EM 2022
Cidade cogita ser sede
dos 84ºJogos Abertos
 |
Arena Sorocaba: Cidade pleiteia receber Abertos(📷Secom/PMS)
 |

A cidade de Sorocaba pleiteia oficialmente ser sede dos próximos Jogos Abertos do Interior, a maior competição esportiva do Brasil, no ano que vem em sua 84ª ediçao, em 2022. A informação é da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Semes), Em 2020 e 2021, a competição foi cancelada em razão da pandemia da Covid-19.
Os Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni”, foram disputados na Manchester Paulista em quatro oportunidades edições: 1938, 1943, 1950 e, a última vez, em 1954, quando Sorocaba foi a vice-campeã da competição. Sorocaba ainda já sediou inúmeras vezes os Jogos Regionais.
O titular da Semes, Pedro Roberto Pereira de Souza falou da iniciativa: “Estamos confiantes em sermos anfitriões dos Jogos Abertos, um evento esportivo que reúne mais de 15 mil atletas, na disputa de 27 modalidades, incluindo competições para ACD – Atletas com Deficiência, incentivando a prática esportiva na cidade, além de impulsionar a economia e o turismo”, disse Souza.
Sete ginásios
Segundo ele Sorocaba possui estrutura esportiva para receber o torneio. Atualmente, a cidade conta com sete Centros Esportivos (Maria Eugênia, Central Parque, Vila Gabriel, Pinheiros, Dr. Pitico, Jardim Simus e Brigadeiro Tobias), além do Centro Inclusivo “Aluísio de Almeida” (Ciel), Estádio Municipal “Walter Ribeiro” (CIC), Ginásio Municipal de Esporte, Ginásio Poliesportivo do Éden, Ginásio Nilton Torres e a Arena Sorocaba “Eurydes Bertoni Júnior”, A cidade conta ainda com parcerias com instituições esportivas da cidade.
Quarta colocada em 2019
Sorocaba participou dos Jogos Abertos em 2019, na 83ª edição, em Marília, e terminou na quarta colocação, com uma delegação de 453 pessoas. Na ocasião, os destaques foram ouro, o vôlei de praia masculino e futsal masculino,
Terminnaram com a prata o vôlei de praia feminino, luta olímpica masculino, handebol feminino e masculino, futebol feminino e tênis de mesa feminino . Faturaram o bronze: basquete feminino, badminton feminino, karatê masculino, natação ACD feminino e vôlei feminino
Pontuaram em 2019 para a cidade em Marília: e o basquete masculino, ginástica artística feminina, e masculino, ginástica rítmica feminina, taekwondo feminino e masculino, damas, luta olímpica feminino, capoeira masculino, tênis feminino, tênis de mesa masculino, atletismo ACD feminino, biribol, xadrez feminino e masculino, ciclismo masculino, karatê feminino, natação ACD masculino, boxe masculino elite, judô feminino.
Os Jogos Abertos do Interior são realizados pela Secretaria de Estado de Esportes, em parceria com a cidade sede e disputados por cidades de todo estado, classificadas nos Jogos Regionais em cada, modalidade. A primeira edição ocorreu em 1936, na cidade de Monte Alto, interior de São Paulo.