Janeiro de 2026 sem Copinha Sub-15
 |
Corinthians, ultimo campeão da Copinha e pivô de toda polêmica que resultou no boicote de 13 times em 2025 - Foto: Matheus Garcia/PM Votorantim
|
Redação ER / 19/12/2025

A antiga Copa Brasil Infantil, atual Copa Votorantim Sub-15 — uma das mais tradicionais competições de base do futebol brasileiro — não deverá ocorrer em janeiro de 2026. A informação foi confirmada oficialmente ao Esportivo Regional pela Prefeitura de Votorantim, por meio de sua assessoria de imprensa, nesta semana. Tradicionalmente, a Copa — que completa 30 anos em 2026 — tem os sorteios dos grupos realizados em dezembro, com início em janeiro do ano seguinte.
Não há confirmação oficial detalhada por parte da Prefeitura, mas algumas situações estariam relacionadas à decisão.
Em novembro, o prefeito de Votorantim, Weber Manga, declarou à imprensa local (Gazeta de Votorantim) que a competição não deverá ocorrer, motivada pelo corte de despesas e pelo momento de crise financeira enfrentado pela Prefeitura de Votorantim. A prioridade atual seria garantir o equilíbrio orçamentário, mas o prefeito sinalizou que o torneio pode voltar assim que a situação fiscal permitir.
Segundo apurou o Esportivo Regional, outra motivação seria o risco de um novo boicote dos grandes clubes à competição. Em 2025, 13 dos 16 grandes e médios clubes optaram por não disputar o torneio caso o Corinthians, acusado de um possível aliciamento de atleta do Palmeiras, fosse excluído da competição. Como o Corinthians foi mantido, essas equipes não participaram e, às pressas, foi realizado um "torneio de ultima hora" com 12 times, em sua maioria regionais.
ESPERANÇA É A ÚLTIMA...
Ainda segundo apurou o ER, várias equipes teriam sido contatadas e estariam até dispostas a participar de uma futura Copa Votorantim, como Flamengo, Botafogo, Ceará, Red Bull Bragantino, Atlético-MG, Athletico-PR, Vitória, Mirassol, Palmeiras, Santos, entre outras. No entanto, esses clubes estariam aguardando a resolução do caso envolvendo o Corinthians. Caso o time alvinegro seja mantido, dificilmente essas equipes retornariam à competição.
Outra motivação para a não realização do torneio seria o calendário. Em janeiro, os jogadores do Sub-15 da grande maioria dos clubes brasileiros só retornam aos treinos a partir do dia 25 de janeiro de 2026. Com tantos imbróglios e dúvidas pairando no ar, embora alguns ainda acreditem, existe a esperança de que o torneio retorne ainda no ano que vem. Isso, porém, dependeria do equacionamento da questão financeira e da resolução do problema envolvendo Corinthians e Palmeiras.
TRICOLOR, O MAIOR VENCEDOR
O fato é que em janeiro não teremos futebol em Votorantim, como ocorre desde 1991, quando a antiga Copa Brasil foi iniciada na gestão do prefeito José de Oliveira Souza. O São Paulo foi bicampeão em 1991 e 1992. A competição acabou sendo paralisada entre 1993 e 1997 e foi retomada a partir de 1998 até o ano passado, já com o nome de Copa Votorantim.
Em 29 edições, os maiores campeões são: São Paulo, com 6 títulos; Corinthians, com 4; Cruzeiro e Juventus, com 3; Inter, Grêmio, Flamengo e Avaí, com 2 títulos; Palmeiras, Coritiba, Santos, Vitória e Athletico-PR, com um título cada.
VOTORANTIM, GRANDE PARTICIPAÇÃO
A cidade de Votorantim soma dois vice-campeonatos na Copinha. Em 2003, com uma das melhores campanhas da história do clube na competição, o time então comandado por Kike Andrade — hoje na base do São Bento e há 16 anos no Azulão — conquistou uma vaga histórica ao vencer o poderoso Inter na semifinal, na sexta-feira à noite, debaixo de uma tempestade, mas acabou perdendo para o forte Corinthians no dia seguinte.
O segundo vice veio em 2025, novamente para o Corinthians, em um torneio que teve seu brilho empanado pela ausência das grandes forças do futebol brasileiro, em razão do boicote dos 13 grandes devido ao "incidente Corinthians-Palmeiras".

Fale com o Esportivo Regional