Rubronegro de Itu perde do São Paulo, 3 a 2
Depois de duas décadas na elite
Ituano voltará a jogar a Série A2
 |
Ituano perdeu para o São Paulo, 3 a 2 e joga a Série A2 em 2025 Fotos: Miguel Schincariol/Ituano |
Redação /Esportivo Regional Twitter / Instagram / Facebook / Email
ER Sorocaba (10/03) - A cidade de Itu está triste neste domingo ! O Ituano está rebaixado para a Série A2 de 2025! O Galo perdeu para o São Paulo por 3 a 2 neste domingo (10), em jogo realizado no Estádio Novelli Júnior, em Itu, pela 12ª e última rodada do Paulistão. O Ituano voltará a jogar a segunda divisão paulista depois de 23 anos e estava na primeira divisão desde de 2002.
A vitória suada Tricolor ocorreu somente com um gol polêmico no final num penal onde o árbitro Raphael Claus foi chamado pelo VAR e acabou marcando. Na cobrança, Luciano fez o gol que classificou o São Paulo para as quartas-de-finais do estadual. José Carlos fez os dois gols do Galo, e Lucas Moura e Ferreirinha marcaram os outros dois gols tricolores.
Galo e Ramalhão na A2 - O Ituano foi rebaixado ao lado do Santo André. O Galo teve a pior campanha do Paulistão entre os 16 times, com seis pontos em 12 jogos com uma vitória, três empates e oito derrotas , cinco gols marcados e 19 sofridos. O Santo André caiu com oito pontos em 12 jogos. O Guarani se salvou com dez pontos.
Segunda fase - As quartas- a segunda fase do Paulistão terá os duelos entre Santos x Portuguesa, Palmeiras x Ponte Preta, Red Bull / Bragantino x Inter de Limeira e São Paulo x Novorizontino. Todos jogos no próximo final de semana.
Jogos da última rodada - Além de Ituano 2x3 São Paulo, a última rodada da primeira fase do Paulistão teve esse jogos: Santos 3x2 Inter de Limeira, Palmeiras 1x0 Botafogo, Agua Santa 0x0 Corinthians, Guarani 1x0 Red Bull Bragantino, Santo André 1x0 Ponte Preta, Mirassol 0x2 São Bernardo e Novorizontino 2x0 Portuguesa.
Como ficou a primeira fase - A classificação dos quatro grupos na primeira fase ficou assim: Grupo A - Santos com 25 pontos, Portuguesa com 10, Santo André com 8 e Ituano com 6 pontos; grupo B - Palmeiras com 28, Ponte Preta com 17, Agua Santa com 15 e Guarani com 10; grupo C - Red Bull Bragantino com 21, Inter de Limeira com 17, Corinthians e Mirassol com 14; e grupo D - São Paulo e Novorizontino com 22 pontos; São Bernardo com 21 e Botafogo com 12.
O jogo em Itu: Tricolor na frente - O São Paulo ameaçou logo a três minutos com Calleri que parou em boa defesa de Jefferson. O Galo chegou aos 12 mas Vinicius Paiva perdeu na dividida com Rafael; Thonny Anderson testou aos 13 mas Rafael pegou .
Tricolor sai na frente, 2 a 1 - Aos 19 minutos o São Paulo fez 1 a 0, num escanteio, onde Calleri desviou e Ferreirinha mandou para as redes em Itu. No entanto o Galo saiu para cima e empatou aos 27 numa boa jogada de Vinicius Paiva pela direita. Ele ganhou da marcação e cruzou para a entrada fulminante de Zé Carlos e que testou sem chance para Rafael, 1 a 1 em Itu.
Depois de uma blitz no ataque, aos 35 minutos o São Paulo fez 2 a 1 com Luciano batendo de chapa aproveitando um bo cruzamento de Igor Vinicius, resultado que ia classificando o São Paulo e definitivamente mandando o Galo para a Série A2 de 2025. O Galo seguiu tentando e aos 39 Thonny Anderson mandou pelo alto e ficou assim o primeiro tempo em Itu.
São Paulo se classifica com gol no fim - O período complementar foi disputado em "marcha lenta" em Itu. O Galo até tentou chegar ao ataque, mas sem força, parou na marcação tricolor. O São Paulo pouco se arriscou com 2 a 1 na frente. Teve sim algumas tentativas como aos cinco com Michel Araújo, aos 12 e 16 minutos com Juan.
Mas o jogo acabou ficando dramático no fim. Aos 43 minutos o Ituano empatou num cruzamento de Bruno Alves para José Carlos que deixou tudoigual em Itu, 2 a 2.O resultado ia eliminado o São Paulo, mas não mudava a situação do Galo, rebaixado. Nos acréscimos o São Paulo foi para o tudo ou nada, mandou uma bola na trave com Juan.
Logo depois a arbitragem expulsou Bruno Alves, do Ituano. E aos 48 minutos, o lance polêmico que definiu o jogo e a vaga do Tricolor: Jefferson defendeu um chute de Lucas e no rebote Juan caiu na área. O arbitro Raphael Claus mandou o jogo seguir, mas foi chamado pelo VAR, e depois da consulta marcou o penal, convertido por Luciano, que livrou o São Paulo da eliminação na primeira fase do estadual. Ituano rebaixado para a Série A2 de 2025 e São Paulo classificado para as quartas do Paulistão 2024.
Times e apito - Ituano 1x2 São Paulo - Campeonato Paulista, 2024, 12ª rodada, 10 de março, 16h. Local: Estádio Novelli Júnior, Itu - Arbitro: Raphael Claus; assistentes: Alex Ang Ribeiro e Rafael Tadeu Alves de Souza; Cartões amarelos: Ituano: Thonny Anderson, Bruno Alves; Sao Paulo - Diego Costa; Renda R$ 725.090,00 - Publico: 10.864 pagantes
Ituano: Jefferson Paulino; Léo Duarte, Léo Oliveira (Bruno Alves), Marcel e Marlon; Vitão (Salatiel), Miquéias, Eduardo Person (João Vaalle); Thonny Anderson (Pablo Diogo) José Carlos e Vinicius Paiva (José Aldo). Técnico: Alberto Valentim.
São Paulo: Rafael; Igor Vinícius (Rafinha), Arboleda, Ferraresi e Wellington; Alisson, Bobadilla (Michel Araújo), Lucas Moura; Luciano, Calleri (Juan) e Ferrerinha (James Rodrigues). Técnico: Thiago Carpini.
Mais fotos do jogo
Miguel Schincariol/Ituano