Posted by Portal Esportivo Sorocaba
Aos 74 anos, Majestoso da Vila Nova
celebra: dez anos da última reforma
|
Estádio Novelli Junior: dez anos de sua última reforma (Ituano FC/Divulgação) |
Texto - Rivail Oliveira
Um dos patrimônios da cidade de Itu e da região, o Estádio Novelli Júnior, hoje com 74 anos - inaugurado em 25 de maio de 1947, e oficialmente reinaugurado em 28 de março de 1954 com o jogo Ituano 5x2 Batatais, completou nesta semana, dez anos do jogo inaugural da última grande reforma .
A partida aconteceu em 27 de março de 2011, Ituano 2 x 3 Santos, pelo Campeonato Paulista. A modernização e melhorias do estádio tiveram início em 2010 por conta da Copa de Mundo de 2014. Itu foi uma das sub-sedes e recebeu a Rússia no estádio Novelli Júnior.
Após a modernização, com a colocação das cadeiras em todos os setores, a capacidade diminuiu e atualmente é de 17.399 torcedores. Neste período, o público recorde é de 15.079 no jogo Ituano 0 x 1 Corinthians, em 1 de fevereiro de 2012.
Fase pré-reforma
|
Estádio Novelli Jr hoje ( Pablo Rei/IFC) |
O "Majestoso da Vila Nova" foi inaugurado em 25 de maio de 1947, e oficialmente reinaugurado em 28 de março de 1954 com o jogo Ituano 5x2 Batatais. Antes da reforma, quando cabiam 19 mil torcedores no estádio, o recorde foi no jogo Ituano 1 x 6 Palmeiras, em 5 de maio de 1994, com 18.802 pagantes. Depois da ampliação e modernização que duraram oito meses no ano de 2010, a capacidade do estádio, hoje com mais de 70 anos, foi ampliada de 15 mil para 19 mil lugares com cadeiras. Naépoca As arquibancadas centrais receberam 12 novos degraus. As cadeiras cobertas também foram ampliadas para as laterais. Os túneis de acesso ao gramado utilizado pelos times e árbitros foram aterrados.
Além disso atletas e a arbitragem passaram a entrar pelo meio do campo, no nível do gramado. Os vestiários foram ampliados, inclusive o dos visitantes. Foram construídas duas salas de imprensa, uma em cada vestiário. O setor dos cinegrafistas foi ampliado para receber com melhores condições de trabalho.
A tribuna de imprensa dobrou a capacidade com o fim das cabines exclusivas. A iluminação foi quase que triplicada. São quatro novas torres com 42 refletores cada, proporcionando uma iluminação de 1.300 lux.
Quem foi Novelli Júnior
Muita gente conhece o nome de vários estádios pelo Brasil. Mas poucos conhecem as pessoas que deram nome a esses patrimônios das cidades. Em Itu, o Estádio Municipal homenageia o ituano Luís Gonzaga Novelli Júnior (Novelli Júnior).
Luís Gonzaga Novelli Júnior nasceu em Itu) no dia 22 de janeiro de 1906, filho de Luís Gonzaga Novelli e de Vicentina Bueno Camargo. Formado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1931, retornou em seguida à sua cidade natal, vindo a participar da Revolução Constitucionalista de São Paulo, iniciada em julho de 1932. Após a derrota dos paulistas pelas tropas federais em outubro, filiou-se à Federação dos Voluntários, organização política então criada com o objetivo de congregar os participantes do movimento constitucionalista paulista.
|
então vice-governador Novelli Junior (ao centro) na Vila Ferroviária Presidente Dutra (Arquivo Nacional |
o dr Novelli Júnior transferiu-se em 1935 para o Rio de Janeiro, onde trabalhou como médico da Assistência Pública e do Departamento Nacional do Café. De 1937 a 1941, foi inspetor federal do ensino secundário, deixando suas funções para assumir o cargo de titular do 3º Registro de Imóveis do Rio de Janeiro.
Em 1945 filiou-se ao Partido Social Democrático (PSD), uma das agremiações políticas criadas após a desagregação do Estado Novo (1937-1945) e com o início do processo de redemocratização do país. Com a deposição de Getúlio Vargas pelos chefes militares (29/10/1945), o governo foi assumido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, José Linhares.
Em 2 de dezembro - no mesmo pleito que elegeu o general Eurico Gaspar Dutra candidato do PSD e padrasto da sua esposa, Carmela Ulhoa Cintra Novelli, presidente da República -, Novelli foi eleito deputado por São Paulo à Assembléia Nacional Constituinte. Participou dos trabalhos constituintes desde a instalação da Assembléia, em fevereiro de 1946. Com a promulgação da nova Carta (18/9/1946), exerceu mandato ordinário até março de 1947, quando assumiu a Secretaria de Educação e Saúde de São Paulo no governo de Ademar de Barros. Exonerou-se no mês seguinte, em protesto contra a substituição, pelo governador, de todos os prefeitos nomeados pela administração anterior - o interventor José Carlos de Macedo Soares - e retornou à Câmara Federal.
Em novembro de 1947 - apoiado por Ademar de Barros e pelo partido que chefiava, o Partido Social Progressista, pelo presidente Dutra e por uma dissidência do PSD elegeu-se vice-governador de São Paulo. No final do mês, deixou mais uma vez a Câmara dos Deputados e foi empossado no novo cargo.
Em março de 1948, foi protagonista de outra crise no governo paulista, por ter se oposto à idéia do secretário da Agricultura, Hugo Borghi de reunir 1.500 agricultores para discutirem questões de crédito, técnicas agrícolas, sindicalização do trabalhador rural etc. O encontro foi suspenso e Borghi afastado. Além disso, Novelli Júnior rompeu politicamente com o governador Ademar de Barros.
Novelli Júnior deixou a vice-governadoria em meados de 1950 e elegeu-se deputado federal em outubro, sendo empossado em fevereiro de 1951. Não se reelegendo em outubro de 1954, deixou a Câmara em dezembro. Em 1955 voltou ao 3º Registro de Imóveis do Rio de Janeiro. Aposentou-se em 1977. Faleceu no Rio de Janeiro no dia 1º de junho de 2000.
Nome ao estádio - Em 10 de novembro de 1976, recebeu homenagem a prefeitura de Itu nomeou o “Estádio Municipal de Itu” com seu nome. Novelli Júnior faleceu aos 94 anos no Rio de Janeiro.
então vice-governador Novelli Junior (ao centro) na
Vila Ferroviária Presidente Dutra (Arquivo Nacional