Notas do esporte itapetiningano
Futsal - A equipe de Futsal Sub-20 de Itapetininga estreou na Liga Paulista de 2024, neste sábado, dia 23, e os atletas enfrentaram a equipe “MAC”, de Monte Alto. A partida finalizou com empate, sem gols; com resultado de 0x0.
O jogo aconteceu no Ginásio Ayrton Senna da Silva, com a presença de inúmeros torcedores, que apoiam o time. O trabalho árduo mesmo ficou com os goleiros, que deram duro para manter o placar sem gols.
Esta foi a primeira vez que as duas equipes se enfrentaram em competições da LPF, uma vez que o Monte Alto é um dos estreantes na temporada. Em 2024, 18 clubes participam da Copa da LPF sub-20. De acordo com o regulamento, os times foram divididos em duas chaves com nove equipes, onde vão se enfrentar em turno único, classificando-se os oito melhores de cada.
A decisão, repetindo os últimos anos, será em jogo único em quadra neutra determinada pela LPF. Em caso de empate, haverá prorrogação e, se necessário, disputa de pênaltis. Nesta temporada houve uma mudança no regulamento dos torneios sub-20 organizados pela Liga Paulista de Futsal, que permitirá a utilização de até cinco jogadores com 21 anos de idade. Vale ressaltar que o time de Futsal Sub-20 de Itapetininga treina e compete pela Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude.
Bocha - No dia 23 de março, atletas de bocha de Itapetininga participaram da Liga Ituana de Bocha. O jogo aconteceu em Itapetininga e atletas da cidade de Itu enfrentaram o time da casa, na quadra de bocha, anexo ao Ginásio de Esportes Ayrton Senna da Silva. A equipe de Itu contou com o atleta “mascote” Murilo, que, embora muito jovem, já é afiliado da Federação na modalidade e foi essencial para sua equipe. O jogo foi muito equilibrado, resultando no empate com 2 pontos para cada lado.
Voleibol adaptado - A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, prepara atletas de diversas modalidades na Escola Municipal de Esportes. Os atletas do Voleibol Adaptado, foram representar nosso município, neste fim de semana, na cidade de Salto.
As categorias 58+ e 68+, são coordenadas pelo professor Alexandre Mastromauro e levam o nome de Itapetininga para todo Estado. Na categoria 68+, Itapetininga venceu a equipe de Campo Limpo Paulista por 2x0. Uma vitória que levou a equipe à liderança da competição. Na categoria 58+, o time de Itapetininga venceu a forte equipe de Salto, atual campeã da modalidade. A equipe da casa levou a melhor, vencendo Itapetininga por 2x0. Placar que mantém Itapetininga em 2° lugar na Superliga.
Itapetininga foi representada pelos seguintes atletas, na categoria 68+: Kazuo, Geraldo, Belfort, Benedito, Oswaldo, Ziglio, Passarinho e Paulo.E na categoria 58+: Nilton, Maurício Salvador, Cícero, Maurício, Geraldo, José Vaz, Luiz, Rafael, Fernando, Luiz Carlos, Paulo e Mario.
Jiu-Jitsu - Nos dias 16 e 17 de março foi realizada a 1ª etapa do Circuito Aberto Paulista de Jiu-Jitsu, realizado pela Federação Paulista de Jiu-Jitsu. O evento aconteceu na cidade de Barueri, reunindo atletas de altíssimo nível. Itapetininga marcou presença com 10 atletas da modalidade de Jiu-Jitsu do Projeto “Super Ação”. A competição contou com inúmeros atletas da categoria de todo Estado, que suaram o kimono no Complexo Esportivo Jd. Silveira Amaral Billagon. Circuito Aberto Paulista tem como objetivo rankear os melhores lutadores do Brasil, e Itapetininga foi representada pelos atletas do Projeto “Super Ação”.
Super Ação - Itapetininga foi representada por 10 atletas de alto nível, do Projeto “Super Ação”, conquistando 8 medalhas: Samuel Maia Franco - Vice-campeão, Kayrine Monteiro - Campeã, Raíssa Emanuelle - Campeã, Maria Vitória - Campeã, Vitor Cruz De Mello - Campeão, Phablo Fernandes - Vice-Campeão, Kaleo Pereira - 3° colocado, Giovana Amaral - Campeã. Os atletas Marcos Vieira e Juan Pablo também integraram a equipe e representaram Itapetininga.
Os atletas recebem o apoio técnico do profissional de educação física, Roberto Franco, que realiza seu trabalho de forma voluntária, com muita dedicação e comprometimento, em prol à modalidade e principalmente à formação da cidadania, que o esporte proporciona aos seus praticantes.
Karatê - Itapetininga esteve muito bem representada a 28ª Copa Tietê de Karatê, no domingo, dia 18, na cidade de Tietê. O atleta de Karatê, Fernando Martinez, subiu ao pódio na competição. Desta vez, o atleta participou da 2ª Etapa do Circuito ACAK - 2024, no Ginásio Municipal Acácio Ferraz, em Tietê. A competição foi uma realização da ACAK (Associação Cooperativa das Academias de Karatê) e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Tietê, Sejul-Tietê e Centro de Treinamento de Artes Marciais Ambrosin Foresto. A 28ª Copa Tietê contou com a participação de 389 atletas inscritos de 37 associações, de 27 cidades.
E diante de inúmeros atletas, Fernando Martinez conquistou a medalha de prata, ficando em 2º lugar e somando mais 5 pontos no ranking. Ele consagrou-se líder com 12 pontos no total. O seu próximo desafio será o Campeonato Nacional em Joinville, Santa Catarina. O evento acontecerá dia 11 de abril, e o atleta representará o nosso Estado.
Meia maratona - Um atleta itapetiningano subiu ao pódio na Meia Maratona, que aconteceu em Barra Bonita. O atleta Magdiel, da equipe XV de Novembro, foi destaque no percurso de 5 km, conquistando o 2º lugar na prova que reuniu inúmeros atletas do Estado. No evento, também houve premiação para a maior equipe participante. E a equipe do XV de Novembro de Itapetininga levantou o troféu de 2º lugar, com maior equipe presente.