Posted by Portal Esportivo Sorocaba
Fábio Carille, Cuca e Dorival Júnior
# No texto de hoje resolvi falar sobre três técnicos de três dos chamados grandes clubes paulistas. A começar pelo Fabio Carille. Um cara simples, centrado e bom profissional. Confesso que eu não acreditava nele quando a diretoria do Corinthians resolveu defini-lo como treinador oficial do clube. Eu o considerava sem experiência para encarar um desafio desse tamanho. Mas aos poucos, dentro de seu estilo, Carille começou a mostrar toda sua competência.
# Mostrou que assimilou bem o estilo Tite e que caminha para ter seu estilo próprio. É muito sério, sabe comandar o grupo e escolhe bem seu esquema de jogo que tem suas variações dependendo do adversário que enfrenta. Contrato de Carille, no entanto, termina neste ano. A diretoria não o procurou até agora para antecipar a renovação. Acho que estão perdendo tempo.
# Ele gosta do que faz mas se aparecer uma boa proposta de um grande clube brasileiro ele pode aceitar e deixar o Corinthians na mão. Que a diretoria alvinegra não demore muito e renove já com Carille. Sem ele, o Corinthians certamente vai perder o encanto e pode até deixar de ser o favorito ao título brasileiro como acontece agora.
# Outro treinador que merece uma análise mais detalhada é Cuca. Ele foi campeão brasileiro pelo Palmeiras no ano passado. Soube usar os jogadores que tinha e ganhou o título com méritos. Foi embora e voltou alguns meses depois para substituir Eduardo Baptista. A expectativa era a de que o Palmeiras voltaria a jogar como campeão. Não foi o que aconteceu.
# Até agora o Verdão só oscilou. Não tem padrão de jogo, não tem um time titular, não tem jogadas ensaiadas nem um cobrador de falta oficial. O time está mal treinado e mal encaixado. Sobram jogadores mas nem assim Cuca consegue montar um time. Já está na hora dele virar esse jogo. Ou vai terminar o ano como a maior decepção do futebol brasileiro na atual temporada.
# Para finalizar, vou falar do Dorival Junior. Bom treinador. Sabe montar um time. Já ganhou vários títulos importantes. Passou por vários dos grandes clubes brasileiros e tem muita experiência. Considero-o em condições de recuperar o São Paulo e tirar o tricolor do buraco em que se encontra. Mas é preciso dar-lhe um certo tempo. Tem jogador no elenco que ele nem sabe quem é e como joga. Mas tenho certeza de que ele vai mostrar serviço daqui à pouco.
# Terá vitórias, tropeços, mas certamente vai tirar o São Paulo da situação incômoda em que está. Até porque, o atual elenco tricolor não é tão ruim como diz a maior parte da imprensa. Dorival tem jogadores para montar um time aceitável. Não para ganhar título mas sim para escapar do rebaixamento que hoje é a grande preocupação da diretoria, jogadores e torcedores do São Paulo. E, certamente, do próprio Dorival!!!
Sérgio Carvalho - É um dos mais destacados nomes do jornalismo esportivo brasileiro e é uma referência entre os cronistas esportivos brasileiros. No Diário de São Paulo, duranta duas décadas, dua coluna ganhou mais de 50 prêmios. Cobriu sete Copas do Mundo - Argentina, Espanha, México, Itália, Estados Unidos, França e Coréia/Japão. Foi presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo, da Associação Brasileira de Cronistas Esportivos e diretor da Associação Panamericana de Cronistas Esportivos. Iniciou na Rádio Difusora, de Monte Aprazivel, passou pelass rádios Assunção, de Jales, Piratininga , de Votuporanga e Rádio Independência, de São José do Rio Preto e em São Paulo integrou o cast vitorioso da Rádio Bandeirantes. Atuou ainda na TV Record , Mesa Redonda da TVB de Campinas/(Santos), jornais Folha de São Paulo, Folha da Tarde, A Gazeta, A Gazeta Esportiva, Noticias Populares, Popular da Tarde, Diário Popular e Diário de São Paulo.