Fase final de preparação
 |
Liga jogará o Brasileiro de Basquete 📷 Divulgação/LSB |
Os Estados Unidos são considerados o berço do basquetebol, além do esporte ter sido inventado no país, a Liga de Basquete Norte Americana (NBA) é a mais forte do planeta, com os melhores times e consequentemente com os melhores jogadores.Também como consequência, o número de atletas formados nas categorias de base é enorme, e a concorrência gerada por esta demanda faz com que muitos jogadores com potencial não arrumem espaço em território norte-americano.
Atenta a isso, a Liga Sorocabana de Basquete vem através dos anos dando oportunidade a estes jogadores, destaque para o armador Kenny Dawkins, que desembarcou no Brasil em 2011, e defendeu a LSB até 2013, depois disso, brilhou no Paulistano, Vitória, Pinheiros e hoje atua pelo São Paulo. Outro exemplo é Desmond Holloway, que iniciou sua carreira nos Estados Unidos, passou pelo México e chegou ao Brasil para jogar na LSB em 2013,ao final da temporada, se tornou o primeiro estrangeiro e o jogador mais jovem a ganhar o troféu de cestinha do NBB.
Após deixar a LSB, Holloway foi para o Paulistano, e também jogou por Pinheiros, Vasco, São Paulo, Fortaleza e atualmente defende as cores do Basquete Cearense. Na temporada 2017/2018 mais um estrangeiro foi bem com a camisa da LSB, o armador Dontrell Chaquan Brite, que após bons jogos em Sorocaba foi para o Fortaleza, e hoje defende as cores do Bauru Basquete.
E este DNA para revelar bons talentos estrangeiros pode continuar em 2022 na Liga Sorocabana de Basquete. O armador de 25 anos Byron Hawkins, já treina com o elenco que se prepara para a disputa do Campeonato Brasileiro da CBB. Hawkins atuou pela faculdade da 1ª divisão no estado de Murray ao lado da estrela do Memphis Grizzlies da NBA, Ja Morant. Hawkins quer se adaptar rápido e ter um bom rendimento. " Estou muito motivado, fui muito bem recebido e espero fazer bons jogos na disputa do Nacional."
Amistoso
Dia 30 no Ginásio do SESI no bairro Mangal (Sorocaba) a Liga Sorocabana de Basquete realizou um amistoso diante do Vindicated Sports, equipe formada por jovens jogadores americanos. O placar final da partida ficou em 74 x 57 para o time de Sorocaba. Após o jogo, o técnico Rinaldo Rodrigues falou do desempenho da LSB. " Eu gostei demais da equipe, foi uma boa apresentação na defesa com muito empenho, nós temos um alicerce muito bom com Gui Santos, Adler, Leandro e Raphael, atletas que já estavam na equipe no ano passado e estão bem fisicamente."
Rinaldo também elogiou o adversário deste domingo. "Surpreendemos os americanos que ganharam da equipe de Santos e perderam por 13 pontos para o Araraquara, agora é seguir o trabalho correndo por fora e chegar forte no Nacional."
A estreia da LSB no Campeonato Brasileiro da CBB está marcada para o dia 19 de fevereiro diante do Araraquara em Brusque, que juntamente com Blumenau sedia a primeira fase da competição.
Reforço
Nos bastidores, a busca por reforços continua, nesta terça-feira (01) o pivô de 2,06m Pedro Peçanha foi apresentado, apesar da juventude (23 anos), Peçanha tem muita rodagem pelo Basquete Nacional e já vestiu a camisa dos seguintes times: Minas tênis clube (MG),Sesi/Franca(SP),Palmeiras(SP),São José dos Campos (SP),Pinheiros (SP),Campo Mourão (PR),Flamengo /Blumenau (SC),Brusque (SC) e Weber /Assis (SP).
Via assessoria de imprensa, Peçanha falou de sua expectativa para a disputa do Brasileiro. "Fico feliz em representar Sorocaba e vestir uma camisa com tanta tradição, a expectativa é alta e espero poder contribuir com meus companheiros para trazer o melhor resultado possível."
Outros reforços
Aquipe de Sorocaba apresentou reforços nos últimos dias e elenco ainda pode ter novidades até a estreia no Nacional no dia 19 de fevereiro A montagem do elenco é evidentemente uma parte importantíssima no produto final de qualquer time em competições de alto nível. É uma verdadeira equação, recursos disponíveis + oportunidades do mercado + objetivos traçados = desempenho.
Apostar em jovens? Contratar atletas mais rodados? No caso da Liga Sorocabana de Basquete a resposta é “sim” para as duas questões. A ideia do gestor e técnico Rinaldo Rodrigues é mesclar juventude e experiência na montagem do elenco que vai disputar o Campeonato Brasileiro a partir de fevereiro. “ O cobertor é curto, as negociações não são fáceis, mas quando o atleta entende o projeto da LSB tudo caminha, estamos montando um elenco de guerreiros”.
E as novidades já começaram a aparecer, no time dos mais novos, o Ala/armador Breno Tosini de 20 anos e 1,93m com passagens desde a categoria de base por Jacareí, São José, Mogi das Cruzes, Pindamonhangaba, Brasília e Londrina. O armador Geovane Toco tem 23 anos e antes de se apresentar para jogar na Liga passou por Minas Tênis Clube, Mogi das Cruzes e União Corinthians (RS).
Entre os mais experientes está Ygor, de 35 anos que atua como Pivô e desde as categorias de base vestiu as camisas dos seguintes times: Continental Parque Clube, Paulistano, Palmeiras e Sírio, o primeiro time no profissional foi Itu, depois atuou por Santos, Rio Preto, Paissandu, Macaé, Campo Murão, Osasco, Assis, São José (Macapá), Blackstar e agora LSB. “ O Campeonato Brasileiro é muito difícil, as equipes se preparam para fazer bons jogos, nossa equipe é jovem, e estamos trabalhando duro para trazer bons resultados.” Ressaltou Ygor.
A Liga Sorocabana de Basquete continua sua preparação visando sua estreia no Campeonato Brasileiro 2022, agendada para o dia 19 de fevereiro contra o Araraquara. Lembrando que a primeira fase da competição terá duas sedes, com os jogos acontecendo em Brusque e em Blumenau (SC