Posted by Portal Esportivo Sorocaba
Copa Rússia 2018/ Brasil x Costa Rica
Vencer ou vencer e convencer
O Brasil enfrenta a Costa Rica nesta sexta-feira, 22 de junho, pela segunda rodada de seu grupo na Copa da Rússia. Nossa expectativa é que o Brasil precisa vencer ou vencer, e convencer. E possa apresentar um bom futebol. Sempre comentamos nesse momento de Copa do Mundo a performance dos jogadores e de como eles vão estar nesta partida. Até porque, estiveram muito abaixo contra a Suiça.
Principalmente alguns jogadores, não jogaram o que vinham apresentando. Eles sabem jogar e são destaques em suas equipes. Temos o fato novo que é a entrada do Fagner no lugar de Danilo por lesão. Como Fagner é um jogador de confiança do Tite que conhece bem o atleta. Mas esperamos que ele não sinta essa responsabilidade de jogar uma Copa do Mundo.
Contra a Suiça ficou demonstrado um problema tático. Ficou um time forte no lado esquerdo com Neymar, Felipe Coutinho,Marcelo, mas do outro lado não tinha ninguém para encostar no Wiliam e pelo fato do Daniel não ter muita caracteristica de apoio e Paulinho não dá o suporte devido. Cabe ao Tite fazer o time jogar por um lado e pelo outro. O adversário vai ver que o lado mais forte é o esquerdo e vai direcionar a marcação lá. E por isso é preciso esse equlibrio.
Esperamos um bom jogo. Muita gente disse que deveria ter feito como a Argentina que trocou vários jogadores. Não vejo por aí pois a Argentina até hoje não conseguiu achar sua equipe e nas eliminatórias se classificou nas últimas rodadas. O Brasil se classificou com dez pontos de vantagem do Uruguai. E o Tite tem uma identidade, uma seleção bem definida e crédito e deve manter a base.
Derrota da Argentina
Foi uma surpresa a derrota por 3 a 0 da Argentina para a Croácia. Pela tradição e jogadores qualificados que tem o time portenho. Mas vi uma instabilidade muito grande pelo lado emocional. Um time que não conseguiu se encontrar, que teve mudanças de treinadores e com curta passagem como o Baúsa, a chegada em cima da hora do Sampaoli, que não achou um time ideal.
E fica uma responsabilidade muito grande em cima do Messi. Dá a impressão que o Messi é sozinho no time e ninguém aproxima para jogar com ele, fazer uma triangulação, dar um suporte pois o talento dele é inegável.Com isso Messi fica meio que perdido nesta postura tática. E a Croácia tem um time bom, bem posicionado, aplicado taticamente, jogadores de qualidade como Modric, Raktit. Pelo futebol apresentado, o placar foi justo.
Até a próxima
João Batista Lopes Abelha -Ex-goleiro da Ferroviária (SP), São Bento do São Paulo Flamengo; ex-treinador do São Bento, Atlético Sorocaba, Remo (PA); Figueirense; Capivariano, Indepedente de Limeira. Foi preparador de goleiros do Kashima Antlers, da Seleção Japonesa (com o técnico Falcão) e auxiliar técnico de Nelsinho Baptista no Colo Colo do Chile; foi diretor do Figueirense ;autor do livro: "Treinamento de Goleiro - Técnico e Físico". Atualmente é comentarista da equipe de esportes da Rádio Ipanema de Sorocaba-SP