Congresso técnico é nesta
terça-feira, 15 de fevereiro
 |
Bezinha 2022 terá definições nesta terça-feira📷 Divulgaçao |
O Campeonato Paulista da Segunda Divisão Sub-23 (Bezinha), da temporada de 2022, terá uma definição nesta próxima terça-feira, dia 15 de fevereiro, quando ocorre o congresso técnico, na sede da Federação Paulista de Futebol. Entre as dúvidas estão, o número de clubes participantes, a fórmula de disputa e a data de início. Na região de Sorocaba, Itapetininga, Itu e Jundiaí, a expectativa é de que três times possam participar: Paulista, Elosport Capão Bonito e Itararé.
Data e formato
Em relação ao começo do certame, há duas opções até o momento, dias 24 de abril ou primeiro de maio. Ao contrário de 2020 e 2021, quando, a competição ocorreu no segundo semestre e com apenas dois meses de duração, devido a pandemia do Covid-19, neste ano a Bezinha será mais longa e com jogos se estendendo em parte do primeiro e segundo semestre segundo as previsões. Acredita-se que o término da competição deverá ocorrer no início de outubro.
Em relação ao formado, somente congresso técnico irá definir. Em 2021, um total de 30 times participaram da competição em cinco grupos de seis times, passando para a segunda fase, eliminatória, 16 times, e na fase seguinte, oito times para as quartas, chegando às semifinais, União Suzano, Grêmio Prudente, Vocem e Matonense, e se classificando para a A3, Suzano e Matonense, que fizeram as finais, com o título indo para o Suzano, 2 a 1 e 0 a 0.
Quinta divisao
Outro assunto polêmico que ficou para o congresso do dia 15 é a criação, já para 2023 do Campeonato Paulista da quinta divisão, a Serie B2. A proposta vem sendo discutida desde 2020 e foi abortada devido à pandemia de Covid-19 desde então. E pode ser que o tema seja colocado em discussão.
Indefinições - I
Entre hipóteses e possibilidades de participação de vários clubes na Bezinha 2022, embora o Mogi Mirim Esporte Clube não esteve na primeira reunião, segundo a imprensa local (Jornal O Popular) a expectativa é de que o Sapão da Mogiana poderia voltar a jogar a Bezinha, mas sem confirmação oficial.
Também se comenta que o União São João de Araras, que está fora do futebol profissional quase dez anos, pode voltar. Outras expectativas são das presenças da Esportiva Itapirense, e do Atlético Guaçuano, mas neste último caso, dependeria de um estádio para mandar as partidas.
Segundo o site Esporte Paulista, outro time que pode ficar de fora por questões financeiras é o tradicional União Agrícola Barbarense.
Indefinições - II
Aliás essa questão (falta de estádio em condições), é um problema de vários clubes do interior. O Esporte Clube Itapetininga, também vive esse dilema. A Águia de Itapê tem tudo regularizado junto à FPF, mas não conta com estádio aprovado - o antigo, Péricles D Avila Mendes, não tem hoje condições de receber jogos do futebol profissional. Lembrando que na região de Sorocaba, há ainda o Atlético Sorocaba, licenciado, e o Votoraty, que voltou com suas categorias de base. A região ainda conta com o Salto FC, que investe na base. E tem a AA Angatuba que iniciou trabalho no ano passado.
Ultima reunião
Lembrando que na última reunião dos clubes interessados em jogar a Bezinha, estiveram presentes: América, Amparo Athletico, Andradina, Atlético Guaçuano, Barcelona Capela, Brasilis, Catanduva, Colorado Caieiras, Esportiva Itapirense, Fernandópolis, Flamengo, Francana, Grêmio Mauaense, Grêmio Osasco, Grêmio Prudente, Grêmio São-Carlense, Guarulhos, Independente, Inter de Bebedouro, Itapevi, Itararé Jabaquara AC, Jaguariuna, Joseense Manthiqueira, Osasco FC, Osvaldo Cruz, Paulista, Penapolense, Rio Branco, Santacruzense, São Carlos, Ska Brasil, Tanabi, Taquaritinga, União Barbarense, União Mogi, União São João, Vocem e XV de Jaú. Outras equipes poderão participar, mas até agora não houve uma oficialização.