O caminho do Votoraty na volta ao profissional, 16 anos depois
Inserido no Grupo 3, o Votoraty FC terá pela frente AA Flamengo, AD Guarulhos, Grêmio Osasco Audax, Paulínia FU e SC Paulinense na Bezinha
 |
| Representantes dos 24 clubes da Bezinha na FPF (Foto: FPF) |
Esportivo Regional - @esportivo.regional
Rivail Oliveira, 12/02/2026
A Segundona Sub-23 de 2026 marca um momento especial para o futebol paulista e, principalmente, para Votorantim. Após 16 anos fora do futebol profissional, o Votoraty Futebol Clube está oficialmente de volta às competições da Federação Paulista de Futebol, integrando uma edição ampliada do Campeonato Paulista Sub-23 – Segunda Divisão, a tradicional Bezinha.
A FPF confirmou nesta quarta-feira, durante o Conselho Técnico realizado no Edifício Pelé, uma competição robusta, com 24 clubes, quatro grupos regionalizados, 150 jogos garantidos, início em 19 de abril e final prevista para 16 de agosto. Em relação à temporada anterior, o torneio ganhou nove equipes a mais, reforçando seu papel como principal porta de entrada e reentrada no futebol profissional paulista.
O CAMINHO DO TIGRE NA BEZINHA 2026
 |
| Kike Andrade vai dirigir o Votoraty na Bezinha (Foto: rede social) |
Inserido no Grupo 3, o Votoraty FC terá pela frente AA Flamengo, AD Guarulhos, Grêmio Osasco Audax, Paulínia FU e SC Paulinense. A primeira fase será disputada em turno e returno, totalizando 10 rodadas, com apenas quatro classificados por grupo avançando às oitavas de final.
A partir do mata-mata, a margem de erro desaparece: confrontos de ida e volta, cruzamentos definidos pela classificação geral até a decisão do título. Em caso de empate no placar agregado, a definição da vaga será nos pênaltis, sem qualquer vantagem esportiva.
COMO SERÁ A BEZINHA 2026
A competição, que será em 18 datas com início marcado para 19 de abril e final prevista para 16 de agosto, terá todas as 150 partidas transmitidas. Os 24 times participantes estão divididos em quatro grupos regionalizados com 6 equipes cada que se enfrentam dentro das chaves em jogos de ida e volta, num total de 10 rodadas na primeira fase. Avançam às oitavas de final da competição os quatro melhores de cada grupo.
A partir desta fase, a disputa será em mata-mata, com os cruzamentos das 16 equipes classificadas de acordo com a classificação geral, inclusive nas fases seguintes. Em caso de empate no placar agregado nos confrontos eliminatórios, a definição da equipe classificada -ou campeã- será nos pênaltis.
A Lista A será composta por até 26 jogadores, enquanto a Lista B tem número ilimitado de inscrições. Porém, apenas 7 dessa segunda lista poderão estar em campo ao mesmo tempo. Está mantida a utilização de três atletas acima dos 23 anos e haverá parada obrigatória de dois minutos para hidratação na metade de cada tempo de jogo.
Arbitragem, exame antidopagem a partir da fase semifinal ou a qualquer momento a critério da comissão antidopagem, confecção dos ingressos e operação de jogo (um diretor e três colaboradores em cada partida) serão custeados pela FPF.
PAULISTÃO SUB-23 – SEGUNDA DIVISÃO – 2026
Grupo 1
América FC
CA Assisense
José Bonifácio EC
Riopretano FC
Santa Fé FC
Tupã FC
Grupo 2
AE Santacruzense
Grêmio Catanduvense
Independente FC
Mogi Mirim EC
São Carlos FC
SE Matonense
Grupo 3
AA Flamengo
AD Guarulhos
Grêmio Osasco Audax
Paulínia FU
SC Paulinense
Votoraty FC
Grupo 4
AD Manthiqueira
Barcelona Esportivo Capela
Grêmio Mauaense
Itaquaquecetuba AC
Mauá FC
União Mogi FC
A HISTÓRIA DO TIGRE DE VOTORANTIM
 |
Votoraty x Grêmio, 2010, Copa do Brasil, auge da história do Tigre (Foto: arquivo) |
Fundado em 12 de maio de 2005, o Votoraty Futebol Clube carrega no próprio nome a identidade da cidade. Em Tupi-Guarani, Votoraty significa “cascata branca”, referência direta à origem de Votorantim. A cidade sempre teve tradição no futebol, desde os tempos do Savóia, formado nas indústrias têxteis no início do século XX, até o Clube Atlético Votorantim, protagonista de históricos confrontos regionais contra o São Bento de Sorocaba.
Criado por um grupo de empresários ligados à empresa Cascadura, o clube teve ascensão rápida no futebol paulista. Logo em seu segundo ano, conquistou o acesso à Série A3, ficando muito próximo da Série A2 nas temporadas seguintes. Mesmo enfrentando uma grave crise financeira, o Tigre conseguiu se reestruturar e viveu seu auge em 2009, sob o comando de Fernando Diniz, quando, mesmo montado apenas dez dias antes do início da competição, conquistou o título da Série A3 e o acesso inédito à Série A2.
Na mesma temporada, o Votoraty ainda foi vice-campeão da Copa Paulista, garantindo vaga na Copa do Brasil de 2010, competição em que eliminou o Treze-PB e encerrou sua participação diante do Grêmio, no Olímpico. O ano de 2010 marcou a última participação profissional do clube, que desde então permaneceu licenciado, atuando apenas nas categorias de base. Agora, em 2026, o Tigre de Votorantim retorna oficialmente ao futebol profissional, iniciando um novo ciclo dentro da Bezinha.