Azulão: reage ou verá a série A3 de perto!
.jpeg) |
Se não ganhar em Votuporanga, Série A3 pode ficar próxima para o São Bento (Foto: Neto Bonvino) |
Esportivo Regional - @esportivo.regional
Rivail Oliveira, 17/02/2026
SOROCABA - Um confronto com clima de decisão marca a 11ª rodada do Campeonato Paulista da Série A2 Rivalo. Votuporanguense e São Bento se enfrentam nesta quarta-feira (18), às 19h30, na Arena Plínio Marin, em Votuporanga, em um duelo que opõe objetivos bem diferentes na competição.
De um lado, a Pantera tenta se firmar no G-8 e consolidar a campanha entre os classificados. Do outro, o Azulão vive situação dramática: é o lanterna do torneio e já começa a conviver com a ameaça real de rebaixamento à Série A3 de 2027.
O Votuporanguense iniciou o campeonato com força, somando 11 pontos nas seis primeiras rodadas e indicando que brigaria na parte de cima. Depois, sofreu uma queda de rendimento, somando apenas um ponto em três jogos, sequência que culminou na saída do técnico Paulo Roberto.
Na rodada passada, já sob o comando de Marcus Viola, reagiu ao vencer o Juventus por 1 a 0, fora de casa, resultado que recolocou a equipe na quinta posição, com 15 pontos. A campanha soma quatro vitórias, três empates e três derrotas, com sete gols marcados e sete sofridos, aproveitamento de 50%.
A trajetória inicial da Pantera teve vitórias sobre Água Santa (1 a 0), Santo André (1 a 0) e Monte Azul (2 a 1), além de empates sem gols contra Sertãozinho e Linense e uma derrota por 1 a 0 diante do Ituano. Depois vieram empate com o Prudente (0 a 0) e derrotas para Inter de Limeira (2 a 0) e Taubaté (2 a 1), antes da recuperação na Rua Javari.
Já o São Bento atravessa uma das piores campanhas de sua história no Paulista. Em 10 jogos, somou apenas um ponto — empate com o Prudente, em Sorocaba — e acumula
nove derrotas. O desempenho coloca o clube na lanterna e cada vez mais próximo da terceira divisão estadual.
No Walter Ribeiro, o Azulão perdeu para XV de Piracicaba, Monte Azul, São José e Osasco. Fora de casa, foi superado por Inter de Limeira, Água Santa, Ituano, Ferroviária e Sertãozinho. Restando cinco rodadas, o time ainda sonha com uma reação, mas precisará praticamente vencer todos os jogos para evitar o descenso.
A reta final reserva três jogos como visitante — contra Votuporanguense, Juventus e Santo André — e dois compromissos em Sorocaba, diante de Linense e Taubaté. A missão é complicada para um elenco que ainda busca estabilidade, inclusive após duas trocas de comando técnico: começaram Fabiano Carneiro e Alan Dotti, e agora o time é dirigido por Wilson Júnior.
VOTUPORANGUENSE
O técnico Marcus Viola quer repetir a postura mostrada na vitória sobre o Juventus. Mesmo com pouco tempo de trabalho, ele elogiou a entrega do time e aposta no fator casa para seguir no G-8. Para o confronto, o treinador tem dois jogadores pendurados: o atacante Caio Mancha e o meio-campista Alisson. O restante do elenco deve estar à disposição. Os artilheiros do time na competição, com dois gols cada, são Fernandinho, Caio Mancha e Luiz Thiago; Anderson Feijão marcou uma vez.
BENTO
Apesar da campanha ruim, Wilson Júnior ainda acredita em uma reação. O treinador destacou que o foco deve estar nas próprias vitórias e reforçou que, matematicamente, ainda há chance de permanência. Para o duelo, estão pendurados os zagueiros Felipe e Casagrande, o lateral Marcinho e o volante Fábio Bahia. Os únicos gols do São Bento até aqui foram marcados por Coutinho e Neto.
HISTORICO
No último encontro entre as equipes, em 2025, houve empate sem gols no Walter Ribeiro, pela Série A2. Antes disso, em 2020, também em Sorocaba, o São Bento venceu por 3 a 2.
VOTUPORANGUENSE x SÃO BENTO
Campeonato Paulista – Série A2 – 2026
11ª Rodada – 18/02/2026 – 19h30
Local: Arena Plínio Marin, Votuporanga-SP
Árbitro: Murilo Tarrega Victor
Assistentes: Bruno Silva de Jesus e Robson Ferreira Oliveira
Votuporanguense – Gabriel Félix; Vinicius, Pedro Vitor, Amorim e Kauan; Vitor Feitosa, Fernandinho, Daniel e Rodolfo; Caio Mancha e Anderson Feijão (Luiz Thiago). Técnico: Marcus Viola
São Bento – Vagner; Cauê Raphael, Felipe, Casagrande e Marcinho; Fábio Bahia (Meneses), Guilherme e Neto; Pedro Bertoluzo (Dener), Fabrício e Gustavo Nunes. Técnico: Wilson Júnior
