Galo estaria conversando com clube para
CT receber time do Brasileiro da Série B
 |
Um dos quatro campos do CT do Atlético |
Olá, amigo desportista e internauta. Uma ótima semana.
# O Atlético Sorocaba vive momentos muito difíceis financeiramente falando, desde que perdeu a verba cosiderável que recebia da Coréia do Sul, dentro do projeto de mais de 15 anos com a Associação Mundial da Famílias. Há cerca de dois anos, o clube luta com dificuldades para manter a grandiosa estrutura do Centro de Treinamentos Fazenda Ipê, que hoje tem quatro campos, dois hotéis de primeira qualidade, setores de alimentação, area de musculação, departamento médico etc. Pessoas que já trabalharam ou passaram pelo CT contam que a manutensão da estrutura hoje estaria por volta de R$ 100 mil mensais.
 |
Hotel do Atlético |
# Em contra-partida, na contramão desta e outras despesas, o clube que neste ano completou 25 anos de vida, um quarto do co-irmão São Bento, vive uma crise sem limites no futebol. Dentro e fora de campo. Crise que se agravou depois do acesso de 2012 com Fernando Diniz e devido a problemas ocorridos nos certames seguintes de gerenciamento, ocasionaram as quedas da primeira para a segunda e neste ano da segunda para a terceira divisão, com os dirigentes conseguindo a proeza de ter seis treinadores em 120 dias.
# Paralelo a tudo isso, os poucos patrocinadores que tinha, saíram do clube com essa imagem de gerenciamento ruim do futebol. E ficou (e está) muito dificil, segundo pessoas que ainda buscaram resgatar esses apoiadores, fazer o time voltar a ter credibilidade. Com isso, a conquista de novos patrocinadores ficou muito complicada.
Hotel e exposição
# Felizmente para o clube e para manter a estrutura do CT, conforme nos foi infomado, os dois hotéis fazem um bom trabalho e vem atraindo um bom número de pessoas. Além de eventos esporádicos como a Expo Agro Sorocaba que será realizada no CT em junho, e a presença de times como o Audax, estaria auxiliando o Galo, a pagar suas despesas. Mas isso é pouco. Segundo se comenta, pela direção da Coreia, que seria dono dos 98 alqueires de terra, o clube poderia até parar suas atividades, com o uso do CT para outras atividades. Daí seriam duas possibilidades: do fechamento do clube (mais drástica), ou de sua venda para uma outra agremiação.
Uma luz no fim do túnel
# Porém, neste contexto a diretoria estaria preocupada, vem buscando outros caminhos. Não colocou o time na Copa Paulista para conter gastos e somente o sub-20, comandado por Ednei Ugueto será a única atividade envolvendo o futebol do Galo até o fim do ano.
# E dentro destes novos caminhos, segundo apúrou essa coluna, surgiu há alguns dias uma "terceira via", que não da venda ou fechamento do clube. Com a presença do Audax em Sorocaba, teria se iniciado uma conversa, que nesta semana estaria próxima de um final feliz entre Atlético e o clube de Osasco. Conforme esse colunista levantou nos bastidores, o Audax teria o interesse de poder jogar o Brasileiro da Série B, em parceria com uma outra equipe que já disputa o nacional da segunda divisão.
# A idéia seria essa: o "Audax/Essa equipe, jogariam a Série B do Brasileiro, e para facilitar, usaria a esturutra do CT do Atlético Sorocaba para treinos, instalação, e o time só sairia de Sorocaba para viajar para os jogos. O local dos jogos não se saberia, mas provavelmente o Rochdale, em Osasco.
# Esobre a vaga do Audax na Série D do Brasileiro. Segundo apuramos, caso essa (até agora apenas ideia em discussão), vingasse, seria que o Osasco poderia usar um time "B", para a outra divisão. Se essa possibilidade vir a vingar, o Atlético Sorocaba ganharia muito pois teria um custo a menos com seu CT, e poderia se estruturar melhor para o futuro. Como dissemos, todas essas possibilidades são hoje conjecturas, que podem ou não dar certo.
Até a próxima e ótima semana a todos!!!
Rivail de Oliveira
Jornalista, radialista e comunicador. Especializado na área esportiva, com mais de 20 anos no jornalismo em geral. Formado em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba; radialista e comunicador pelo Senac. Com diversos prêmios no seguimento, como "Losso Neto" e "Destaque do Jornalismo Esportivo", por coberturas. Atuação em vários jornais, como repórter e editor: Folha de Votorantim Diário de Sorocaba, Gazeta de Votorantim, Bom Dia Sorocaba, Correspondente do Portal Futebol Interior, de Campinas, e Portal Esportivo Regional.