São Bento confirma participação
no arbitral nesta terça-feira na FPF
 |
São Bento foi eliminado pela Portuguesa no ano passado na Copa Paulista Foto: Neto Bonvino |
Rivail de Oliveira /Esportivo Regional
ER Sorocaba - 14/ 04/2025
O São Bento confirmou sua participação na edição deste ano da Copa Paulista. A Federação Paulista de Futebol se reúne nesta terça-feira (15) às 11h, com os clubes para definir os detalhes da competição. O clube deve ser representado pelo vice-presidente Florísio Viana e pelo diretor de futebol, Roni Zinkoski. O Bento ainda não definiu quando deverá anunciar seu treinador.
Bentão em 2024
No ano passado o Bento foi segundo lugar no seu grupo na primeira fase com 11 pontos em oito jogos, duas vitórias, cinco empates e uma derrotam, quatro gols pró e um contra. Foi superado na chave pelo Primavera, com 17, no grupo que tinha ainda, Capivariano com 10, Rio Branco com 9 e Red Bull Bragantino II com 5 pontos. Nas oitavas o Azulão foi eliminado pela Portuguesa, depois de um duplo 0 a 0, perdendo nos penais, 5 a 3.
A Copa Paulista
A competição começa em 15 de junho. A Copinha, como é conhecida, que dá ao campeão e vice o direito de escolhe no ano seguinte de disputar o Brasileiro da Série D ou Copa do Brasil - em 2024, o Monte Azul optou pelo Brasileiro e a Votuporanguense pela Copa do Brasil.
O Conselho Técnico da Copa Paulista e reunirá os representantes das equipes interessadas em estar na competição. A reunião cai decidir o formato e regulamento oficial da competição, bem como o número de clubes participantes, o calendário a ser seguido e demais pontos logísticos para realização do torneio.
O torneio reunirá clubes das quatro principais divisões do futebol estadual e segundo o regulamento, terão vaga os oito primeiros colocados de cada uma das séries. A1, A2, A3 e A4 do Campeonato Paulista de 2025. Porém, se houver desistência de algum clube classificado, a vaga será repassada ao próximo time melhor posicionado na respectiva divisão, até o preenchimento total das equipes previstas, ou seja 32 times.
Também neste ano, os clubes rebaixados da Série A4 para a Segundona Estadual de 2026 não poderão participar da Copa Paulista. O Conselho Técnico da Copa Paulista deve ocorrer na segunda quinzena de abril, quando será definida a fórmula de disputa.
Os times aptos
Série A1 - Da Série A1 (Paulistã0), dos 16 clubes deste ano, Palmeiras, Santos, São Paulo Corinthians, Red Bull Bragantino e Mirassol, além do Botafogo, Guarani, Ponte Preta, Portuguesa, Novorizontino, São Bernardo e Inter de Limeira já estão nos Brasileiros (E poderiam participar da Copa Paulista com um time "B" - a maioria deles não tem optado pela Copinha nos últimos anos). Com isso, estariam aptos a jogar a Copinha os três demais: Noroeste, e os rebaixados para a A2, Velo Clube e Agua Santa.
Série A2 - Podem participar da competição, entre os clubes da Série A2: Primavera, Capivariano, Taubaté, São José, XV de Piracicaba e Santo André. E se abrirem vagas: Grêmio Prudente, Oeste, Juventus, Linense, Votuporanguense, São Bento, Portuguesa Santista e Rio Claro. (Lembrando que Ituano e Ferroviária já jogam o Brasileiro - e podem colocar um "time B" na competição)
Serie A3 - Os sete primeiros clubes da Série A3 em condições de jogar a Copa Paulista (Monte Azul já está no Brasileiro e pode optar por um time "B" ), são: Marília, Desportivo Brasil, Sertãozinho, Catanduva, Rio Branco, União São João e Itapirense. Se houver desistências, estão aptos: Rio Preto, Suzano, XV de Jaú, Francana, São Bernardo e Bandeirante. E ainda, Lemense e Comercial (embora rebaixados para a Série A4).
Série A4
Entre os oito melhores da Série A4 que podem participar da Copa Paulista: União Barbarense, Taquaritinga, São Caetano, Joseense, Paulista, Araçatuba, Nacional e Colorado de Caieiras. Caso abra alguma vaga, estão aptos, Inter de Bebedouro, Jabaquara, Penapolense, Barretos Grêmio São Carlense.
Paulistas nos Brasileiros de 2025 - Estão envolvidos nos quatro certames brasileiros, 17 paulistas: Serie A - Palmeiras, Santos, São Paulo Corinthians, Red Bull Bragantino e Mirassol - 6 clubes; Série B - Botafogo-RP, Ferroviária e Novorizontino - 3 clubes; Serie C - Guarani, Ituano, Ponte Preta, e São Bernardo - 4 clubes; Série D - Água Santa, Inter e Limeira, Atlético Monte Azul e Portuguesa - 4 clubes. Tradicionalmente, a maioria dos times que jogam o Brasileiro, não participam da Copa Paulista.

Fale com o Esportivo Regional
Whats