COPA PAULISTA 2022
Derrota e Azulão fica
``à espera de um milagre"
 |
Derrota do São Bento em Leme, 1 a 0 Foto: Neto Bonvino - ECSB |
Esportivo Regional - Sorocaba, 24/08/2022 - O que está ruim, sempre pode piorar no Bentão. Sem jogar bem, um futebol abaixo da crítica, o São Bento se afastou ainda mais da segunda fase da Copa Paulista, ao perder por 1 a 0 para o Lemense nesta sexta-feira em Leme, jogo da nona e penúltima rodada da Copa Paulista. Se não acontecer um "milagre" no restante da rodada e na última semana que vem, o Bentão deverá ficar mais uma temporada sem calendário nacional. O jogo realizado no Estádio Bruno Lazzarini, em Leme, pela nona e penúltima rodada da primeira fase.
O jogo marcou a primeira vitória da Onça Azul de Leme, em nove rodada do torneio. Com o resultado, o Lemense vai para oito pontos, assume a quinta posição no grupo dois, mesma pontuação do Bentão, quarto lugar. O Primavera recebe o Rio Claro neste sábado, e domingo tem Desportivo Brasil e XV de Piracicaba fechando a rodada do grupo 2.
Na décima e última rodada da primeira fase da Copa Paulista, pelo grupo 2, dia 3 de setembro, 15h, o São Bento recebe o Desportivo Brasil em Sorocaba. No mesmo dia e horário, o Lemense fecha sua participação fora de casa, diante do Rio Claro, no Shimitão.
Bento "à espera de um "milagre"
Passam os dois primeiros e o terceiro tem uma chance de se classificar entre as duas melhores campanhas entre os três grupos. O Desportivo está classificado com 20 pontos, o XV de Piracicaba tem 13 e precisa deu um ou dois pontos para se garantir. O Primavera tem 11 pontos, em terceiro, e um empate ou vitória elimina Bento e Lemense. O Rio Claro tem cinco pontos. Além de torcer para o Rio Claro, neste sábado, o Bentão precisaria vencer o Desportivo em Sorocaba, e ainda contar com uma combinação de resultados na rodada final.
Na briga pelas duas vagas entre os terceiros, além do Primavera, com 11 pontos no grupo 2, o Botafogo de Ribeirão tem 9 pontos no grupo 1, liderado pelo classificado Marilia (17) e onde o Sertãozinho (10), vem em segundo; no grupo 3, o Oeste Barueri soma 11 pontos, atrás de Portuguesa que tem 13 e do São Caetano com 14 pontos.
Jogo truncado
Pouco se salvou no primeiro tempo no Bruno Lazarini, e o placar sem gols refletiu o que foi o primeiro tempo fraco entre Bentão e Zulão. Um jogo de muitas faltas, truncado, com pouca criatividade dos dois lados. Precisando do resultado, o São Bento quase nada realizou, a não ser uma cabeçada de Dogão aos sete minutos. O Lemense, pelo menos teve um pouco mais de iniciativa e buscou mais o resultado.
Aos nove, Felipinho cruzou e Ronaldo testou para boa defesa de Wilian; aos 25, Rodney chegou atrasado e a zaga sorocabana evitou o gol. No escanteio seguinte, Matheus Henrique desviou e Doriva tirou em cima da linha fatal. A Onça Azul de Leme ainda pressionou nos 15 minutos finais mas sem objetividade.E ficou nisso, 0 a 0.
Bento mal e Onça define
O jogo melhorou no segundo período. O São Bento saiu mais para o jogo e deu espaço para o Zulão, que aproveitou: aos seis, aproveitando uma falha na saída de bola do Azulão, Ronaldo serviu Rodney que invadiu a área e tocou com categoria, 1 a 0.
Na resposta do Bentão, Agrella bateu forte para fora aos oito. Em outra saída de bola ruim do Bento e Daltro bateu com perigo e Wilian pegou.
Aos 22 Edmundo bateu e Dogão salvou na linha fatal, e Daltro bateu no rebote e Wilian fez uma grande defesa e evitou o segundo gol do time de Leme, que seguiu criando boas chances. O São Bento foi uma decepção e embora tenha pressionado no fim, e teve tempo para mais duas boas defesas do goleiro de Sorocaba. E o placar ficou no 1 a 0 para o time de Leme.
Futuro
Quanto ao futuro, ou seja, o Paulistão de 2023, vaga conseguida neste ano com uma grande arrancada final na Série A2, o Bento já começa a pensar neste futuro próximo. Informaçoes dão conta que haveria uma "acordo de cavalheiros, entre diretoria e Paulo Roberto Santos após o fim do Brasileiro Série D. O grande "problema" é que o time do Sul de Minas, um dos mais bem estruturados financeiramente e administrativamente, está prestes a conseguir um acesso histórico para a Série C - superou o ASA em Arapiraca e define vaga em casa neste fim de semana no belíssimo estádio Manduzão (35 mil expectadores), em Pouso Alegre.
Caso confime a vaga, o clube mineiro, segundo fontes ligadas ao "Pousão", o time mineiro deve fazer uma ótima proposta (em todos os sentidos), para a sequencia do treinador em 2023.
Além da questão estrutural e financeira, o Pouso Alegre deve ponderar que tem calendário cheio em 2022 , com Mineiro da Primeira Divisão (com três clubes de Série A do Brasileiro, Atlético, Cruzeiro e América), Copa do Brasil e ainda Série C do Brasileiro com jogos no primeiro e segundo semestre.
Em contrapartida, o São Bento, que passa por uma séria crise financeira, terá somente o "badalado" Paulistão (apenas pouco mais de 90 dias de competiçao), como destaque em 2023 e sem calendário nacional, terá de disputar novamente a deficitária Copa Paulista. Com isso fica a dúvida do futuro do novo treinador do Azulão.
Lemense 1x0 São Bento
Copa Paulista 2022
Rodada: 9 - Data: 26/08/2022 - 19h
Local: Estádio Bruno Lazzarini, Leme, SP
Arbitro: Paulo Cesar Francisco
Assistentes: Ricardo Pavanelli Lanutto e Fernando Afonso Gonçalves de Melo
Cartões amarelos: Lemense - Edmundo, Matheus Henrique, Jean Pablo; São Bento - Dogão, Bruninho
Gols: Lemense - Rodney aos 6´2T
Público: 594
Renda: RS:4515,00
Lemense
Igor; Vinicius, Jean Pablo, Matheus Henrique e Bruno Souza; Gabriel Silva, Willian Daltro, Edmundo (Alan Lopes) e Ronaldo (Ronaldo); Rodney (Patrick Felipe) e Felipinho (Léo Souza)
Técnico: Renato Peixe
São Bento
Wilian; Arthur Amorim, Dogão, Sedenscki e Alan Pires (Matheus Borges); Doriva, Medeiros (Denner), Pedrinho (Erick Mendes); Bruninho (Fabinho), Agrella e Eder Paulista (Thiago Bento)
Técnico: Luizinho Rangel