Posted by Portal Esportivo Sorocaba
Esporte ajudou atleta a superar perda
|
Mikael Santos: esporte e o muay thai vem sendo importantes na sua vida Fotos: Divulgação |
O muay thai traz vários benefícios para seu praticante, principalmente para a saúde física e mental, ajuda a desenvolver força e resistência muscular, melhora a coordenação e os reflexos, ajuda a perder peso e a definir o corpo, melhora a saúde cardiovascular, reduz o estresse e a ansiedade, a promove autoconfiança e a autodisciplina.
Além de aumentar a elasticidade, o ganho de massa magra e trabalha a estabilidade articular e o equilíbrio. Mas no caso do atleta Mikael Santos, 16 anos, de Votorantim, morador na Vila Garcia e hoje atleta de ponta da equipe Pako Thai, a modalidade foi além. Ajudou o atleta num dos momentos mais difíceis de sua vida, como conta o atleta, que hoje está numa grande fase e projeta no futuro ser lutador profissional de MMA.
"Eu treino desde os meus 12 anos. E comecei a treinar depois que meu pai faleceu. A luta serviu como terapia pra mim. Desde então, eu não parei mais e o muay-thai vem sendo muito importante na minha vida", conta o atleta que já fez seis lutas em campeonatos oficiais e vem crescendo e desenvolvendo dia a dia no esporte, com uma carreira vitoriosa com seis belas vitórias, numa carreira orientada pelo mestre Pako de Oliveira, da equipe Pako Thai, que ele defende.
Mikael conta que já treinava forte antes do acontecido. "Depois do que aconteceu (perda em sua família), eu ia pra academia e quase não saía de lá, fazia quatro, cinco treinamentos por dia e toda as tristeza, virou vontade de vencer e a artes marciais (muay thai), me ajudou a superar a morte do meu pai e foi como uma terapia", conta Mikael. Segundo ele o técnico Pako de Oliveira foi mais que um mestre principalmente nos momentos mais difíceis por qual passou.
Sonho de ir para o MMA - Mikael contou que com sua carreira que vai se solidificando cada dia mais no muay thai, tem sonhos maiores que vai buscar e falou de futuro: "Quanto ao meu futuro, quero migrar pro MMA. Estou treinando além do muay thai, o jiu-jitsu com o Sensei Anderson. No futuro quero migrar para MMA, me tornar lutador profissional e competir no UFC e com apoio do mestre Pako. Ele é como um pai para todos nós na equipe. Ele não ensina somente sobre muay thai. Se tivermos passando por alguma coisa, sei que posso chamar o mestre para conversar, pedir seu conselho. Com ele orientando estamos conseguindo um rendimento melhor (nos treinos e competições), finaliza o atleta.