Graduação da Lisoboxe
reuniu alunos no CE. Dr. Pitico
 |
Nova geração da Lisoboxe - Fotos: Divulgação |
Redação - Esportivo Regional
Twitter / Instagram / Facebook / Email
ER Sorocaba (29 /09) - No dia 24 de setembro, a Liga Sorocabana de Boxe, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba através da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav), realizou o evento de graduação de alunos no Centro Esportivo Doutor Pitico. O evento faz parte do calendário do projeto “Boxe: Uma luz para o Futuro” desde a criação da Lisoboxe em 2005 e permanece acontecendo a cada 2 meses, transformando-se numa verdadeira tradição.
O projeto
O programa “Boxe: Uma luz para o Futuro” é um projeto social em parceria com a Sequav, que visa massificar a nobre arte e alcançar pessoas em situação de risco, para que se tornem indivíduos e cidadãos melhores, aprendendo sobre a importância do cuidado com o corpo, mente, respeito, disciplina, dentre outros benefícios. Está inserido em 4 núcleos espalhados pela cidade: C.E. Dr. Pitico, C.E. Francisco Lisboa (Maria Eugênia), C.E. Padre André Pieroni (Jardim Simus) e Espaço Filadelfia (Aparecidinha), atendendo desde crianças a partir de 6 anos até adultos.
A graduação foi criada com o intuito dos alunos Lisoboxe, principalmente do projeto social, testarem e mostrarem as habilidades adquiridas nas aulas. Os testes dos alunos são feitos através de uma avaliação dos professores responsáveis, baseados na metodologia Lisoboxe, criada pelo Professor Vladimir Juliano de Godoi e que possui 3 níveis progressivos: Camiseta amarela – aprendizagem, vermelha – aperfeiçoamento e azul – treinamento, onde todos exigem do aluno a execução da técnica, aplicação das técnicas e condicionamento físico, além do conhecimento teórico sobre os princípios de convívio da Liga e regras básicas do esporte, variando de acordo com a faixa etária e patamar de graduação do aluno.
37 alunos
Mas a parte principal do evento é o final, quando todos os alunos, professores e familiares se reúnem para celebrar a conquista de todos os participantes, com a entrega da faixa e certificado de graduado. Isso faz com que ampliem seus círculos e vivências sociais, experiências esportivas, além de estimular a continuarem no esporte, se superando e evoluindo, para que cheguem ao próximo nível de graduado.
No total, havia 37 alunos presentes neste final de semana, separados em 13 infantis e 24 juvenis/adultos. Na turma infantil foram avaliados as capacidades de pular corda (exercício importantíssimo para a coordenação e uso das pernas no boxe), sombra (movimentar e aplicar golpes livres no ar, imaginando sua sombra como um adversário), escola de boxe (desenvolver os comandos e sequências de golpes ou movimentos exigidos pelo professor) e saco de pancada; já na turma juvenil/adulto também realizaram escola de boxe, sombra e corda, além da escola de combate (simulação em dupla de um combate, numa distância segura para não se machucarem e aplicando sequências de golpes e movimentos pré-estabelecidas) e preparação fisica (com flexões de braço, abdominais e suas variações).
Este trabalho é feito com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, SESI-SP, Organização Contábil Sorocaba, Ghimper Academias, Adidas Combat Sport, MKS Combat e Centro Avançado de Ortopedia.
“Bem, no começo fiquei um pouco nervoso, mas fui me soltando, e mesmo durando 1:30h, tive a impressão de que a graduação acabou incrivelmente rápido. No final me senti bastante grato ao conquistar esse novo patamar. Me sinto muito realizado com essa importante conquista, pois mesmo sendo um caminho curto tentei usufruir ao máximo o conhecimento dos grandes professores que me orientaram, e almejei a graduação", disse o aluno Atila Zacarioto.
“Eu senti nervosismo e ansiosa, mas muito surpresa em poder participar. Estou muito feliz, eu achei desafiador, mas também foi bom”, disse Manuela Rodrigues, sete anos.
“Foi legal, bem produtivo! Por conta do calor, fizemos na parte de fora e teve bastante gente, a grande maioria sendo a primeira participação numa graduação. Todos gostaram bastante, principalmente a criançada, que foram testados tecnicamente, fisicamente, aplicação e disciplina com perguntas sobre as ‘regrinhas’ das aulas do projeto e do boxe.” destacou o professo do CE Dr Pitico, Douglas Ragi.
Mais imagens