossa exigência também respeita esse processo. A maior lição é aprender a competir em alto nível, entendendo o valor da disciplina, do respeito e da dedicação.”
Ele também reforçou o impacto social da iniciativa:“Fico feliz ao ver os alunos e seus familiares aproveitando a experiência. As medalhas ajudam muito, porque eles voltam para seus bairros e escolas e passam a ser referência. Isso faz novas crianças procurarem o projeto, e o ciclo se torna ainda mais virtuoso.”
O projeto conta com apoio fundamental da Prefeitura de Sorocaba e da Ghimper Academias, essenciais para a manutenção das atividades, treinos e participações em competições.
RESULTADOS DA EQUIPE PREFEITURA DE SOROCABA/GHIMPER ACADEMIAS
Ana Eliza Moreno Rodrigues (Infantil Feminino até 54 kg) – medalha após combate contra Gabrielly Honório Pedronette (MMBoxe). Resultado: derrota por RSC no 1º round, aos 1min19s.
Pamela Paulino da Silva (Infantil Feminino até 50 kg) – medalha de ouro por WO.
Paloma Paulino da Silva (Infantil Feminino até 50 kg) – medalha de ouro por WO.
Kelvin Gomes da Silva (Infantil Masculino até 52 kg) – medalha de ouro. Vitória sobre Daivid Lima Rocha (Zapata Boxing) por RSC aos 20 segundos do 1º round.
Anderson Ryan dos Santos Pedro (Infantil Masculino acima de 66 kg) – medalha de ouro. Vitória sobre Arthur Luis dos Santos Abreu (Rede Olímpica Pirituba) por RSC aos 57 segundos do 1º round.
Leonardo Augusto Rosa (Infantil Masculino acima de 66 kg) – medalha de ouro. Vitória sobre Miguel Pereira Bitencourt da Silva (Zapata Boxing) por decisão dividida: 2 x 1.
“Fiquei muito feliz com a medalha e com a vitória, mas sei que ainda preciso treinar mais. Na hora da luta dá nervoso, mas consegui fazer o que o professor pediu. Sou grato ao projeto porque sem ele eu não teria essa oportunidade”, afirmou Kelvin Gomes da Silva.
“A gente aprende muito mesmo quando perde. Agora quero treinar mais para voltar melhor. Foi uma experiência muito boa representar Sorocaba”, disse Ana Eliza Moreno Rodrigues.
“Foi uma luta difícil, mas consegui me manter até o fim. Cada detalhe faz diferença”, declarou Leonardo Augusto Rosa.