Brasil com Jimenez em 13º em Spa
Problema elétrico na sexta hora da disputa tira Top-5 da
equipe brasileira, que mesmo assim mostra força e superação para cruzar a linha
de chegada em 13º no geral e entre as 10 primeiras na categoria Pro Cup com os
pilotos Cacá Bueno, Sérgio Jimenez (foto) e Felipe Fraga
A primeira vez a gente nunca esquece e este final de semana
vai ficar marcado na história do BMW Team Brasil. O time, comandado por Antonio
Hermann e Washington Bezerra, disputou pela primeira vez a tradicional 24 Horas
de Spa, quarta etapa da temporada 2015 do Blancpain Endurance Series, com os
pilotos Cacá Bueno, Sérgio Jimenez e Felipe Fraga a bordo do BMW Z4 #77.
Após alguns problemas no classificatório, que deixaram a
equipe em 42º no geral do grid e 22º na categoria Pro Cup, a equipe mostrou
força e superação para cruzar a linha de chegada em 13º no geral e sétimo na
Pro neste domingo (dia 26) no traçado de 7 km da pista belga. O resultado
poderia ter sido ainda melhor, não fosse um problema elétrico na sexta hora da
disputa. O time perdeu 13 voltas para os reparos.
Em uma corrida que começou com chuva e que teve acidentes,
várias intervenções do Safety Car, bandeiras amarelas, neblina durante a noite,
quebras e algumas surpresas, a vitória ficou com o trio Markus Palttala (Fin),
Lucas Luhr (Ale) e Nick Catsburg (Hol), da equipe BMW Sports Trophy Team Marc
VDS, após 536 voltas disputadas.
Partindo do final do grid, que contou com 57 carros na
disputa, o BMW Team Brasil largou para as 24 Horas com Cacá Bueno a bordo do
BMW Z4. Com um ritmo forte, Bueno chegou a estar em oitavo lugar no geral no
primeiro stint da prova. Depois entraram Jimenez e Fraga, mantendo um bom
ritmo, até acontecer o problema elétrico. Mesmo caindo para além da 30ª
posição, a equipe se manteve forte na disputa, durante toda a noite, para
cruzar a linha de chegada entre os 10 primeiros da Pro Cup.
Bueno, Jimenez e Fraga também terminaram como os melhores
pilotos brasileiros na disputa. Bruno Senna, que correu pela equipe Von Ryan
Racing, com uma McLaren 650 S GT3 ao lado do britânico Adrian Quaife-Hobbs e do
português Alvaro Parente, ficou em 18º no geral. Augusto Farfus, que disputou a
prova pelo BMW Sports Trophy Team Marc VDS com o alemão Dirk Werner e o belga
Maxime Martin num BMW Z4, não completou as 24 Horas de Spa, após o carro quebrar
com suspeita de um problema na transmissão.
“Foi bom. Não fosse esse problema elétrico na madrugada
poderíamos ter chegado em quinto no geral, que era o nosso objetivo inicial
antes dos problemas no classificatório. Quando paramos, perdemos uma meia hora
nos boxes e isso chegou a mexer com o ânimo do time. Mas nos mantemos focados,
porque o objetivo não era só terminar. Queríamos chegar entre os dez primeiros
e, pelo menos na nossa categoria, conseguimos”, destacou o carioca Cacá Bueno,
que largou e cruzou a linha de chegada para o time.
Jimenez, que disputou uma prova de 24 horas pela primeira
vez em sua carreira, também elogiou todo o trabalho da equipe. “Estamos muito
contentes com o resultado. Terminamos em 13º no geral e sétimo na categoria Pro,
que é a principal do evento. Perdemos 13 voltas nos boxes, o que nos tirou o
Top-5. Mesmo assim, a equipe fez um grande trabalho. Nosso carro não teve
nenhum problema mecânico e terminar minha primeira 24 horas com este resultado
me deixa muito feliz. Andei em dois momentos bem complicados, anoitecendo e
amanhecendo, e estou muito contente com o meu desempenho e dos meus
companheiros”, celebrou o piloto de Piedade, no interior de São Paulo.
Fraga também ficou feliz com a experiência. “Fiquei
apaixonado pela corrida. Fiz um stint longo à noite e foi muito legal. Uma pena
os problemas que nos tiraram do Top-5, mas mesmo assim estou muito feliz com o
meu ritmo e por ter feito parte desta experiência”, avaliou o piloto de Palmas,
no Tocantins.
Team Principal da equipe, Hermann – que inclusive venceu as
24 Horas de Spa em 1994 na categoria N – ficou satisfeito com a estreia do time
no evento. “Acabar a primeira 24 horas é sempre muito importante e conseguimos
terminar bem, o que é ótimo. Claro que poderia ter sido melhor, se não fosse o
problema elétrico no carro, mas no geral deu tudo certo. Não tivemos nenhum
problema maior, nenhuma batida, todos os pit stops foram ótimos e a equipe toda
está de parabéns”, completou.
O próximo desafio da equipe brasileira será pela categoria
Sprint Series no dia 6 de setembro, no Algarve (Por), onde também contará com a
dupla Átila Abreu e Valdeno Brito. Pela série endurance, o time disputará no
dia 20 de setembro a última etapa da temporada, em Nurburgring (Ale).