Posted by Portal Esportivo Sorocaba
Eliminação brasileira:
agora é pensar em 2022 !
Não aditanta chorar: agora é pensar em 2022 na Copa do Catar ! Não deu para o Brasil, que teve vida difícil contra a Bélgica e foi eliminado do Mundial de 2018 na Rússia. Aliás como já era esperado, pois sabíamos que os belgas poderiam sair vitóriosos contra os brasileiros,como ficou provado nos 2 a 1 e Kazam. Do ótimo goleiro Cortois, um gigantes, até a o "tanque" e ótimo atacante congolês-belga Lukaku, passando pelos habilidosos Eden Hazard e De Bruyne, Mertes e cia, e a Bélgica confirmou ser um time muito bem armado pelo ótimo treinador espanhol Roberto Martinez.
Os belgas exploraram os pontos falhos do Brasil, comandado por Tite,que deixou a desejar. Pessoalmente, não gostei do meio de campo. No segundo gol poderiam ter matado a jogada mas não o fizeram, principalmente Paulinho e Fernandinho.
Vi um time do Brasil nervoso. Neymar deu a impressão de estar preocupado. Ele tomou tanta pancada no torneio e já vinha com um sério problema no pé, onde teve um dedo que passou por cirurgia. Mas esparava mais de Phelippe Coutinho que podia jogar mais. Também acredito que o Brasil insistiu muito pela esquerda e poderia ter variado na direita com Wiliam e a aproximação de Fagner. E porque não "ousar"? Inverter com Neymar caindo pela direita e Wiliam pela esquerda para confundir a marcação?
O mesmo de Gabriel Jesus. Acho que esse menino teve a oportuidades de sair jogando (deixou Firmino no banco), mas não correspondeu.
Agora não adianta chorar o leite derrramado. A lamentar que Douglas Costa entrou bem e poderia ter sido mais explorado no segundo tempo,quando, perdendo por 2 a 0 o Brasil teve de ir com tudo para cima. Evidente que precisa guardar o meio, mas todos tem obrigaçao de marcar. Mas senti um time muito nervoso. Acredito que esse nervosismo é sinal de algum problema por trás e e a equipe não se sentiu segura. Mas agora é bola pra frente e pensar em 2022 no Catar.
Mas a Copa segue e teremos, independente do Brasil estar de fora, duas grandes semifinais que prometem: Bélgica x França e Inglaterra x Croácia. Vamos aguardar.
Nos vemos na próxima.
Marcos Falopa - Formado em Educação Física na Universidade de Santo André, se especializou em futebol na USP; é graduado ainda na Itália e Espanha. Começou no Palmeiras, com passagem por Santos, como supervisor; passou por São Caetano (SAAD), Marília, União de Mogi ,Ponte Preta, Penapolense e Jacareí. Fez parte da diretoria da ABTF, Associação Brasileira de Treinadores de Futebol. Foi observador internacional em nada menos que nove Copas do Mundo: Espanha (1982), México (1986), Itália (1990), Estados Unidos (1994), França (1998), Coréia/Japão (2002) e Alemanha (2006), África do Sul (2010) e Brasil (2014). Trabalhou com equipes de base da Itália; comandou a Seleção de Omã, de 2005 a 2006; foi diretor técnico da Seleção da África do Sul, de 2002 a 2004, e, ainda diretor técnico da CONCACAF (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e do Caribe). Classificou a Africa do Sul para a Copa e na CONCACAF atuou no desenvolvimento do futebol na região. Foi observador da Fifa nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2002 na Coréia e no Japão. E atuou num projeto da entidadepara a expansão do futebol para os quatro continentes e regiões mais diversas do planeta. Artualmente presta treinamentos e cursos na Uefa, Inglaterra, Escócia, Turquia, Itália, Espanha, Finlândia e outros países.