Posted by Portal Esportivo Sorocaba
Sorocaba termina entre as
top 18" do país e em sexto na "B"
 |
Renasce venceu Chapecó e terminou entre as seis melhores da Superliga B Fotos: Divulgação |
Redação /Esportivo Regional Twitter / Instagram / Facebook / Email
ER Sorocaba (16/03) - Uma boa temporada de aprendizado. O Renasce Sorocaba venceu na noite deste sábado (16), no ginásio de esportes do Sesi de Sorocaba, a Associação Chapecoense de Voleibol/Unoesc (Chapecó Vôlei), por 3 sets a -parciais de 25x19, 22x25, 25x20 e 25x17. Foi uma despedida com vitória e uma campanha estreante com pontos positivos para Sorocaba, cuja meta era não cair num torneio de 12 times e quatro rebaixados.
Isso aconteceu, e o time de Sorocaba fez bons jogos, outros nem tanto, mas o time montado com dificuldades, comandado pelo técnico Clóvis Granado, com uma equipe que trabalhou muito dentro e fora de quadra para dar uma boa estrutura, cumpriu seu papel e manteve a cidade na segunda divisão do voleibol principal nacional e entre os 18 melhores clubes do país. A campanha da equipe de Sorocaba terminou a Superliga B com 6 vitórias e 5 derrotas, 22 sets pró e 19 contra.
Lotado - Um dos destaques ficou para a torcida de Sorocaba que levou bom público a todos jogos. Na despedida foram450 torcedores lotando o ginásio e gritando muito, como ocorreu em todos os jogos em Sorocaba. " Agradecemos imensamente nosso sétimo jogador. E é por eles que nos desdobramos", explicou Douglas Santa Anna, supervisor da equipe sorocabana, sobre a torcida.

A Superliga B - A competição é disputada por 12 times de todo país. Os quatro melhores passaram para a semifinal. Os dois finalistas subirão para a Superliga A. Os quatro com menos pontuação foram rebaixados para Superliga C. E o Renasce, em sua primeira participação no campeonato conseguiu o objetivo principal: se manter na Superliga B (entre o 5° e o 8° lugar) a qual voltará no próximo ano.
O jogo - O Renasce começou a partida bem, principalmente nos bloqueios, e não deu chances ao adversário, ficando sempre à frente do placar. No 2°, o equilíbrio prevaleceu até o 9° ponto. Aí a equipe de Chapecó passou a frente, fazendo 9 a 12 e, depois, 10 a 13. O técnico sorocabano Clóvis Granado pediu tempo. O jogo voltou equilibrado, sem ninguém se desgarrar do placar. Mas a equipe do Sul acabou defendendo melhor e venceu o set.
No 3° o Renasce voltou com mais energia e foi se mantendo dois ou três pontos à frente até o fim. Equilíbrio foi a marca do 4° set. Nenhuma das duas equipes conseguia abrir pontos à frente do placar. Mas a partir do 17° ponto o Renasce se impos.
Próximos desafios - A equipe adulta do Renasce vai disputar, ainda este ano, três competições: o Estadual da Divisão Especial, a partir de abril, os Jogos Regionais (julho) e os Jogos Abertos (outubro). Já a equipe sub-21 disputará o Campeonato Paulista da categoria a partir do fim deste mês de março. Apoiam o projeto Renasce Vôlei Sorocaba, iniciado em 2021, que buscou - e consegui - fazer a cidade de Sorocaba voltar a ter um representante de alto nível no cenário do vôlei feminino brasileiro, como ocorreu na década de 1990: Sesi, Unimed Sorocaba, Escola Portal , City +, Sola Açougue, Vitafor, Prefeitura de Sorocaba, Centro Avançado de Ortopedia, Aurora EADI, Nakagawa, Cabelereiro Marcos Albuquerque e Ades Projetos.